quinta-feira, 2 de outubro de 2003

Liberdade de Imprensa: começo a me preocupar

Desprezada pelo presidente Lula*, a ONG Repórteres Sem Fronteiras classifica a atual situação da liberdade de imprensa no Brasil como "delicada".

Pois leio no site desta ONG uma lastimável notícia: por volta de 26 de setembro último, o governo Indiano solicitou aos provedores daquele país que bloqueiem o acesso ao Grupo de discussões do grupo separatista "Kyunhun", hospedado no Yahoo! (veja matéria na íntegra em: http://www.rsf.org/article.php3?id_article=8105).

Fico pensando no que será de nós se esta moda pegar por aqui.

Fico, inclusive, pensando se já não pegou: os grupos de discussão do UOL Pólítica estão intrafegáveis desde o dia 19 de setembro - coisa da qual sou testemunha. Mas há também outras reclamações - que não pude verificar pessoalmente -, vindas de blogueiros e freqüentadores tupiniquins: dizem eles que alguns fóruns da Abril e da Globo estão igualmente fechados.

A menos que estejamos passando por um processo geral de sucateamento da nossa web - o que não é de se admirar, ante a atual cubanice que assola o país, o quadro todo se apresenta temerário.

Aproveitemos para blogar enquanto for possível.

************

*Obs.... As palavras do presidente Lula, proferidas no discurso de ontem, evidenciam o desprezo: "Primeiro... como que é o nome? Repórter sem fronteira? Repórteres tão sem informação."

Nenhum comentário: