quinta-feira, 4 de março de 2004

EUA: democratas inauguram temporada demagógica.

Nesta semana, o prato principal da imprensa norte-americana é a veemente crítica que os democratas vêm fazendo à utilização de cenas relacionadas aos ataques de 11/9 nas campanhas de George W. Bush.

Me dei ao trabalho de assistir aos filmes da campanha. E posso assegurar que aquele que é o motivo principal das críticas -Tested *- não é nem um pouco apelativo ou sangrento. Não há cenas dos aviões se chocando contra as torres, ou das mesmas desabando, ou do desespero estampado no rosto dos novaiorquinos - desespero que, é bom lembrar, foi amplamente explorado pela mesma mídia que hoje dá espaço à demagógica denúncia democrata. O filme faz, isto sim, uma referência ao ocorrido, mostrando os bombeiros como heróis e a capacidade de recuperação norte-america - que, de acordo com a campanha, foi potencializada pela liderança de Bush.

Não entendo por qual motivo um presidente candidato à reeleição não possa utilizar qualquer fato ocorrido ao longo de seu governo. Que pensar, então, de um fato extremamente trágico, que alterou o cenário político e econômico não só dos EUA mas do mundo todo?

Pois a questão é que, sob o ponto de vista político, as crises podem ser facas de dois gumes. Em 12 de setembro de 2001, Bush tinha nas mãos um grande problema. Hoje, ele tem um trunfo de campanha. Magoados com sua má sorte, os democratas buscam transformar em maquiavélica a natural utilização deste trunfo.

Mas o pudor democrata não passa, é claro, da mais inglória hipocrisia - que deverá, em breve, virar-se contra a própria campanha de Kerry.

Uma vez que condena a atitude republicana, o comitê do candidato democrata deverá se abster de utilizar qualquer imagem relacionada à intervenção militar no Iraque - sejam elas cenas de civis iraquianos mutilados ou matérias com familiares de soldados americanos vitimados pela guerra.

Veremos se eles resistem à tentação.

* Para assistir aos filmes publicitários em questão - e poder falar com conhecimento de causa - visite o site da campanha: http://www.georgewbush.com/tvads/.

Nenhum comentário: