sexta-feira, 10 de setembro de 2004

Pedagogia do ódio

"Burgueses não pegam na enxada / Burgueses não plantam feijão/ E nem se preocupam com nada/ Arrasam aos poucos a nação./ Sem-terrinha em ação, pra fazer a revolução!"

O amigo está pagando, com sofreguidão, um plano habitacional?

Ou conseguiu, a duras penas, quitar um pequeno paraíso de dois quartos?

Está, talvez, comemorando a compra de um terreninho suburbano onde, no futuro, erguerá sua casinha branca no melhor estilo Zé Rodrix?

É prudente repensar a coisa, pois as próximas décadas serão pródigas em ameaças à propriedade privada.

Pelo menos é o que garantem dirigentes e professores das escolinhas do MST, cujo plano político-pedagógico foi revelado na última edição da revista Veja. Um exército de 160.000 alunos, distribuídos entre 1800 escolas, está aprendendo que é lícito tomar com violência aquilo que outros conquistaram com trabalho..

Os professores? Gente vinda, é claro, das fileiras do MST e sem formação em magistério - muitos não têm sequer o fundamental completo.

Analfabetos políticos - posto que jamais aprenderam algo além da fracassada teoria marxista - tais "mestres" só poderão atuar na formação de outros incapazes políticos e sociais - meros reprodutores de uma ideologia que já esta morta para o resto do mundo.

E o que é pior: no meio desta insanidade pedagógica, não é só o latifúndio que deve ser combatido. Toda a vida urbana tornou-se alvo do ódio campesino.

Hoje, as ameaças não passam de cantigas cantaroladas nos pátios destas escolas. Amanhã serão a trilha sonora a embalar a invasão de nossas casas.

Nenhum comentário: