terça-feira, 26 de abril de 2005

A "Ana" e a "Mia"

Tá bom...eu assisti ao Fantástico no domingo. Vi a reprise à meia-noite, na Globo News. E fiquei curiosa com esta história de anorexia e internet. Pois, meus caros, ontem dei uma navegada. E é caso de polícia.

Avisem aos pais de meninas adolescentes: há uma espécie de seita rolando na web. É perigosa, mundial e insana. Propõe a anorexia e a bulimia como "estilo de vida". As meninas desenvolvem uma relação esquizofrênica com as duas doenças, chamando-as, como se fossem amiguinhas invisíveis, de Ana (anorexia) e Mia (bulimia). Há, inclusive, uma forma de identificação entre as adeptas da seita...uma espécie de pulseira - destas de crochê e miçangas - , que varia a cor de acordo a modalidade de auto-flagelo ao qual a menina se filiou.

Quem achar que estou ficando louca, que trate de buscar no google termos como "Pró-Ana", "Pró-Mia", "Ana e Mia", etc. Não vou colocar os links dos blogs que encontrei por razão óbvias.

Também no Orkut encontra-se comunidades com mais de 500 adeptas. Ontem, em um dos tópicos mais ativos, ensinava-se como vomitar - ou "miar" no jargão da seita - a partir da ingestão de shampoo.

Estou mandando e-mails para todos os pais de adolescentes que conheço pois, pelo que deu para pegar a partir dos papos nos blogs e comunidades, elas conseguem disfarçar o problema durante muito tempo - de modo que a família só fica sabendo quando o mal já está há muito instalado (por ocasião de uma parada cardíaca, falências dos órgãos, etc).

Para maiores esclarecimentos à respeito de sintomas, simbologia da seita e comportamentos denunciadores, surgiro o site espanhol Ana y Mia..

É nestas horas que eu dou graças aos céus por não ter meninas adolescentes na família. Mas tenho alunas..e é por isso que me preocupo tanto.

7 comentários:

alessandra disse...

cara, eu também vi a morte da modelo ana carolina e fiquei muito assustada. além da novela páginas da vida estar retratando com a personagem giselle. é muito horrivel ver o que acontece com essas adolescentes. cansei de ver no orkut: Anna Mia, Ana, Mias.. confesso que fiquei MUITO preocupada. essas pessoas nao tem noçao do que é a morte, e tudo pela beleza. eu não me acho bonita, sou "magra" tenho 1.74 e 62 quilos, uns pneuzinhos :x mas isso nao me faz mais feia do que uma modelo. acho que o negócio é o que vem de dentro. lógico que ser vaidosa nunca faz mal, mas assim.. desse jeito já é exagero. espero que essa situaçao mude, pois está se espalhando silenciosamente pela internet. :/

Andréa C disse...

Me deparei com o assunto hoje e acabei fazendo como vc, dado uma pesquisada. Com 43 anos eu as vezes duvido que seja verdade estas loucuras que leio. É como vc diz, uma seita e o pior uma seita que empresta o glamour dwe Hollywood de onde os exemplos vem. É arrepiante, muito, muito assustador, fico feliz em não ter filhos. Qdo me perguntarem de novo pq não os quero é só reunir recortes de jornal com todas as loucuras que os jovens fazem pela fama ou o falso ideal de beleza.
Abraços

aline naomi disse...

Achei interessante o post!!

Fui buscar informações a respeito de anorexia depois de ver a reportagem no "Fantástico" e, embora não tenha conseguido processar tudo que li, parece que o problema começa internamente e algumas pessoas (que já apresentam problemas de auto-estima, entre outros) estão mais sujeitas a sofrer do problema.

De qualquer forma, é assustador!! E, pelo visto, a pessoa tem que se ajudar, tem que partir dela a vontade de mudar a situação...

Emily disse...

Acredito que esses distúbios alimentares vêm de uma cobrança da sociedade que cria e procura mostrar o modelo ideal da beleza humana, estabelecendo, principalmente nos adolescentes que não têm senso crítico,uma certa ditadura a procura da idealizada perfeição. É impressionante a maneira como as "anas e mias" perdem a noção do que realmente é a vida e aparentemente parecem fazer parte de um outro mundo que não é o real.
Espero que, assim como surgem sites que indiretamente icentivam essas práticas, surgam outros como esse, que despertem nos jovens o desejo de buscar a prefeita felicidade.

Suss@ disse...

Oi,eu também me assustei,entrei em alguns blogs e fiquei chocada,tem garotas que fazem concurso prá ver quem vômita mais...outras pedem conselhos de como miar,até teve uma que escreveu que tomou laxante e ficou no banheiro 3 dias...vê se dá prá acreditar?

filipa disse...

optimo, finalmente ALguem k alerta pa este problema.....

Bruna disse...

até q fim q existe blogs pra alertar essas meninas isto é um doença e que tem cura basta procurar ajuda eu so não entendo pq elas não a procuram ajuda