sexta-feira, 24 de junho de 2005

Crise política paralisa blogs.

Os blogueiros brasileiros parecem estar na contra-mão de seus irmãos do norte. Se até as primeiras semanas de junho mostravam-se sempre ávidos em comentar a política nacional, agora, com raras exceções, estão submersos em um mutismo que dá o que pensar.

Ao contrário do que acontece nos EUA - onde qualquer turbulência política é motivo de intensa atividade nos blogs -, a crise provocada pelas última denúncias paralisou muita gente. Alguns refugiam-se em discussões teóricas que poderiam perfeitamente preencher momentos mais tranqüilos. Outros optam pelo simples silêncio - em um bom número de blogs, o último post data da primeira quinzena de junho. Há também aqueles que tentam vencer a paralisia postando artigos de figuras intelectuais nacionalmente reconhecidas. Mas poucos, muito poucos, estão emitindo uma opinião própria.

O fenômeno é curioso, já que um dos aspectos mais interessantes desta ferramenta é justamente a possibilidade de dar voz àqueles que não são prestigiados por grandes veículos de comunicação. E que cenário melhor para o debate, a inquietação intelectual e a opinião, senão aquele oferecido por uma crise?

Talvez a velocidade da coisa esteja pegando a todos de supresa - de modo que a grande maioria está evitando emitir opiniões precipitadas. É a morte anunciada do blog político nacional. Espero que em seus respectivos obituários os blogueiros sejam francos o suficiente para assumir que morreram de medo.

Nenhum comentário: