terça-feira, 26 de julho de 2005

Azelite: quem são elas?

De acordo com o Huaiss, elite é aquela "minoria que detém o prestígio e o domínio sobre o grupo social".

Dito isto, eu gostaria de fazer alguns questionamentos do atual quadro brasileiro.

1) O que dificulta, hoje, mobilizações públicas ao melhor estilo "caras-pintadas"?

Basicamente o fato de que, hoje, o maior catalizador desse tipo de força social está no centro das denúncias. O PT foi fundamental nas manifestações populares que exigiram o impeachment de Collor. Logo, a atual apatia do povo comprova que o PT exerce significativo domínio sobre o grupo social.

2) As atuais denúncias têm abalado o prestígio do PT?

De acordo com a última pesquisa da Data Folha, o escândalo do mensalão não afetou a preferência do eleitorado pelo PT. Logo, o Partido dos Trabalhadores continua a ser detentor de grande prestígio junto ao universo social.

3) O que PT representa em números populacionais absolutos?

O PT tem, hoje, 800 mil afiliados. Embora o número seja significativo do ponto de vista partidário, ele corresponde a menos de 0,5% da população nacional. É claro que o PT encontra simpatizantes em um universo muito maior do que aquele representado por seus afiliados. Mas, para efeitos de poder, "simpatizantes" dificilmente são convidados a ocupar cargos significativos. Logo, em números populacionais absolutos, o PT é uma minoria.

Diante do acima exposto, fica claro que o PT é um grupo minoritário, que detém o prestígio e o domínio sobre o conjunto social.

Logo, o PT é atual elite brasileira.

Avisem ao presidente. E aos petistas.

Nenhum comentário: