quinta-feira, 21 de julho de 2005

A mais nova balela.

Na minha terra, balela é sinônimo de lorota...bobagem, mentira, coisa pouco crível que se conta aos incautos.

Pois, nos últimos dias, há uma nova balela sendo sugerida, aqui e alí - através de programas de entrevista e notinhas da imprensa chapa branca. Tal balela sugere que, se o PT afundar mesmo, o Brasil estará às portas de uma luta de classes - posto que terá sido fechada a "única via" de diálogo e expressão política dos grupos sociais menos favorecidos.

Eu posso até aceitar o papel de "pacificador social" exercido pelo PT - principalmente quando a sigla, em sua ganância política, abarcou a maioria dos pequenos partidos de esquerda. Mas é justamente aí - na multiplicidade de correntes que compõem o PT - que a balela se desmancha no ar.

Tão logo o último petista apague a luz do último diretório, novos partidos serão criados. Numerosas vias de espressão política se apresentarão às classes menos favorecidas. Não enxovalhadas pela atual roubalheira que se vê no PT, tais vias poderão se organizar muito mais rapidamente do que o partido de Lula fez no passado.

Mas é claro que levará algum tempo para que estes novos partidos ganhem a representatividade de um PT. E é aí que reside o problema: tendo caído em um buraco, os atuais petistas não querem recomeçar. Não querem seguir a lógica, natural a todas as situações da vida: de aquele que cai deve refazer o caminho para reerguer-se. Preferirão, antes, usurpar o poder, descumprir as regras e, se preciso for, romper com a democracia.

É por isso que já começaram a espalhar balelas.

Nenhum comentário: