terça-feira, 30 de agosto de 2005

Militância petista: mais corrupta que a cúpula?

Estou, há uns dois meses, esperando que a militância petista vá às ruas exigir uma limpeza ética no partido que ajudou a construir. Não ouso nem mesmo falar de governo e mensalão. Fiquemos apenas na esfera partidária: para quem é sério, os crimes confessos de Silvio Pereira, Delúbio Soares e José Genoíno são suficientes para embrulhar o estômago. Deveriam ser suficientes para que a militância exigisse rapidez na punição dos envolvidos.

Se a militância petista fosse séria, neste exato momento, os diretórios do PT seriam alvo de manifestações e protestos. Se fossem pessoas íntegras, os militantes do Partido dos Trabalhadores, estariam fazendo muito barulho às portas dos diretórios, exigindo que as normas partidárias fossem desconsideradas em prol de uma verdadeira faxina naquela legenda.

Mas o que estamos assistindo é a total apatia. Nada parecido com a paixão política que os levava às ruas, empunhando a bandeira do PT, para induzir o eleitor indeciso a votar no "único partido ético deste país". Não encontrei, ainda, um único militante petista indignado com o seu partido. Até agora, só vi militantes petistas dirigindo sua energia para desqualificar indícios, acusações e testemunhas. E, a grande maioria dos que encontro, continua pedindo "provas" - como se o afastamento voluntário da alta cúpula não fosse, por si só, a confirmação de que algo muito podre está acontecendo.

Depois de 25 anos, a militância petista está nu em praça pública. E é assim, com as vergonhas à mostra, que revela aquilo que os mais esclarecidos já adivinhavam: é uma militância alienada, desprovida de qualquer senso crítico, e que mantém uma humilhante relação de servidão para com o partido.

Por conta desta falta de integridade política, a militância petista acaba de perder o bonde de história.

A sociedade civil, sem bandeira partidária, começa a organizar passeatas - as primeiras, a serem realizadas em 07 de setembro.

Pedimos, por gentileza, que os petistas não compareçam.

Este é um movimento para quem tem vergonha na cara.

Nenhum comentário: