segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Bala de festim

O estatuto do desarmamento foi aprovado em dezembro de 2003.

A campanha de recolhimento de armas começou em 15 de julho de 2004.

Então, alguém me explique como é que o Ministério da Saúde publica uma pesquisa sobre "o impacto do desarmamento no índice nacional de mortalidade por armas de fogo", considerando os anos de 2002,2003 e 2004, sem apresentar os índices mensais?

Eu gostaria muito de saber, por exemplo, quais foram os índices de mortes por armas de fogo no primeiro semestre de 2004 - já que a campanha de entrega das armas só começou em 15 de julho daquele ano. Gostaria de ver, também, um quadro que esclarecesse se a redução das mortes é proporcional ao índice de entrega de armas verificados em cada estado.

Então fiz uma comparação rápida entre os estados que lideram o ranking na entrega de armas e os índices de redução de óbitos fornecidos pela pesquisa do Ministério da Saúde. O resultado você vê na tabela abaixo.

pesquisa.jpg

Note-se, por exemplo, que o terceiro lugar no ranking de entrega de armas não garantiu ao Rio Grande do Sul uma boa posição no ranking de redução de óbitos. O mesmo pode ser observado para a Bahia e o Rio de Janeiro.

Às vésperas do referendo sobre a compra e venda de armas, seria de bom tom que o Ministério da Saúde fornecesse dados claros e imparciais. Ao não disponibilizar um quadro comparativo como este que ensaiamos acima a pesquisa, amplamente distribuída à imprensa no dia de ontem, não passa de propaganda chapa branca para o SIM.

Nenhum comentário: