domingo, 20 de novembro de 2005

Direito de Resposta

Recebi, por e-mail e por comments, a nota abaixo, refente ao post do dia 16/11, "Constrangimento".

Ainda que nem a pessoa e nem a empresa de pesquisa para a qual ela trabalha tenham se identificado, estou postando a mesma na íntegra.

Eu que aqui escrevo fui uma das "pessoas" que fizeram a pesquisa no plenário, carregando as tais urnas que geraram tanta "espécie" em alguns parlamentares.

Os pontos a serem esclarecidos são os seguintes:

1) Não havia como entrar no Plenário sem credenciais a serem emitidas pela própria Câmara dos Deputados. Há seguranças da Câmara na frente do Plenário justamente para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso ao Plenário.

2) Eu e mais outro colega que me ajudou na pesquisa estávamos com as credenciais, que foram cuidadosamente analisadas pelo segurança da Câmara, e que nos deixou entrar. Logo, nossa entrada na Câmara não foi ilegal, como dá a impressão na nota emitida no site. Tanto é assim que fomos impedidos de realizar a pesquisa dentro do Plenário, mas não fora, segundo decisão emitida pelo próprio Primeiro-Secretário deputado Inocêncio Oliveira, uma vez que a pesquisa havia sido autorizada com antecedência pela mesa diretora da Câmara.

3) Abordamos de forma educada o deputado Sebastião Madeira. Este se sentiu "ofendido" com nossa presença e ameaçou de chamar a segurança para nos retirar do Plenário. Eu me antecipei e disse que nós iríamos nos retirar voluntariamente. E foi o que de fato fizemos.

4) Já fora do Plenário, cerca de oito seguranças nos abordaram, e constataram que não havia nada de errado com as nossas credenciais. Disseram que estávamos certos. Um dos seguranças levou o caso à mesa, e o que nos foi informado é que não poderíamos continuar a pesquisa no Plenário, somente fora. Dada essa informação, agimos dentro do que nos foi autorizado, de forma que não tentamos entrar novamente no Plenário.

5) O veículo que encomendou a pesquisa não foi a Folha de São Paulo, mas sim o jornal O Estado de São Paulo. Todos os deputados pesquisados foram informados de que a pesquisa era para o Estado de São Paulo, inclusive o deputado Sebastião Madeira.

Obrigado pela atenção,

Bruno H. (membro do grupo que fez a pesquisa na Câmara dos Deputados)

e-mail: b0328626@yahoo.com.br

Nenhum comentário: