sábado, 17 de dezembro de 2005

De blogueiro a boateiro.

Durante os meses em que manteve seu blog no ar, o prefeito Cesar Maia conquistou boa parte dos internautas da oposição ao acrescentar mais combustível à crise política. Na maior parte do tempo, ele somava detalhes às informações que circulavam na imprensa. Por vezes, no entanto, chegou a levantar algumas informações novas.

No dia 30 de setembro, porém, o prefeito abandonou a precoce carreira de blogueiro. Segundo Maia, o fim desta atividade nada teve a ver com as reclamações dos cidadãos cariocas - que diziam que a cidade estava sendo abandonada por conta do blog - mas, sim, com o fato da mesma estar lhe tomando o tempo que antes era dedicado à leitura.

Ocorre que Cesar Maia não abandonou a atividade - apenas passou a realizá-la de modo menos visível. A partir do encerramento do blog, os leitores que se cadastraram passaram a receber, por e-mail, um boletim informativo, o Informação e Opinião - IOCM .

Por um motivo técnico qualquer, eu nunca consegui me cadastrar para receber o IOMC. Mas nem por isso fico sem ler as notícias veiculadas por ele. O boletim editado por Cesar Maia é bastante popular entre a comunidade de blogueiros amadores - principalmente entre aqueles que se dedicam a fazer clipagem de notícias políticas. Volta e meia, a gente se depara com notinhas que parecem vir de lugar algum - mas que são acompanhadas, com alguma discrição, da sigla IOMC.

Este é um jogo perigoso. Não para Cesar Maia - que, ao abster-se da visibilidade proporcionada por um blog, acaba não tendo que responder pelas notinhas que emite. O jogo põe em risco a cabeça dos blogueiros que se servem do IOMC - principalmente aqueles que o fazem sem senso crítico.

Exemplo. Desde hoje cedo circula uma notinha do IOMC que dá conta de um suposto encontro entre líderes da oposição, ocorrido na noite de ontem. Tal encontro teria como objetivo a preparação de estratégias de enfrentamento contra a "escalada de provocações de Lula" , o "uso da violência pelas claques lulistas" e um possível "golpe branco". É uma nota grave, pesada mesmo, que parece destinada apenas a criar mais confusão. E, ainda assim, dentre os blogs que a publicaram, não vi ninguém cobrar de Cesar Maia qualquer detalhe que pudesse conferir maior seriedade à informação: os nomes de alguns dos presentes ou, pelo menos, o local do encontro.

Por serem novos e extremamente libertários, os blogs se tornam, por vezes, os alvos prediletos da imprensa profissional. Há muita gente boa na imprensa que ainda torce o nariz para os blogueiros amadores, acusando-os de irresponsabilidade. Acatar os boatos de Cesar Maia, como se notícias fossem, é dar razão a esta parte da imprensa que ainda esperneia contra um fenômeno irreversível. Pior do que isso: é colocar o próprio traseiro na janela, em prol de alguém que não parece disposto a assumir o que escreve.

Nenhum comentário: