quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

De "Dama dos Dossiês" à Investigada.

A edição de hoje do Diário Catarinense, diz que Ideli Salvatti corre o risco de ser chamada a depor na CPI dos Correios.

Pelo menos é o que pretende o procurador da República Celso Antônio Três, que encaminhou uma representação àquela CPI, pedindo que a senadora seja convocada a fim de explicar a origem do patrimônio adquirido depois de sua eleição. A CPI deverá se pronunciar nas próximas semanas.

Ao que parece, os problemas de Ideli Salvatti começaram com a colagem de 389 outdoors alusivos à duplicação da BR101 - que creditavam, muito equivocadamente, a aprovação da obra à competência do governo Lula e aos esforços da senadora. A propaganda, demagógica até a medula, causou protestos, chamando a atenção do Ministério Público Federal de Tubarão (SC).

Como a lider da tropa de choque governista afirmou ter pago os cartazes com dinheiro do próprio bolso, seguiu-se uma investigação a respeito de seus bens. Na opinião do procurador Celso Antônio Três o caso envolve contratos de publicidade alusivas ao governo federal e deve ser tratado pela CPI dos Correios.

O procurador afirma também que, quando quando eclodiu a atual crise - e a CPI dos Correios foi instalada - , a senadora teria mandado retirar os outdoors das ruas.

A manobra é curiosa, porque lembra aquela outra questão: o requerimento de retirada, em 17 de agosto de 2005, do Projeto de Lei do Senado nº 188, de 2003. O projeto, como já foi dito aqui, ampliava a tipificação dos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

Ao longo desta crise, a senadora Ideli Salvatti tem sido pródiga em apresentar dossiês - sempre com o intuito de arrastar o PSDB e o governo Fernando Henrique para o olho do furacão. Veremos, agora, como ela se comporta quando o dossiê diz respeito à sua pessoa.

Nenhum comentário: