segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Fogo Amigo

O jornal gaúcho Correio do Povo traz, em sua edição de hoje, matéria sobre um artigo que Tarso Genro teria enviado ao site do PT. Como até agora não conseguimos localizar o artigo, estamos reproduzindo a matéria do Correio do Povo abaixo.

Tarso ataca Dirceu no site do PT

Afirma que imagem como grande estrategista do ex-chefe da Casa Civil e foi apenas 'um mito'

O ex-presidente nacional do PT Tarso Genro enviou ontem artigo ao site oficial do partido em que critica duramente o deputado cassado José Dirceu. Segundo Tarso, que foi ministro da Educação no período em que Dirceu chefiava a Casa Civil, a idéia de que o ex-ministro era um grande estrategista no governo foi um 'mito'.

A polêmica entre os dois começou em julho, quando Tarso assumiu o comando nacional do partido depois que José Genoino caiu, derrubado pela crise política. No momento em que foram marcadas as eleições para renovação dos dirigentes, Tarso exigiu que Dirceu deixasse a chapa do Campo Majoritário, tendência dominante entre os petistas que ocupam cargos no governo Lula. Mais tarde, em entrevista concedida após a cassação, Dirceu considerou esta fase como a mais dura enfrentada durante a crise.

No documento, Tarso assegura que, como dirigente, Dirceu coordenou as ações no PT de forma isolada, centralizadora e com baixa capacidade de escuta. Considerou absurda a tentativa de auto-martírio de Dirceu, que, segundo ele, reclamava estar sendo rejeitado. Tarso sustenta que Dirceu deixou de reforçar as decisões coletivas para se dedicar ao grupismo. 'Sinceramente, livrai-nos Senhor, de um 'grande estrategista' que tem a coragem de dizer, depois de tudo isso, frases como as seguintes: 'querem me tirar da fotografia, depois eu que sou stalinista'', aponta o texto.

No artigo, Tarso afirma que Dirceu agia a partir de práticas stalinistas. 'Quem tinha por hábito inventar conspirações para preparar movimentos ofensivos era o velho e conhecido georgiano', comparou, referindo-se ao ditador russo Joseph Stalin, morto em 1953, que ficou famoso por eliminar seus adversários no Partido Comunista.

Segundo Tarso, o ex-chefe da Casa Civil deve responder ao PT por suas falhas como qualquer militante. 'Se ele cometeu violações legais ou estruturais, tudo deve ser apurado. O fundamental, porém, é que o partido supere o tipo de direção unipessoal e mítica que ele representou', ressalta o documento.

A pergunta é: o artigo de Tarso Genro foi censurado no site do PT?

Nenhum comentário: