sábado, 21 de janeiro de 2006

O passado assusta o PT

Se olhar para frente é uma incógnita, olhar para trás tem sido um sobressalto para o PT. Em pesquisas não poderia ser diferente.

José Serra jamais ultrapassou os 20% das intenções de voto, em todas as pesquisas realizadas pelo IBOPE em 2002. E acabou o primeiro turno com 23% dos votos. Lula, por sua vez, bateu lá pelos 45% das intenções de voto: fechou o primeiro turno de 2002 com 46% dos votos.

O quadro é muito diferente na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE em 2006. José Serra sobe para 31% das preferências. E Lula cai para 35%.

No Brasil, cada pontinho percentual representa cerca de 900.000 votos válidos. José Serra pode comemorar, pois começa o novo jogo com 10 milhões de votos a mais. Exatamente os 10 milhões de votos perdidos por Lula em relação à disputa passada.

As pesquisas do IBOPE e de outros institutos podem ser analisadas no excelente especial Eleições 2002, do Estadão.

9 comentários:

Cristal disse...

Nariz !!!

Dá para acreditar na pesquisa feita pelo IBOPE PINÓQUIO ????????????????

(Cristal, querida, eu acredito na pesquisa, sim. E acho que ela não é tão favorável ao governo quanto estão querendo fazer a gente pensar. Um beijo.)

arthur barreto disse...

O que pra mim assusta o PT, é a distância que está agora, do que o partido usou como formadores de opinião: a classe jornalística, a artística e os "intelectuais". Tornou-se praticamente irreversível. Os jornalões amargam vendas cada vez menores. Blogs, antes críveis, ganham novos contornos.

frank rosolino disse...

Concordo inteiramente com a Nariz.
Eu tambem acredito na pesquisa.
O erro é não acreditar e mandar executar o mensageiro como se ele fosse responsável pela má noticia.
E, apesar de alguns dados favoráveis à oposição, a pesquisa mostra claramente que a parada não está ganha.
Há muito caminho pela frente.
Subestimar Lulla´pode ser o maior perigo

Peregrino disse...

NG,

Parece que vivemos um Brasil "orwelliano". O governo do PT mais parece a revolução dos bichos. O "efelentífimo" é o nosso Napoleão (porco e alcoólatra!). Meu temor é que esses senhores continuem a mandar no país em 2007. Aí será o caos. Ou você acha que eles não quererão vingar-se da imprensa séria e dos intelectuais honestos?

Tomara que o povo acorde e não vote na continuação do Mollusco e na volta dos Zecas Diabos, Zés Falsuinos, Silvinhos "Land Rover", Dilúvios Soares, Dudas "Marqueteiros" Mendonça e que tais. Seria o fim.

Um grande abraço!

Peregrino

Nat disse...

Nariz,

Não consideraria tanto as pesquisas agora. Nesta mesma época, em 2002, Roseana Sarney estava em plena ascensão... deu no que deu!

Grande abraço!

meunomeéEnéas disse...

Salve, NG!

Realmente não é crível uma pesquisa do IBOPE encomendada pela IstoÉ. Qualquer instituto de pesquisa, enquanto empresa comercial, tem como foco a satisfação do cliente - razão de sua existência.

Só para citar alguns retumbantes fracassos do IBOPE recordemos do plebiscito do desarmamento, das eleições no RJ de Leonel Brizola e César Maia. São fatos incontestáveis do direcionamento dado pelo sr Montenegro na manipulação dos instrumentos de pesquisa e seus dados.

A propósito, como não frequento mais o Noblat, aproveito para mandar um recado ao CORONEL: trouxe a baioneta, a chibata e a cal. 12, estou pronto para o combate, tchê!

Cristal disse...

Beijos prá vc tb, minha querida !!!

Artemus Gordon disse...

Pesquisas indicam tendências.

Ainda mais faltando nove meses para o evento em foco.

Luiz Ignaro já está em campanha.

Os demais, sequer foram sagrados candidatos.

Luiz Ignaro parte de um patamar inferior ao alcançado em 2002.

Serra, de um patamar superior.

Conclusão: o exercício do poder não ajudou a Luiz Ignaro. Antes, desgastou-o.

O exercício da oposição não ajudou tanto quanto poderia a Serra, pois o PSDB não demonstra ter queda nem apetite para a tauromaquia.

Boa pra quem a pesquisa, então?

Para Serra, pois o calvário do PT ainda não atingiu o Gólgota.

arthur barreto disse...

Como eu disse ontem, a contra ofensiva petista começou: Hoje, a Gisele (supermodelo), diz em capa de revista que "lula merece confiança em mais quatro anos"