terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Quem comemora?

Em fevereiro de 2002, a CNT/Sensus trazia empate técnico entre Roseana Sarney (28,3%) e Lula (28,4%) nas simulações de primeiro turno. Nas simulações de segundo turno, a senadora tinha 48,6% e Lula 36%. O que aconteceu com Roseana depois já faz parte da história.

Logo, enquanto a oposição não define seus candidatos, o dado relevante é sempre a aprovação de Lula - único elemento fixo nesta conjuntura. De resto, tudo é risco - e, talvez, senso de oportunidade.

Independentemente de qualquer prudência que se deva ter em relação às atuais pesquisas, desconfio que Aécio Neves está feliz com estes resultados. Nada abrevia mais seu caminho à presidência do que a escolha de Alckmin como candidato do PSDB. Uma vitória de Lula em 2006, então, teria o dom de catapultar Aécio a condição de candidato tucano preferencial para 2010.


É claro que o governador de Minas Gerais jamais admitirá publicamente tal coisa. Na intimidade de seu gabinete, porém, deve ter comemorado a notícia com o seu vice, Clésio Andrade. Ex-sócio de Marcos Valério, Andrade preside a CNT há treze anos.

11 comentários:

Jorge Nobre disse...

Para mim, pesquisa só vale alguma coisa depois do horário eleitoral obrigatório.

Em 2002 Ciro Gomes estava quase na frente do Lula e com o dobro dos votos do Serra, e em uma semana de televisão o Serra virou para cima do Ciro Gomes (e depois perdeu para o Lula no segundo turno).

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Pelo que entendi Lula não está comemorando as pesquisa...
- É!

S0MBR4 disse...

Muito interessante sua ilação sobre Aécio - Clésio - CNT!!! Faz muito sentido isso tudo!

O que eu não concordei muito foi comparar Lulla com Roseana. Roseana foi flagrada com dinheiro e teve sua candidatura interrompida (ainda bem!). Lulla corrompeu e corrompe e continua candidato...

Marcos C. disse...

Perfeita sua análise.

Aécio nada fez pela candidatura Serra em 2002, sempre foi o membro do PSDB mais próximo de Lula, e a reeleição de Lula é tudo o que ele sonha no momento pelos motivos que vc citou.
Talves esse seja o maior problema de nosso país, todos os políticos colocam em primeiro lugar suas ambiçôes pessoais. A nação vem 2º, 3º, 4º de acordo com a conveniência de cada um.

***CORONEL*** disse...

Nariz, muito boa a tua conclusão. Clésio Andrade que é o Vice do PL da República de Minas, tem várias marcas no seu currículo. Esta seria apenas mais uma: a de colocar na rua uma pesquisa que, simplesmente, tira uma vantagem de 10 pontos de Serra, passando-a para Lula. Sabe o que isto significa? Significa que Serra, na pesquisa do Vice da República de Minas, perdeu cerca de 10 milhões de votos em relação às últimas pesquisas dos grandes institutos. Em menos de um mês. Tem sim, o dedo de Aécio. E o dedo, como todo o dedo de político mineiro, é muito suspeito.

Um abraço.

Juca Pirama disse...

Nariz,

Faça a conta - desinteresse político da maioria da população + falta de informações (não por oferta, mas por procura) sobre a gravidade da corrupção petista + acordão dos partidos para abafar as cassações + indecisão do PSDB em lançar candidato + milhões de cartões do Bolsa Miséria + uso da máquina para fazer campanha antecipada = Lula com grandes chances de ser reeleito.

Sesti disse...

Difícil o Lula ganhar.

O PSDB vai concorrer com dois candidatos.
É possível que Serra (e seu vice do PFL) e Alckmin (com seu vice do PMDB) estejam no 2° turno.

Renato Martins disse...

Nariz, me perdoe postar um link.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/covas/fj0603200107.htm

A matéria é sobre a Morte de Covas. Ela refresca a memória sobre lealdades dentro do PSDB. A mim intui o futuro próximo.

Peregrino disse...

Nariz Gelado,

Ainda que apreensivo, sou forçado a concordar com o Reinaldo Azevedo (do Primeira Leitura), para quem não é surpreendente a recuperação do Lula. Afinal, apenas ele está em campanha. A única coisa estranha - e, mais uma vez, o Reinaldo Azevedo parece correto - é o repentino crescimento excessivo do Lula. Ora, se somarmos dois com dois e o resultado for diferente de quatro, alguma coisa está errada. No caso da pesquisa CNT-Sensus, parece estar muito errado.

No entanto, mesmo se as tais pesquisas estiverem metodologicamente corretas, o "bicho" só vai pegar - desculpe a "licenciosidade" poética - quando começar, de verdade, a exposição de todos os candidatos ao público. Aí o Lula vai levar tanta pancada que encolherá até desaparecer (eu espero!).

Um abraço,

Peregrino

Raquel disse...

Nariz,
um dia ainda vão desocobrir que a única qualidade de Aécio, é/era, ser neto de Tancredo.
Raquel

Fábio Barreto disse...

Ou seja, a sujeira vai continuar!