quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Saiu caro.

Se o segundo turno fosse hoje, Lula venceria Serra por 5 pontos percentuais. É o que diz a pesquisa da Datafolha realizada entre segunda e terça-feira desta semana.O resultado é preocupante sobretudo porque, contabilizado às pesquisas anteriores, mostra que Lula vem crescendo.

Noto que a maioria dos articulistas políticos têm associado esta ascensão do presidente com a "indecisão" do PSDB em apontar um candidato.

Discordo.


Esta recuperação de Lula é um resultado direto do péssimo desempenho da oposição nas CPIs. Próximas do fim, as comissões que deveriam apurar os escândalos do atual governo mal conseguem manipular o grande volume de informações que receberam. Passado o período circense, dos depoimentos bombásticos, ficamos todos esperando os resultados do tal "trabalho de formiguinha" que Osmar Serraglio tanto alardeou. E eles não vieram.

Os processos de cassação dos envolvidos no esquema de Marcos Valério se arrastam ao vergonhoso ritmo da Câmara dos Deputados. Para completar, a oposição articulou descaradamente a fim de salvar as cabeças de Brant e Azeredo. Não se acanhou, nem mesmo, em usar um segundo depoimento de Duda Mendonça como moeda de troca.

Agora, a mesma oposição faz corpo mole em relação à lista de Furnas: o lobista ameaça, ganha cada vez mais espaço na mídia, e ninguém tem coragem de enfrentá-lo. A Controladoria-Geral da União começa a encontrar indícios de que há problemas sérios em Furnas, mas a oposição continua se fazendo de morta.

Esta postura - condenável sob vários aspectos - já começa a mostrar o seu preço na escalada eleitoral. E ele é salgado. Na melhor das hipóteses, reforça a teoria esdrúxula de que o PT foi vítima de perseguição política. Na pior, demonstra que todos, absolutamente todos, os políticos e partidos são iguais. E qualquer uma dessas hipóteses irá beneficiar a Lula - que é, afinal de contas, quem detém a máquina governamental para alavancar votos.

Volto a dizer o que tenho dito nos últimos meses: ou a oposição promove uma limpeza em praça pública, ou Lula se reelege.

Furnas é a última chance. É pegar ou largar.

21 comentários:

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Perfeito, Nariz...
- É!
- Ou mostram que são melhores que Lula, ou não levam a taça...
- É!

S0MBR4 disse...

NG, me desculpe! Mas não fez muito sentido isso!

Se Lulla cresceu nas camadas mais favorecidas, isto é, pessoas com acesso a informação, isso não pode ser originário da ineficácia das CPIs.

Existe um espaço muito grande entre desacreditar a CPMI e apoiar Lulla... são duas coisas distintas! Vc acredita na CPMI? Provavelmente não... e nem por isso vai migrar seu voto para o Lulla!!!

A ação caridosa do Governo com a classe média e investidores motiva tal crescimento... atinge um parcela imediatista dos eleitores, que na falta de um anti-Lulla, não encontra contra-ponto nessas ações demagógicas.

O PSDB tem dupla culpa nisso: não sabe lidar com o ego de Alckmin, em parte em função da antipatia com o Serra que persiste desde 2002 e pelo desempenho pífio em punir seus próprios envolvidos no valerioduto.

PSDB lidera a oposição e tem que arcar com sua responsabilidade. Enquanto o PFL tentou ser mais agressivo, o PSDB criou o termo de oposição responsável... agora todos nós pagamos o preço!

Shirlei Horta disse...

Concordo integralmente. Se há outras razões - e as há - as apontadas são cruciais e, ao mesmo tempo, relegadas a um segundo, terceiro, quarto plano, no mesmíssimo esquema utilizado por Lula para reconstruir seu crescente eleitoral: o tempo cobrirá com neblina, confusão, inexatidão, os dados que estavam (e ainda estão) fresquíssimos na cabeça do eleitor. É tempo, no entanto: se já há muita neblina quanto aos fatos, temos a explorar a expulsão dos mensalistas, a entrega da cabeça de Eduardo Azeredo (que devia ter sido feita no primeiro momento, cansei de pedir isso ao sen. Arthur Virgílio), a elevação do tom de voz no caso Furnas (aposto uma barra de ouro - que não tenho - como ganharíamos essa no grito: se é verdade que os listados são calhordas, há muito petista que sabe que foi excluído da lista, razão das mais óbvias para esse original nunca ter sido apresentado).

Nina disse...

Ah, Nariz,como sempre,análise no ponto.Acrescento meu ponto de vista:o grande desgaste sofrido pelo Congresso(mais Câmara até do que Senado)pelo absurdo da convocação extraordinária.O que tem a ver com recuperação de Lula?Em quantitativas aparentemente nada.Mas em análises qualitativas, desde o anúncio da convocação em dezembro, o parlamento ficou muito mais desgastado.O povo só falou nisso.Enquanto todos os espaços da mídia eram ocupados com críticas(justas)à convocação,o presidente Lula ficou soltinho da Silva,fazendo campanha.Política é arte dinâmica,volátil,ambígua também:ao tempo em que análise lógica é fundamental no processo político em si,o reflexo no resultado eleitoral é mais emocional.O governo espertamente desviou o foco nesses últimos meses para o outro lado da Praça dos Três Poderes.Como não sentir-se indignado com uma convocação em 16/12 mas para iniciar as sessões apenas 16/01?Isso deve ser contabilizado nessa equação,principalmente porque outros partidos não apresentaram nomes de peso para a disputa.É natural que Alckmin e Serra sejam alvos e neles reflita a desilusão da população.Pode somar também que a força de ambos e do PSDB é tanta que o PMDB já tem prévia marcada e a imprensa não dá a menor pelota para isso,menciona de passagem,mas insiste em procurar sangue onde não há feridos.

Marcos C. disse...

Nariz Gelado além dos fatos que voce expôe com muita propriedade, é preciso levar em conta que Lula é hoje o único candidato em campanha frenética, cria factóides todos os dias para aparecer no JN, além de anunciar medidas como o aumento do salário mínimo, correção na tabela do IR, tapa buracos e outras.

Acredito que a partir do momento que o PSDB anunciar seu candidato e partir para a campanha, principalmente na tv o quadro possa se inverter.

Com toda propaganda do Lula não acho que 5 pontos percentuais digam muita coisa no momento.

Agora, que o PSDB dormiu e dorme no ponto não resta dúvida, pode ser que Lula não ganhe a eleição, o PSDB perca.

/|/|@rc0$ disse...

NG,

acredito que toda essa apatia da oposição é consequencia da arrogância do FHC, que botou panos quentes e segurou o psdb e o pfl, tentando fazer, como disse o sombra no post acima, uma oposição responsável. Tivesse ele, FHC, ao lado de outros líderes, liberado a oposição à uma devassa no governo, hoje estaríamos livres do lulla, e principalmente, do resto da quadrilha, que não teria nenhum nome para concorrer, isso se ainda tivesse o seu registro como partido mantido.

helena disse...

toc toc toc... tem muita campanha política por aí com todos batendo no presidente. O duro, e nisto concordo, vai ser escolher uma alternativa que não seja o voto nulo.

beijos,

Helena

Artemus Gordon disse...

Nariz,

A leniência pragmática da oposição é o principal cabo eleitoral de Luiz Ignaro e sua horda.

Para salvar os anéis, dão os dedos.

Não há como construir um país sério desse jeito.

Infelizmente temos uma oposição de nível em tudo comparável ao da situação.

O Brasil está sendo nivelado por baixo.

E o que ainda se mantinha passado a limpo voltou a ser borrão.

Aluizio Amorim disse...

Nariz,

o que está ocorrendo é que Lula conseguiu descolar do PT. Nas minhas contas, o PT acabou. Resta apenas Lula. E só ele. Caso Lula venha mesmo a ganhar, depois de findo seu eventual segundo mandato, o PT será um partido esfacelado, sem discurso. Mas a política é dinâmica. Têm-se oito meses até as eleições. Mas não será fácil, porque o PSDB, o que reúne mais simpatia do eleitorado, está dividido. Os oito anos de FHC não foram nada bons. O sociólogo cercou-se de altas picaretagens. Lembrem-se da forma como foram feitas as privatizações. Além do mais, o partido está dividido. Sem falar no fato de que o PMDB já tem um pedaço com Lula, embora depois dessas pesquisas os áulicos de Lula já esnobaram e voltaram a exibir a sua costumeira preportência.
Recomendo a leitura de um excelente artigo do jornalista Mário Watanabe, no seu blog http://d1quixote.zip.net/.
Cordial abraço
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Alexandre disse...

Tudo bem, vamos nos preocupar. Mas também vejamos o outro lado dessa pesquisa: o molusco é, dentre todos, o de maior índice de rejeição. Só existe um "candidato" em campanha - elle. Essas duas variáveis são suficientes para produzir esse "sucessinho dissimulado". Vamos ver quando começarem a "guerra de bugios" e as "baixarias" (e olha que não falta munição para isso!) se as "pesquisas" continuarão tão favoráveis assim. Eu DUVIDO!

jml disse...

Concordo em gênero, número e grau e digo mais: eu sei em quem NÃO votar, mas não tenho a menor idéia em quem votar...

jml disse...

Ai que saudade do PT... de oposição ! Ali sim, era partido. Cobrava explicações, exigia respostas... Mas aí, veio a realidade e... olha só o que ocorreu ! E, agora, ninguém, absolutamente ninguém assumiu seu papel. Todos têm algo de podre a esconder. "Vamos apurar, mas, olha, com responsabilidade... Com prudência... Sem exageros..." Pra que nós, o povo, não discubramos o real tamanho do rombo. Teatro, puro teatro. E, enquanto a "oposição" claudica, eLLe (em nova versão) fica sozinho no palco. Ainda tem alguém do lado dos éticos e honestos ?

Renato Martins disse...

Lula está forte, em resumo, se Alckmin não for diante das cameras e declarar; "não me beneficiei do Caixa 2 de Furnas, estou limpo"; vai morrer na praia. Estou aguardando essa colocação enfática para continuar apoiando. O PSDB já passou dos limites em incompetência política. Assim não pode, assim não dá. (sic)

AZIMUTH disse...

Concordo com você. A situação é preocupante, realmente, mas ainda dá tempo de virar o jogo. Só depende da oposição. Vamos torcer...

Aguardo sua visita!
Abraços,
N. Cotrim

Quiteria disse...

Tô nem aí pra essas pesquisas.

Quem não lembra dos resultados das pesquisas na ultima eleição para a prefeitura de Sao Paulo?

Aqui mesmo em Manaus soube, na manhã da eleição, que Amazonino estava 10 pontos a frente de Serafim. Advinha quem ganhou?

Agora, no momento em que o PMDB está definindo sua posição...

...justo na hora que o PSDB define seu candidato,
aparecem esses números?

Números bons para o "home avuadô" são bons pra muita gente.
Ele está com a mufunfa na mão e seria péssimo que se sentisse derrotado desde já.

Os velhos esquemas de caixa 2 estão ameaçados. Novos precisam ser criados (ou voces estão acreditando tambem que não haverá caixa 2?). Urgentemente.

Nossa "midia séria" deita e rola. Fatura agora e deixa pra depois a definição de quem vai apoiar, baseada em pesquisas proprias, claro.
Sempre estará do lado de quem estiver (ou provavelmente estará) com a chave do cofre.


"Believe it, or not", como dizia o velho Jack Palance.

Eu tô fora.

Carl Amorim disse...

Nariz,

Ler pesquisa eleitoral com apenas um candidato em campanha é o mesmo que escolher o campeão na primeira rodada da Copa.

O PMDB está vivo, tem penetração e pode derrubar o Mulla de seu pesdetal.

O PSDB ainda sofre com a imbecilidade e a arrgancia de Serra, mas vai recuperar o espaço definida mesmo, só a data da eleição.

Milton do Toti disse...

Parabéns pelo post. Se o partido do saldo alto(PSDB) quisesse ganhar as eleições já teria feito por onde. O grande problema é ganhar de si mesmo.

ruth disse...

Desde a eleição do Brizolla para governador do Rio que descreio de pesquisas. Descreio não: desconfio. Tenho uma experiência bem negativa quanto a um trabalho de um pesquisador que mudou minha resposta e quando reclamei deu de ombros e me ignorou. No Brasil, pesquisa também não é coisa séria.

Nick!! disse...

Nariz Gelado,
Parabens pela coerência ao cobrar uma posição da CPI com relação a Furnas. E concordo. A recuperação do Lula se deve muito mais ao pífio desempenho das CPIs na apuração das irregularidades. O povo esperava muito mais do que a utilização das CPIs para fins políticos.

Renato Martins disse...

Achei melhor postar aqui. A questão do "Estado-Mínimo". A posição de Alckmin é cautelosa pelo que se depreende da entrevista na IstoÉ:
http://www.terra.com.br/istoe/1892/1892_vermelhas_01.htm
Já Serra parece que vai com sede ao pote:
http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=242072
Deixo claro a vc. q. Serra faria melhor permanecendo na prefeitura e (se Furnas permitir) acho que Alckmin vai dar um show da disputa com Lula. Mas tem questões importantes a serem clareadas como essa do E-M. O pessoal do Clube das Garças (Armínio Fraga e Cia bela) quer influenciar o fim do financiamento público (BNDES) e essas intenções devem ser de conhecimento do eleitor.

Tiago Lucas disse...

SOBRE A CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, PARABÉNS À CGU POR SEU EXCELENTE E DEDICADO TRABALHO!!! A CGU TEM SE TORNADO UM ÓRGÃO MAIS EFETIVO QUE OS TRIBUNAIS DE CONTAS !!! ESPECIALMENTE EM SE TRATANDO DO COMBATE À CORRUPÇÃO NAS PREFEITURAS BRASILEIRAS.