terça-feira, 28 de março de 2006

Totalitarismo

Datação

1931

Acepções■ substantivo masculino

Rubrica: política.

1 sistema de governo totalitário

1.1 conceito político do homem como servo do Estado

Etimologia

totalitário + -ismo

Observações

Estratégia política não compatível com sistemas democráticos. O uso indevido pode ocasionar morte política.

6 comentários:

Marcos C. disse...

Gostei da observação final

Jorge Nobre disse...

Essa palavra foi inventada para o Facismo. E seus inventores a usavam num sentido elogioso - para eles, para eles.

Aluizio Amorim disse...

Boa, Nariz.

É justamente por essa clara ameaça ao estado de direito democrático que, finalmente, começam a aparecer pedidos para o impeachment de Lula. E isto tem de ser feito imediatamente. Esse governo não tem mais condições de governar. O Brasil está à deriva.

Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Sharp Randon disse...

A propósito do que leio por aí:
Há indução ao totalitarismo na imprensa?
A presunção de poder da mídia é o fator subjacente.
Os veículos são conglomerados empresariais que se julgam blindados pela força do capitalismo, do lucro fácil e da tietagem ao dinheiro. A face humanística progressista do jornalismo é substituída pela construção de uma manchete sensacionalista que incuta na maioria invigilante a ordem mental do comando do veículo. As matérias pontuadas de omissões, muitas dolosas, manobram as massas leitoras que se tornam dóceis à desesperança e o catastrofismo. Aniquilando, assim, a auto estima do povo, desestimulam o comportamento ético e aprofundam o individualismo chocante que torna a todos insensíveis e robotizados. Os meios escritos de comunicação, na figura dos jornalistas, são a última trincheira antes dos abismos da descrença e da selvageria. Não há lei que resista ao processo subliminar contínuo de enfocar o seu descumprimento como uma necessidade liberal intrínseca da sociedade.

Italianinha disse...

NG,mando este link para você e diga se não é o puro retrato do Brasil, infelizmente!

O link abaixo remete
para o site do vencedor do 1º Festival Livre de
Animação da
América Latina. Infelizmente é essa a nossa realidade. O
trabalho apresentado no site é pura verdade que nos leva a refletir a
respeito.

http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/corrente_page.htm

Renato Martins disse...

N.G.
Sobre pseudônimos, colunistas houveram as centenas nos jornais pelo mundo amparados pelos editores que lhes preservavam o anonimato com o mesmo rigor com que preservavam suas fontes. Notáveis escritores(as), sacerdotes, filósofos, educadores, políticos sensibilizaram o mundo através de colunas riquíssimas em conhecimento e esclarecimento que não poderiam externar e compartilhar, até por dever de ofício, caso perdessem a proteção do anonimato. Nos atuais dias cinzentos do totalitarismo inoculado na imprensa, a identificação do articulista é, para muitos, condição essencial, sem a qual, toda a verdade por este revelada se torna sacrílega, determinante de sua persecução e morte. Tal vilania longe de escrúpulos éticos, de fato, sustenta um formalismo servil aos corruptores, aos carrascos e aos cooptadores chantagistas que pelo anonimato de quem escreve conservam-se enjaulados e à distância da liberdade de imprensa, honesta para com a proteção do ideal democrático. Os editores sempre serão negociadores de liberdades por bom senso e justeza de princípios, nada há o que temer. Lamento que alguns não sejam tão independentes como fazem crer e se submetam aos ditames dos colegas temerosos por si mesmos. É o que eu teria dito se, a época da sua saída do blog do noblat, já tivesse vencido minha falta de conceito (preconceito) e aderido a célere blogsfera.