quinta-feira, 22 de junho de 2006

Sonhando acordado

Hoje, em belíssimo artigo dedicado ao Rio de Janeiro, Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa observa, lá pelas tantas, "Tenho para mim que sua excelência o prefeito está fazendo sonoterapia, pois há muito não ouço notícia dele andando pela cidade".

Primeiro pensei em escrever a Maria Helena - cheguei até a iniciar a redação. Mas aí me dei conta de que não seria justo privar os leitores daquilo que eu pretendia dizer a esta amiga querida, de cujo texto sou fã.

Peço perdão adiantado pela vulgaridade. Bem sei que Maria Helena - um primor de educação e finesse - jamais deveria aparecer em um artigo onde figura, também, a expressão que estou prestes a usar. Acontece que eu estou de saco cheio com o Cesar Maia.

Acontece, Maria Helena, que o prefeito do Rio não está - como você, informada que é, bem sabe - fazendo sonoterapia. Não. Maia tem dedicado o último ano a interferir na política nacional. Primeiro criou um blog. Depois, diante dos protestos dos cariocas - embora ele negue ter sido este o motivo -, de que o blog lhe consumia o tempo que deveria ser dedicado à prefeitura, recuou. Ocorre que não abandonou a atividade. Passou, apenas, a realizá-la de modo menos visível, criando o boletim IOCM, que os ex-leitores do blog recebem por e-mail.

É a apartir deste boletim que ele emite opiniões sobre a política nacional, fomenta teorias e faz denúncias que possam balançar o governo Lula. A oposição adora a coisa - motivo pelo qual já sei que receberei tomates e ovos ao longo do dia de hoje.

Deixei claro, em outra ocasião, o que penso do boletim em si. E o fato é que não há motivos para que um prefeito se dedique a uma atividade que pode ser - e de fato está sendo - realizada por jornalistas e blogueiros.

Mas o que realmente me incomoda em Cesar Maia é a posição bastante cômoda de quem atira para todos os lados, sem assumir compromisso algum com a campanha presidencial que o seu partido encampa. O prefeito do Rio faz pouco ou nada além de criticar. Esta postura - da qual o IOCM tornou-se o veículo por excelência - pode ser observada também nas declarações de Maia à imprensa ou em seus pronunciamentos. Que ninguém acuse Cesar Maia de incoerência: sua truculência descompromissada está presente em todas as suas atitudes.

Ao mesmo tempo em que acusa a falta de coesão do PSDB em torno da cadidatura Alckmin, Maia fomenta intrigas paroquiais que tendem a complicar, ainda mais, o quadro regional da aliança PSDB/PFL. Este é o caso na disputa pela candidatura ao governo do Rio, onde os apoios estão divididos entre Eduardo Paes (PSDB) e Denise Frossard (PPS).

Não, Maria Helena...Cesar maia não está dormindo - embora os cariocas tenham tudo para acreditar que sim. Cesar Maia está, há mais de ano, sonhando acordado. Primeiro sonhou que seria candidato a presidente. Depois sonhou que era blogueiro. Agora sonha que faz oposição ao governo Lula.


9 comentários:

Regina Moura disse...

Nem tomates, nem ovos. Bato palmas para você. Concordo: César Maia não está dormindo, está sonhando. E nós vivendo um triste pesadelo: não existe oposição a Lula. Terrível, não vejo a hora de acordar desse terror!
Bem, entre tantas coisas ruins, encontrei algo bom: o seu blog! Tenho gostado de visitá-lo diariamente.
Um abraço

(N.G.: Seja bem vinda, Regina. O blog tem uma média de 1.500 visitas por semana. A maioria dos leitores, porém, não se manifesta. Fico super feliz quando um deles "sai das sombras" e se apresenta. Um beijo pra você.)

Sharp Randon disse...

A campanha de Alckmin é um soco no estômago. Não está nas mãos dele, não está nas mãos de ninguém. Segue adiante catalisando uma energia cinética dispersa nas ondas do pensamento dos inconformados em serem ludibriados por Lula, dos que acordam da desinformação. Mas, há uma energia de baixa vibração causando uma improdutiva interferência vinda das noures emanadas dos "sem idealismo". Trata-se dos piores políticos. Aqueles que aprimoraram em último grau o ofício de dar de si o mínimo extraindo o máximo para o próprio bolso. A campanha de Alckmin é uma pancada. O termômetro das pesquisas tem feito revelar quem são esses políticos que circulam na sua frente. Ao fim e ao cabo desse período de condução indefinida, os brasileiros atentos, saberemos todos quem presta e quem não presta para compor o governo regenerador do Presidente Alckmin.

Kika Albuquerque disse...

Ah, Nariz Gelado!
Pode me chutar! Eu mereço. Desisti do meu blog e vivo aqui a dar pitacos no seu. Mas não resisto: vou pitaquear (acabo de criar um verbo!) de novo!
Abre uma lista de assinaturas neste post, junta todos que pensam como nós, e depois manda para aquele alucinado!
Onde eu assino?
Tá assinado!

:o)

(N.G.: Kika, seu pitados são mais que bem vindos aqui. Um beijo.)

Soube? disse...

Nariz, depois da Kika quero assinar em segundo lugar na lista do alucinado.
Como não tenho a sua elegância e nem a sua educação, digo que está na hora de varrer para baixo do tapete, aquelas sujeiras que teimam em aparecer na sala, espantando as visitas...
- É!

TCarrilho disse...

Cara Nariz,
sou mais uma que "sai das sombras...rs...
Torço por você e por todos os "guerreiros" dessa blogosfera. Que possamos nos tornar vitoriosos em outubro varrendo do mapa esses quadrilheiros que assaltaram o Brasil, colocando-os de volta ao lugar de onde nunca deveriam ter saido.
Como carioca não só estou de "saco cheio" desse prefeito maluquinho, bem como de todos esses que se dizem políticos, pois para mim não passam de embusteiros, cínicos, mentirosos e desqualificados.
Um abraço carinhoso.

(N.G.: Oba..duas em um só dia? :-) Seja bem vinda. )

abstrato disse...

se o Aecio Neves governa do jeito que ele escreve pro Blog do Noblat, Deus nos livre de o cara um dia vir a ser candidato a presidencia da republica...ahahah...olha, juro que eu esperava muito mais do cara...e olha que ele escreve sobre futebol, um assunto rasteiro, trivial para milhoes de brasileiros. :)

Sharp Randon disse...

NG, por falar em mídia...
O Jornal Nacional tem um queda pelo PT. No site da mídia independente tem um documentário proibido no Brasil que ajuda a compreender essa dicotomia. Creio ser mais útil como referência do que como atualidade. Porém a co-dependência prossegue insolúvel. O link abaixo resume:

http://www.culturabrasil.org/velhinhadetaubate.htm

P.S.: Confio que vc.já deva conhecer. Se for redundante fique a vontade para deletar-me.

O Direitista disse...

Sou novo na blogosfera, mas vou começar discordando.

Primeiro, o fato de existirem jornalistas e blogueiros não impede um prefeito de expressar sua opinião e atuar politicamente. A atividade política não se restringe à administração pública, mas se extende também à defesa de valores, estratégias e ao combate ideológico. Parece que é justamente isso que faz o prefeito carioca.

Além disso, a análise de Maia é bastante pertinente: falta contundência nas críticas do PSDB ao PT/Lulla, falta unidade partidária do PSDB em torno de Alckmin e, por último e mais importante, Serra era uma opção extremamente mais competitiva que Alckmin, além de ter mais preparo como homem público.

Abs

Muriu disse...

O Cesar Maia traiu seu parente Jose Agripino para botar outro vice mais conveniente aos seus objetivos de quinte coluna. O Brasil que va pra PQP, em 2010 quem sabe ele pode pensar em ser lembrado como candidato. Aí meu Deus, pobre País ou melhor pobre Brasil!