quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Corra que a imprensa já escolheu.

Boa parte da imprensa nacional - aquela parcela de tendência centro-esquerda, que emocionou-se ao ver o presidente-operário chegar ao poder - esteve órfã neste último ano.

Num determinado momento ao longo do ano passado, fosse por vergonha ou profissionalismo, tornou-se impossível a ela continuar defendendo o Lula que ajudara a eleger. Careceu, de lá para cá, de uma alternativa que pudesse reunir sua ideologia com os apelos populares de moralização da política nacional.

Pois o problema da imprensa parece resolvido com Heloisa Helena - aquele híbrido entre Rosa de Luxemburgo e Madre Teresa de Calcutá que, ontem, na entrevista que concedeu ao Jornal Nacional, colocou-se no papel de "mãe da nação". Saudosa de um mito e órfã de alguém que possa encarnar seus anseios mais utópicos, a imprensa delirou.

Eu recomendaria cuidado extremo. Além de carente de pai e mãe, a imprensa é péssima para discernir o que é melhor para o Brasil. Da última vez em que ela apontou um predileto, impingiu ao país um engodo de tal monta que estamos a amargá-lo até hoje. Não por acaso ele, o engodo, tomou ares de "pai dos pobres".

Corram, pois.

14 comentários:

Robson disse...

O fato é que, ao menos nos quesitos (parece desfile de escola de samba) de enredo e alegoria, a segunda entrevistada saiu-se melhor que o primeiro.
O casal de jornalistas tentou, debalde, provocar reação adversa com perguntas contundentes.
E hoje? Serão feitas perguntas pertinentes? Só o fato da entrevista vir a se realizar na sala de estar do coviooopsss, planalto indica que não.
Esperemos que na propaganda eleitoral haja mais empenho do aliados de Alckmin e que todos os candidatos compareçam aos debates. Aí sim, algo de novo e interessante poderá surgir.
Abraços

marcos disse...

NG

discordo de vc. para mim, a imprensa petralha está inflando a candidatura do lulla de saias para tentar minar a de Alckmin, e não por sonhar com uma maluca dessas na presidência. a imprensa aparelhada pela quadrilha não está em busca de um novo mito, e sim em transformar sua magestade barbuda neste mito.

de qualquer forma, a guerra é desleal e suja.

MamaLua disse...

Oi, Nariz.

Assisti à entrevista da HH com um misto de preocupação e divertimento. Ela conseguiu conter parte do seu gênio, temos que admitir, e ainda por cima deixou o casal 20 extremaemente irritado. O tom de voz da Fátima Bernardes ao encerrar o programa disse tudo. Ele perderam o controle da situação, e a Senadora despejou o máximo que pôde de suas idéias.
Geraldo manteve a elegância, e a cada petardo dava uma respirada e respondia contidamente. Estou com ele e não abro, mas sinto falta da apresentação de seu programa de governo. Está faltando mostrar porque ele será a melhor escolha em detrimento do que já temos. Falta reverter as críticas demonstrando proatividade.
HH conseguiu fazer isso na entrevista de ontem. Até o agronegócio, anti-lula por convicção, ela afagou em sua fala! Apontou que desapropriações de terras produtivas não podem acontecer pois respeita a Constituição! Enquanto isso, o Governo tem uma lei alterando índices de produtividade (agricultores tremem de ódio ao ouvir tal coisa)dentro da gaveta, esperando a reeleição.
Falta ao tucano expor sua competência, ganhando votos, pois a HH está corendo por fora.

Luciano disse...

Ora, entendo a imprensa não como um organismo dotado de vida própria. São brasileiros medianos, que normalmente fizeram faculdades fracas e ideologicamente posicionadas, que lhes atrofiaram os cérebros. Exceções os há, em todos os veículos, mas a massa não lê mais que quatro linhas.
E a massa não é privilégio de classe não. Heloísa Helena encanta os cabeça de algodão doce, nos animados papos do clube.
Me diz: como é que vou voltar???

Luciano

Helena disse...

Falta a Geraldo o carisma que sobra em Heloisa. Ele foi bem, contido, frio, sem cair nas provocações, mas não saiu do zero a zero. É gelado demais para TV. Precisa de um marqueteiro especial.

Já HH conseguiu domar um pouco seu gênio e como disseram aqui, irritou a Fatima Bernardes dizendo com gentileza mas ênfase sobre a questão agrária: " acho que entendo mais deste assunto do que você" hehehe

Gosto da Heloisa como pessoa, no Rio ela tem força porque passa verdade e estamos cansados de mentiras, de nunca soube nem vi, da cara de pau do nosso presidente e da maioria dos "congressitas".

Não sei se poderia ser boa no poder justamente por isto. Governar é a arte da mentira.
Só que antigamente havia elegância e um certo pudor. Hoje é isto que se vê, ou não se vê, fica escondido nos tapetes das conveniências e dos interesses excusos.

beijos desiludidos,

Helena

Angelo da CIA disse...

Seria demais esperar que a imprensa estivesse ao lado de Geraldo Alckmin. A única vez em que ouve divisão entre a mídia foi nas eleições de FHC e isto porque ele tinha um histórico de esquerda, era ateu e acadêmico respeitável. Já Geraldo não e ainda comete o pecado, vejam só: É cristão devoto! Isto espanta muita, muita gente.

Nada mudou na campanha de Geraldo. Esta pedra no caminho já era esperada

Lele Carabina disse...

Ai ai Nariz, nem sei mais o que pensar... eu não sei se a HH está sendo "verdadeira" ou está fazendo jogo para enfraquecer Alckmin (como disse o Marcos). Ou ou ou / e e e, o povo médio já está com a mente doutrinado que deposita suas esperanças e ilusões num candidato carismático que elevam como salvador da pátria.
É certo que HH abusa da "sensibilidade" e simplicidade brasileiras, mas eu prefiro o charme e a eloquência de Alckmin rsrsrs (estou brincando, é claro que é por outros motivos)
Bjo

Lele Carabina disse...

Aliás Nariz eu não espero mesmo que a mídia discirna o que é melhor pra o Brasil, nem pior, nem nada. Eu me contentaria se ela apresentasse a verdade. :)

XaPy LanDon disse...

Há pouco consegui ler o Reinaldo Azevedo sobre a entrevista de HH no JN, fiquei preocupado. No afã de querer ver a todo custo a Rede Globo perder prestígio, não ponderei sobre a qualidade das perguntas. Lendo friamente a sequência formulada pelo casal fica óbvio a pauta alienígena. Se a Globo apóia Lula INCONDICIONALMENTE nada mais lógico que alavancar HH... e tome sorvete na testa!

Moita disse...

Nariz

Só quero ver hoje quantas vezes Lula vai dizer: "Nunca visto antes nesse país".

Beto disse...

Sorry, periferia.
Como é bom ver um blog conhecido sendo notícia.
"Cobertura eleitoral fica a cargo de portais e de blogs".
Nariz Gelado no Link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20435.shtml

(N.G.: OI, Beto...Obrigada pela notícia. :-) )

Peregrino disse...

NG,

Parece que eu e muitos dos comentaristas nos enganamos com o casal de jornalistas da Globo. Confesso que fiquei satisfeito com o desempenho da dupla. Esteve impecável. Por outro lado, o presidente-candidato parecia um sujeito que está sendo submetido a um toque retal. De tão abatido, parecia o personagem-título do filme Shrek.

Eliane Moura disse...

O presidente não é pai nem mãe de ninguém. Quando é eleito, recebe uma procuração pra cuidar dos interesses do povo por 4 anos. É isso que o povo não entende, e fica esperando "ajuda" do governo, um salvador, uma ovelha guia.
O brasileiro precisa passar de pedinte a contribuinte.
O contribuinte americano paga imposto e tem em troca polícia, ambulância, o melhor exército do mundo,etc. Paga 6 impostos (o brasileiro paga 70!) sendo que o imposto de renda lá não incide sobre salário. Americano não é pedinte, não fica esperando ajuda do governo, nem aceita esmola.Tb não fica sustentando vagabundo a pão de ló.

O brasileiro paga 70 impostos e o que recebe em troca?

Bjins, Eliane Moura

P.S. parabéns pela menção do seu blog na Folha!

Akhenathon disse...

Ice Nose: antes "La Pasionaria" tupiniquim, Loló Lelê agora destila seus exacerbados instintos maternais. Quem sabe o povo, sempre carente, não queira trocar o pai pela mãe de todos os pobres? Já o paulista "com cara de doutor", esse nem pensar; tem a cara do patrão.