segunda-feira, 7 de agosto de 2006

"Estamos de olho" - não é isto que a Globo gosta de dizer?

Anotem aí: uma única pergunta sobre proposta de governo. Nenhuma pergunta de opinião. Wlliam Bonner e Fátima Bernardes estrearam as entrevistas com os candidatos a presidêcia da República fazendo um tipo de jornalismo que raramente se vê nas bandas globais.

É claro que ninguém esperava pétalas de rosas - e Geraldo Alckmin, no final das contas, acabou saindo-se muito bem. Mas acredito que o público do jornal televisivo de maior audiência do país deve ter ficado chocado com tanta virulência. Esta que vos escreve nunca tinha visto Fátima Bernardes perder a linha a ponto de precisar ser contida pelo marido. E a verdade é que Ricardo Berzoini não teria feito uma pauta diferente.

Nada disso, porém, ficará feio - ou parecerá tendencioso - se os demais candidatos receberem da dupla global o mesmo tratamento.

E é aí que eu estou pagando para ver. Quero ver Lula sendo apertado na mesma medida. Quero ver Fátima Bernardes peguntar, com todas as letras: " Presidente, o sr. sabia ou não sabia das barbaridades cometidas por Silvio Pereira, Delúbio Soares e José Dirceu? Como o sr. explica que os seus homens de confiança tenham formado, sem que o sr. soubesse, aquilo que o Procurador Geral da República classificou como quadrilha? E o sr. entende, presidente, que foi o maior beneficiário deste esquema? E afinal de contas, presidente Lula, se Paulo Okamotto nada deve, porque o sr. não pede que ele, a bem de acabar com as suspeitas, abra logo aquele sigilo bancário? "

É bom, aliás, que o casal comece a mostrar que dará tratamento igualitário a todos os cadidatos amanhã mesmo. Penso que a primeira pergunta para Heloisa Helena é: "Senadora, enquanto esteve no PT a senhora nunca se preocupou em saber como foi paga a sua campanha para o Senado? E agora, que a senhora sabe que o PT tinha caixa dois e esquemas de contas no exterior para pagamento de campanhas, a senhora se preocupou em investigar isso?"

É isso aí, Fátima e William...Ou vocês fazem isso ou podem ir para casa cuidar dos trigêmeos.

19 comentários:

stefano disse...

FOI SIMPLESMENTE ASQUEROSA A "ENTREVISTA" COM ALCKMIN, O CASAL TELEJORNAL, ENFIM, DESMASCARADO POR COMPLETO. JÁ MANDEI VÁRIAS MENSAGENS PARA SEU SITE. SINTO REVOLTA E NÁUSEA POR TANTA CANALHICE.

Lefebvre disse...

Hummm...

A desculpa será que o casal 20 esqueceu de comprar fraldas. Os trigêmios vêm na frente... claro!

Marcelo disse...

Eu gostei das perguntas formuladas, e ainda mais da maneira como o Alckmin respondeu. Não temo um tratamento diferente para o Lula, porque seria um tiro no pé: para os que acompanharam as entrevistas com interesse, ficararia patente a parcialidade, e isso se reverteria a favor do Alckmin. Para mim não há ninguém melhor do que ele quando acossado com perguntas complicadas, ou quando simplesmente se dirige ao telespectador para passar sua mensagem. Não tenho ilusões quanto ao alcance da maioria do eleitorado em relação aos assuntos propostos, e embora o Alckmin, quanto ao conteúdo das respostas, se saia bem, é principalmente na postura, na maneira como responde é que acabará por conquistar os votos que o elegerão. Ele fala com segurança e naturalidade, jamais se altera, é firme sem perder a cordialidade e mesmo quando ataca, não parece ofensivo, arrogante ou desrespeitoso. Tudo isso decorre de qualidades pessoais dele, não de um esforço de representação. A impressão geral acaba sendo sempre muito boa, a meu ver. O enorme tempo de exposição com a propaganda eleitoral na tv tende a exasperar a população. É uma trajetória difícil de ser percorrida, e haja musiquinha do lado do Lula, para torná-lo menos desagradável, mais palatável ao público, ao longo dos dias. O Alckmin não precisa de tanto artifício, é o candidato que, quanto mais a eleição se fizer presente nas salas do Brasil, mas tem a ganhar.

Luciano disse...

Well Nariz... acho que podemos esquecer. Duvido que para Lula as perguntas cheguem perto à essas que voce listou. Pra HH sim, acho que vão detonar, mas a Globo já embarcou e agora tem que garantir a vitória do líder, ou vai ser a derrotada do pleito.

Vamos conferir. Por via das dúvidas, e como minha paciência esgotou, já comecei à desmascarar a Globo no meu blog. Quem sabe nós não temos cacife pra bancar esta peleja...

Abraços

Luciano

vinivga disse...

NG,

Comentario muto bom. Vamos enviar mensagens para o JN exigindo o mesmo para o lulla e a HH. Entrem no site globo.com/jornal nacional e deixem mensagem no "Fale conosco".

Agora é Alckmin 45.

marcos disse...

NG

o Alckimin ontem foi vítima de mais um ataque do PCC-Partido do Cumpanhero Candidato, e apesar da tentativa de constrangimento, ele saiu-se muito bem, sem deixar nenhuma pergunta sem resposta.

Agora, vamos ver como é que serão tratados os outros candidatos.

Angelo da CIA disse...

Olá Nariz,
Eu gostei da entrevista. Me remeteu à sabatina feita pelo casal a Ciro Gomes. Agora, compare a postura de Geraldo com a de Ciro: Enquanto o segundo perdeu as estribeiras - como de costume, diga-se - Geraldo manteve a sua calma que chega até a ser irritante.
A grande surpresa é ver que há jornalistas que não são babões e submissos a poderosos. Mas isto eu só terei certeza absoluta após assistir as entrevista com Lula.

(N.G.: Ângelo, Ângelo...eu acho que você vai se decepcionar).

Carl Amorim disse...

Ora Nariz,

Você sabe quanto custa criar três de uma só vez?

Esperar outro comportamento dos dois é até ingênuo, pois as vagas na Record e no SBT já foram preenchidas por aqueles que discordam da Famiglia do Capo.

Veja o que aconteceu com o Alexandre Garcia.

Com Lulla, estadista será o mínimo que dirão dele.

Paulo Cavallieri disse...

É Nariz, você gera poucos comentários, mas sempre vão direto ao ponto!

Mas não espere tratamento igual, vai haver muita dissimulação, vão fingir que apertam o Lulla, mas vão lhe dar oportunidades de falar a pauta combinada.

Infelizmente perdi a ilusões. A Globo já é chapa branca faz tempo, a Band não era, passou a ser, com a contratação Franklin Martins então, descambou.

O Pt já manipulou a imprensa, o crime organizado, o comgresso e agora quer lançar a contituinte. Se olharmos bem veremos que o único objetivo é o golpe de estado, que sempre foi o único objetivo PTista.

marcia disse...

eu fiquei estupafada. Pensei que essa tais entrevistas era para que os candidatos falassem sobre suas propostas de governo. mas nao perdi tempo, entrei no site do JN e mandei ver... quero só ver a imparcialidade do JN na entrevista com o apedeuta, o Excelentissimo Senhor Presidente Luis Inacio....LULA da Silva

serah disse...

Faço minhas as vossas palavras. Acentuadas e pontuadas.

Parabéns.

Serah!!!!??

MamaLua disse...

Nariz,
acabo de saber que a entrevista com o Lula será no Alvorada. No mesmo instante me veio na cabeça aquele Roda Viva com ele: tudo friamente calculado, com direito a conhecimento prévio das perguntas e tempo para os "auxiliares" criarem as respostas mais convinventes para o shozinho.
Será que vai dar repeteco, ou o JN terá a "marca da isenção"?
Uma colega me disse que a Rede Globo tinha uma grande dívida, que foi saldada em parte pelo Governo Federal. Especulações à parte, pode estar rolando uma nova versão da edição do debate LulaxCollor, para favorecer o Apedeuta.
Um abraço.

PS: Nosso tucano até que contornou bem o arrocho da entrevista, não é mesmo?

Aluizio Amorim disse...

Nariz: tudo o que está acontecendo beneficia o PT: pesquisas, ataques terroristas em SP, massacre de Alckmin pela Globo, tudo, tudo faz parte de uma gigantesca armação. Por exemplo: veja se há alguma declaração de um grande empresário sobre essas ações terroristas? Depredam agências bancárias, mas nem um piu dos banqueiros. Nem a poderosa FIESP, nem a CNI. Bom com relação à CNI, todos sabem que seu presidente, ex-banqueiro de Pernambuco, está apoiando Lula. O que falo pode parecer "teoria conspiratória", mas é muita coincidência demais. E, para finalizar, a grande mídia é conivente, com de resto, seus "grandes" jornalistas.
abs
Aluízio Amorim

jorge nobre disse...

Ah, se eu também não estou pagando pra vê!

O amigo terrorista de HH, Achile Loro, poderia também ser tema de uma pergunta. Eles perguntaram ao Alckmin sobre o antigo motorista de Maringhela, Aluísio Nunes Ferreira? Acho que não.

Peregrino disse...

Antes da morte do jornalista Roberto Marinho, a Globo nadava em problemas. Algumas línguas mais afoitas diziam que a vênus prateada estava indo a pique. Depois vieram os empréstimos do BNDES, o acordo do padrão japonês da TV digital etc. e eis que da Globo já não se ouve falar dos problemas. Seria interessante que alguém com expertise se debruçasse sobre o balanço contábil do Grupo Globo, até mesmo para evitar comentários mal-intencionados dessa "oposição branca, elitista e golpista"

Eliane Moura disse...

Nariz, vc tá querendo que 2 jornalistas da Grobo sejam isentos??? Acorda, guria! :-))

P.S."PCC-Partido do Cumpanhero Candidato" é uma pérola, né não? ahahahhaaha!

Bjins, Eliane Moura

Alexandre disse...

Nariz.
Primeiro há que se perguntar: quem será entrevistado?
O candidato ou o presidente?
Se todos são candidatos , por que o "ultra-ético" vai ser entrevistado no Paláciop do Planalto?
Acho que suas dúvidas serão dissipadas a partir destes questionamentos.

Lele Carabina disse...

Perdi a entrevista de Alckmin (estava em aula)! Vou procurar na net para ver. Mas já li nos blogs da vida que ele foi metralhado, mas se saiu bem, e é isso que importa, que saiba responder com postura e firmeza, sem sentimentalismos.
Mas parece que o povo do país das novelas adora um cafuné político, aquela fala sentimentalóide como o Lula tem.
Não tenho dúvidas de que Lula será poupado... e do jeito que ele fala rápido e enrola bastante, vai responder umas duas perguntas... rsrs

Nick!! disse...

Como vimos, perguntas formuladas pelo JN ao Presidente foram basicamentes as listadas pela blogueira.