segunda-feira, 14 de agosto de 2006

É Fantástico!

Marcola deve ter ficado bastante contrariado com a Globo ao perceber que ela transmitira o tal DVD apenas para a praça de São Paulo. E o fato é que a libertação de Guilherme Portanova ocorreu somente depois que o Fantástico apresentou o caso em rede nacional.

Também não deve ter sido coincidência aquela matéria, quase ao final do programa, que mostrava o quanto o PCC anda "aterrorizando São Paulo". Ela soou especialmente estranha em um final de semana para o qual a organização criminosa prometera ações espetaculares, mas que foi absolutamente tranqüilo para os paulistas.

Se houve ou não novo contato do PCC com a emissora, exigindo uma matéria de destaque no Fantástico como condição para libertarem o jornalista, jamais saberemos. E jamais saberemos porque este é o tipo de coisa que mostra o quão exposta ficou a emissora ao aceitar a coação – e o quanto expôs toda a imprensa com esta atitude. Admitir que, mesmo depois de ver atendida a primeira exigência, o PCC voltou a negociar, implica em dar razão a todos aqueles que advertiram que com terroristas não se negocia - e que a Globo estava abrindo um precedente perigoso.

O pesadelo acabou para a família de Guilherme Portanova. Comemoremos, pois. Mas não esqueçamos: ele está apenas começando para todos os membros da imprensa e seus familiares.

12 comentários:

Emiliano disse...

NG,
costumo concordar com os seus posts, mas destes sobre o repórter sequestrado eu preciso discordar.

A frase "com terroristas não se negocia" é forte, bonita, de efeito, mas quando se trata da vida de uma pessoa inocente, acho que precisamos pensar duas vezes.

Acho que não devemos fidelidade, sinceridade, amizade, nada aos terroristas. Acho que a polícia deve criar ciladas, emboscadas, atirar pelas costas, etc. Mas simplesmente dizer que não negociamos com eles e permitir que façam o mesmo que fizeram com Tim Lopes, isso não.

Até porque após matar este jornalista, eles sequestrariam outro e diriam: "Vcs viram que matamos mesmo, vão querer negociar agora?".

Ze Carlos disse...

Comemoremos! O rapaz saiu com vida e tudo bem!

E agora? Como evitar novos sequestros? Como acabar com o PCC? Como minar a liderança do Marcola? Como fortalecer o Estado nas favelas? Como tornar o sistema prisional justo e humano? Como diminuir o trafico de drogas? Como diminuir a corrpução policial? Como profissionalizar os jovens carentes de forma atrativa?

NÃO SEI!

Só sei que não é culpando a Globo, o PT, o PSDB que vamos encontrar soluções!

Os bandidos estão se unindo e a sociedade "do bem" se acusando!

Um abraço!

P.S. Não se aporrinhe comigo! Gosto de suas opiniões mesmo contrarias às minhas!

MinasBlog disse...

Acabo de visitar um blog muito interessante e deixo aqui um convite para você visitá-lo.
MINASBLOG - http://www.itvmg.org.br/minasblog.
O Minasblog trata de questões polêmicas sobre a disputa eleitoral para o governo de Minas Gerais. Apresenta artigos, entrevistas e comentários sobre os principais assuntos que a cobertura diária da mídia não quer ou não ousa comentar. Um espaço democrático, informativo e interativo. Vários blogueiros já estão inclusive linkando o Minasblog. Vale uma conferida.

MINASBLOG -> http://www.itvmg.org.br/minasblog

XaPyLanDon disse...

O repórter não se candidatou a mártir se empregando na Rede Globo. Até prova em contrário o crime locupleta-se com o fruto do crime, geralmente bens ou o dinheiro que os possa comprar. Quando o crime visa em primeiríssimo plano a imposição de sua vontade sobre a vontade da sociedade e seus governos estabelece-se a tênue margem entre as patologias criminais exóticas. A engenharia reversa aplicada aos métodos e possíveis métodos da patologia criminosa podem no máximo antever as prováveis inovações nas modalidades do crime. Impedí-los de acontecer só com o treinamento da sociedade como um todo, coisa que definitivamente ainda não estamos dispostos a fazer como fazem os Israelenses. Enfatizar e priorizar a visão do crime pela lente que vige no período pré-eleitoral é perigosamente insuficiente para clarificar e atribuir as responsabilidades do crime ao próprio criminoso. Transformar a opinião do próprio criminoso sobre si em outdoors gratuitos massifica a sensação de que o criminoso é que tem a razão.

Emiliano disse...

NG,

À medida em que fui lendo os seus argumentos, fui concordando com você, mas há pequenos detalhes que me fazem persistir no meu ponto de vista. Provavelmente não chegaremos a um acordo neste assunto especificamente... Ainda assim, vou pontuar algumas coisas rapidamente: (1) Não tenho filhos, mas obviamente entendi sua comparação. Entretanto, filhos fazem birra por um brinquedo, terroristas ameaçam tirar a vida de alguém. A criança chora, esperneia, se joga no chão, problema dela. O terrorista ameaça matar alguém -- isto é sério. (2) Se veicular mensagens salva vidas, oras, vamos veicular mensagens. O ponto central nessa discussão é a vida, NG.

Enfim, nós precisamos montar um esquema que impeça esses crimes de acontecerem e, acontecendo, que sejamos capazes de resolvê-los. Se antes disso os caras conseguirem sequestrar alguém, ahhh, devemos fazer tudo para salvar essa pessoa.

NG, enquanto o exército fizer acordo com bandido prá recuperar armas, enquanto a polícia for cúmplice dos bandidos e enquanto nós não cobrarmos atitudes decentes inclusive e principalmente dos candidatos que apoiamos, vamos ter que rebolar para salvar uns aos outros. Refém salva refém.

ps: gostei do Mutatis mutandis. ;-)

(N.G.: Emiliano, parece que você está tomando argumentos de "O Editor" - que é meu leitor e visitante - como se fossem meus. Leia com atenção: o comentário sobre filho, mutatis mutandis, etc, é dele - não meu)

José Alberto disse...

Olá:
Como sempre é um prazer vir aqui ver as tuas novidades.
Muito interessante.
Um abraço,


Novo artígo no EG.

Emiliano disse...

É, de fato assumi que "O Editor" = "A Editora" = "NG". Desculpe a confusão. Coisas de gente nova no blog. ;-)

lenita disse...

A Globo teve um comportamento impecável, como empregadora e como empresa de comunicação. A culpa da situação terrível em que nos encontramos, em todo o Basil, não é da Globo. A solução não é prender, prender, prender. A solução é Governar, Governar, Governar!
Nosso Judiciário, Tribunais e Ministro da Justiça, é que são os culpados.
Um outro Tim Lopes acuaria ainda mais a Imprensa e a população. Desculpe, NG, discordar de uma amiga querida, mas a Globo fez bem.
Quanto ao problema paulista, especificamente, demitir esse secretário de justiça ajudaria muito o candidato do PSDB/PFL. Não sei porque não o fizeram até agora.

sosi disse...

Bons velhos tempos!!!

Assim éramos educados 30 anos atrás e o Brasil era temido economicamente até pelos países escandinavos. Hoje, o país é visto como um saco de gatos sem futuro.

QUEM LEMBRA DESTA MUSIQUINHA?

"Nós, criancas do Brasil, desde cedo entendemos como é bom participar do progresso do país.
Lá- lá - lá - lá- lá
Lá - lá- lá- lá- lá

O dever de construir não é só de nossos pais, vamos todos contribuir.
Um só esforco para o bem de todos que faz o país progredir.
Pois o futuro desta nacão depende das criancas do Brasil.
Lá- lá - lá - lá- lá
Lá - lá- lá- lá- lá

paulo leme disse...

desculpe nariz,
Discordo, talvez em teoria vc até esteja certa, mas é muito fácil e confortável em casa
ser contra a se_sujeitar,
"pimenta nos olhos dos outros..."
Mas é uma situação sem saída, daí ser usada, rejeite este seu lado "Condoleeza",
dê um desconto à Globo,
Ela fez o certo, só achei errado ela consultar ONGs, entidades internacionais, ABIs
não sei o q mais, para fazer média.
(já pensou se o jornalista sequestrado é parente/ irmão/ ou amigo querido? vc pensaria igual?
(nem Jack Bauer)

(N.G.: se não fosse jornalista, mas fosse meu irmão, o DVD não iria ao ar. A propósito: Condoleeza é aquela senhora cotadíssima para concorrer à presidência dos EUA? Abraços, Paulo.)

Daniel disse...

Não foi a polícia que negociou, não se trata de uma negociação do Estado com bandidos. E até seria, no caso da preservação de reféns. Um dos métodos usados para caso de seqüestro é a negociação, Foi da Globo. Quem sabe se o próximo é do Jornal Independente Boca de Forno; ou o filho da dona do apto vizinho; assim como o do publicitário, do irmão do cantor sertanejo, entre tantos fregueses de estatísticas. Um pacote de dinheiro, um carro blindado ou uma fita de vídeo, não interessa. Uma coisa é o seqüestro de dois funcionários da Globo que não serviram de cadáver aos urubus de plantão, outra coisa é discutir políticas de segurança pública.

paulo leme disse...

OK Nariz,
Espero q não tenha oportunidade de se ver em_situação parecida com a da Globo, para checar suas palavras.
A_propósito, percebi uma certa admiração por Condoleeza, espero q seja pelo motivo certo
- sua trajetória de vida -
e não pela sua atuação como Secretária de Estado,
que traduz o nefasto Bushismo.