quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Não riam. Desconstruam.

Imprensa em peso comentando as gafes de Lula na entrevista concedida ao Jornal Nacional.

Com razão.

Para começo de conversa, o presidente deu respostas fracas às boas perguntas de Bonner e Bernardes. Ficou naquela conversa mole, de que um pai nem sempre sabe o que acontece com os filhos, pi-ti-ti-pa-ta-tá. É verdade que admitiu, pela primeira vez, que foi decisão sua afastar os companheiros José Dirceu e Antônio Palocci - mas continuou se negando a esclarecer sobre quem o teria traído.

Os vexames - aos quais já estamos quase acostumados - se fizeram presentes: o presidente do Brasil desconhece a extensão das nossas fronteiras e da nossa costa. Atrapalhado, ele certamente arrancou risos da oposição ao declarar que tudo, neste país, só faz crescer..." única coisa que cai é o salário..."

Não consegui rir. Não achei a menor graça. Simplesmente porque a maioria dos que votam em Lula não sabem , não querem saber - e têm raiva de quem sabe - a extensão das nossas fronteiras. Esta é uma informação que não lhes serve para coisa alguma. E se não serve para eles, não deve servir para o presidente também.

Eis o elo, a liga que se faz entre um presidente populista e os seus eleitores: ele sabe o que eles gostam e precisam ouvir. No caso específico de Lula, ele sabe que a maioria daqueles que nele votam precisam ouvir que continuarão recebendo o Bolsa Família. E se isso lhes for dito por alguém com quem eles se identificam, não há motivos para mudar o voto.

"Mudança de voto" é assunto que deveria interessar a qualquer candidato da oposição que esteja seriamente empenhado em ir para um segundo turno. Pois eu não sei se vocês já pararam para fazer as contas mas, se acreditarmos nas pesquisas, será preciso tirar votos de Lula.

Maior capital político do governo Lula, o Bolsa Família tem sido assunto preferencial entre os candidatos da oposição - que se apressam em garantir que darão continuidade ao programa. Acontece que isto Lula já dá. Lula é a garantia de Bolsa Família acrescida daquelas características do homem que veio do povo.

Tirar votos de Lula implica, pois, desconstruí-lo naquilo que arranca risos a alguns, mas que é a sua fórmula de sucesso: a sua imagem de inocente ignorância e o seu jeito homem simples do povo - coisa que ele já não é há décadas. Isto não significa, necessariamente, baixar o nível da campanha. Significa apenas mostrar o verdadeiro Lula: o sindicalista experiente, que jamais poderia ter sido traído ou ignorar o que se passava a sua volta.

13 comentários:

lenita disse...

NG, foi a melhor análise que li até agora. São 2:36 da manhã e estou até agora lendo e procurando o que ler sobre a entrevista ao JN e à Globo News. Você acertou em cheio. Esse sindicalista matreiro que de bobo não tem nada, sabe o que dizer ao povão, ela toca a massa como um violino!
Creio que se o candidato do PSDB não largar um pouco a postura de estátua, não se dirigir ao povo numa linguagem que o povo entenda, o Lula vai ganhar. Não estou dizendo falar errado, cruz credo, veja bem. Falar corretamente não implica em ser barroco nas palavras. Fazer o jogo do Lula, do PT e de seus militantes mais aguerridos, mas ao contrário. Os petistas fingem ser ignorantes, mas, provocados, escrevem num português escorreito. Já reparou?
Hoje o Lula forneceu um vasto material para campanha do concorrente. Confessou que despediu o Dirceu e o Palocci, foi agressivo com o Monforte, foi ridículo a 'explicar' o caso okamoto, mostrou até raiva, não soube responder, ou não quis, aquilo que não lhe interessava.
E ninguém lhe perguntou se ele nunca ficou intrigado com a fortuna gasta em sua campanha de 2002.
Combater com as mesmas armas! Vamos lá!

putz disse...

FALA A ALMA DO DITADOR:

- “quando você é oposição, pode tudo; quando é governo, tem de usar medida provisória”;

Quer dizer, elle SEMPRE pode TUDO, seja na oposicão por meio de protestos, alardes, escândalos, ataques, violência, crimes; seja no governo por meio de crimes e MP's.

Tadeu disse...

Nariz Gelado:

A entrevista do Lula serviu para mostrar o Presidente que a gente não tem, que está sendo praticamente reeleito por um povo brasileiro que não está nem aí, porque, a exemplo do próprio entrevistado, não sabe onde é o aí.

Enquanto isso, Geraldo Alckmin continua fazendo a sua brilhante campanha para se eleger Presidente do Canadá. Ontem, no Jornal Nacional, falou que implementará mudanças na macro e na micro economia.

Será que a campanha de Geraldo Alckmin não poderia observar que, assim como ele cresceu com os comerciais de TV e com o programa do PFL, batendo no Lula, ele desabou quando começou a falar todos os dias no Jornal Nacional, para o povo canadense?

Será que o PSDB ainda acha que o marketing que elegeu Alckmin em São Paulo, falando num Covas que o Brasil já esqueceu há anos ou no gestor eficiente, funciona no Brasil onde o grande fenômeno político é um iletrado que dá esmola para os pobres?

Até quando vamos ter que ficar sofrendo vendo Lula ser reeleito no primeiro turno graças a incompetência da Campanha Alckmin, que não consegue nem mesmo fazer com que ele fale como gente, como pessoa e como povo no Jornal Nacional?

Paro por aqui, Nariz, e sugiro:


que o PSDB desconstrua Alckmin.


Se isto não acontecer, Lula se reelege no primeiro turno com a mão nas costas.

recasampa disse...

NG fiquei enojada com a entrevista de ontem. Tb não tive vontade de rir, até pq, não entendi pq ele a Fátima Bernardes estava rindo. Era da nossa cara??? Além disto, achei um absurdo a resposta dele com relação ao direito de quebra ou não do sigilo bancário do Paulo Okamoto: " o Okamoto tem o direito de ter ou não o seu sigilo quebrado". Senhor Presidente da República: infelizmente este não é um direito nosso, visto a solicitação judicial. E por que o Francenildo não teve tal direito???????????

Moita disse...

Quase morri de rir quando Lula disse que "o que eu mais combati, no governo, foi a ética".

um cheiro

stefano disse...

NG,

não entendi sua frase dizendo que Lulla finalmente -a-dmitiu que foi ele quem afastou seus capangas...Pô, ele não afastou coisíssima nenhuma...os capangas TIVERAM quwe sair para não prejudica-lo...lembra não??

(N.G.: na época, fizeram tudo parecer exatamente como você se diz: como se eles tivessem se afastado para poupar o governo - e Lula simplesmente tivesse aceito os seus respectivos pedidos de demissão. Ontem à noite, Lula deixou claro que foi ele que os convidou a sair. Isto comprova que Lula não é um fantoche: desde o início, é ele que tem as rédeas nas mãos. Entendeu?

lenita disse...

Concordo inteiramente com o Tadeu. Ou a camaonha do Alckmin se lembra que ele não está falando com a classe intelectual paulista, ou vai tudo para o espaço! Como ele não é nordestino filho de mãe analfabeta, não estou sugerindo que vá andar de cangaceiro, nem comer buchada diante da câmeras. estou falando em chegar ao coração das pessoas, como getúlio fazia, ou o Juscelino, sem se despir de suas personalidades. Agora, o jeito detaché e frio do Alckmin, não vai levar a lugar algum. Pelo amor de Deus, PSDB, acorde!
Antes que eu me esqueça, um recadinho: Aécio Neves e José Serra terão para sempre o meu desprezo. Sua ambição desmedida não levou em conta o Brasil! Em 2010, vou prefirir votar no cacareco. Espero que os paulistas o ressuscitem.

MamaLua disse...

Nariz,
É assustador ouvir o cara falado. Dá a real dimensão do tamanho do buraco onde estamos enfiados. E ele é profundíssimo.
Digo e repito: Geraldo ainda não mostrou-se como a melhor opção que é.

Um abraço e um ótimo final de semana.

Joaquim Mitchel disse...

De novo, fronteiras ....
Como falei, ninguém se preocupa com a segurança da nação.

Helena disse...

O grande gol do Lula é conseguir passar para o povão a imagem de algo que ele já não é há muito tempo: um deles.

E com a bolsa esmola na mão, claro.

beijos,

Helena

Aluizio Amorim disse...

Grande, Nariz! Excelente análise. Concordo com o que vc colocou. Mas o que seu sinto é que Alckmin parece estar só ou mal assessorado. Como tenho experiência nessa área, chego a ficar angustiado com tamanha incompetência na condução da campanha. O relacionamento com a imprensa está horrível. E nesta área há tudo para fazer. Mas tem de ter competência e trabalhar muito, sem parar. Há que ter uma equipe só para monitorar a internet e a mídia tradicional. Todos os dias umas duas reuniões de avaliação, decisão seguida de ação. Oh...que pena que não estou lá...embora tenha tempo e disponibilidade, além de possuir uma empresa de consultoria e assessoria de imprensa. Ah..., se estivesse lá a galera da notícias ia dançar miudinho. Ah, ia sim, hehe
Abs
Aluízio Amorim

ARS disse...

Nada mais surpreende, desde que se denunciou a organização criminosa que tomou o poder, após as eleições de 2002. O governo de farsantes que pretendia mudar o Brasil, em tudo repete as práticas nefastas daqueles que o antecederam. Mas ao menos uma verdade cristalina surgiu entre tantas mentiras pronunciadas nesta entrevista antológica. O presidente-candidato, um despreparado que sequer tem noção do tamanho do país que deveria governar, traiu-se ao demonstrar como "combate a ética", mais do que qualquer outro. Um representante típico do atual quadro político brasileiro.

Nick!! disse...

O JN fez bonito, e, como aconteceu com o Alckmin, apertou o Presidente em pleno horario nobre. Se ninguém notou, as perguntas formuladas pelo JN ao Presidente foram basicamentes as listadas pela blogueira em post anterior. O Lula, velho de guerra, conseguiu dar o recado que no seu governo a controladoria funciona e a polícia federal faz o seu trabalho, mas não pôde conter o nervosismo e muitos erros com números e atos falhos.