quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Levei meu nariz ao debate.

Estando em São Paulo, eu e este meu arrebitado nariz fomos assistir, in loco, ao debate presidencial da TV Gazeta.

Debate com regras confusas, que não foram bem assimiladas nem pela apresentadora da casa, Maria Lídia. A mulher, aliás, é um trator: sinaliza o final do tempo regulamentar com uma fúria de fazer Átila parecer uma noviça. E reclama, com igual delicadeza, quando o candidato não utiliza o tempo todo.

Os pontos altos, para quem não viu, já estão ganhando destaque nos principais portais da web: críticas ao candidato-presidente-ausente (não entendo a admiração...Há quatro anos que ele é candidato e presidente e ausente), acrescidas das considerações finais de Cristóvam Buarque. Ao defender a importância de um segundo turno, o candidato do PDT pediu votos a Heloisa Helena e Geraldo Alckmin.

Mas isso tudo, se não viram na TV, vocês podem ler nos principais veículos de comunicação.

Quero mesmo é falar dos bastidores.

Como de praxe, os candidatos acompanham toda a transmissão a partir de monitores colocados no piso do palco. Eis que, quando os debatedores já estavam em seus respectivos púlpitos, a transmissão abre com uma pequena biografia, recheada de fotos da infância e da trajetória política dos três - estaria Gonzales fazendo escola? Enfim...Importa é que foi uma boa oportunidade para observar as reações dos candidatos diante de suas próprias biografias.

Geraldo pareceu emocionado. Foi com um meio sorriso, uma expressão quase carinhosa, que ele assistiu àquele breve resumo de vida. Heloisa ficou muito séria - aliás, a senadora permaneceria séria, parecendo uma atleta em concentração, durante quase todo o debate. A reação veio quando o monitor mostrou uma cena da CPI dos Correios: uma Heloisa furiosa, dedo em riste, partindo para cima de seu oponente. Aí Loló ergueu os olhos para o alto e sacudiu a cabeça em negativa, como quem diz " pra quê mostrar isso, meu Deus?". Tão contrariada ela estava que nem percebeu o sorriso solidário que Geraldo lhe dirigia. Cristóvam...Bem..Cristóvam nada. Nem uma foto sua, em calças curtas, a bordo de um triciclo, conseguiu arrancar-lhe qualquer expressão.

Mas eu disse, acima, que as regras eram confusas a ponto de nem mesmo o trator Maria Lídia conseguir assimilá-las muito bem. Lá pelas tantas, a apresentadora atrapalhou-se ( não me perguntem detalhes, eu também estava confusa). As câmeras estavam em Cristóvam. Diante da confusão de Maria Lídia, Heloisa Helena começa a rir. Percebendo que Cristóvam estava prestes a dirigir-lhe uma pergunta, a senadora se desespera: mão na boca, ela tenta, a todo custo, conter uma gargalhada. Olha para o púlpito, depois para o alto. Finalmente, consegue respirar fundo e engolir o riso antes que as câmeras estejam novamente sobre ela.

Fim de debate, vinheta da TV Gazeta na tela e vocês jamais saberiam do caloroso abraço que Cristóvam e Geraldo trocaram no final. Se estão sabendo é graças a esta que vos escreve, que foi meter o nariz por lá. Que importância tem isso? Nenhuma. Por enquanto.

7 comentários:

lenita disse...

Ainda bem que temos esse nariz 'intrometido' para nos contar os bastidores do debate. Só não compreendi bem uma coisa: o Buarque pediu votos para HH e o Alckmin? isso é maravilhoso!

jml disse...

Quem sabe, se um ganha, o outro não vira (de novo) ministro da educação ?

Quem sabe...

A esta altura, só os mágicos. E os alkimistas...

Ângelo da CIA disse...

Caramba Nariz, estás a supor uma obviedade: Cristóvam apoiará Geraldo no segundo turno.

Ou será que você está indo além e supondo que Cristóvam poderá conseguir o cargo que ele realmente tem se candidatado nesta eleição: O de ministro da Educação em um novo governo?

Hmmm.... Sei lá, uma foto deste abraço seria tão reveladora.

Gili disse...

Ah!, Nariz, você em São Paulo, xeretando o debate e eu não pude conhecê-la... Acompanhei tudo do outro lado da telinha, lápis e papel nas mãos, carta na cabeça, e chá de camomila (gelado, pois a noite era quente, não?).

O que dizer do debate? Com efeito, restou a grandeza de Cristóvam Buarque e a desenvoltura e simpatia de Geraldo Alkmin.

É, Maria Lídia é um trator, mas gostei: apontou a cada bloco a ausência de Lula. Gostei, particularmente, quando ela disse - "não compareceu, aliás, nem respondeu ao convite da emissora".

Vamos em frente.

Um abraço,
Gili

Nina disse...

A importância de tudo isso, por enquanto, é que você é sensacional. Obrigada pelas informações deliciosas.

E que nariz, heim, se mentendo em tudo que é lugar...

Adorei. Sucesso sempre pra você e um beijo da Nina e do Capitão, que lê todos os dias seu blog mas nem por decreto divino escreve alguma coisa.

recasampa disse...

NG, tenho viajado muito por este Brasil de meu Deus, fiquei 2 dias no Mato Grosso. Sabe quantos eleitores de Lulla eu encontrei? NENHUM. Sabe quantos eleitores da HH eu encontrei? QUATRO. Quantos eleitores do Geraldo? VINTE. Senhores pesquisadores, por favor, me expliquem suas pesquisas.... Conversei com pessoas humildes e com pessoas mais intelecualizadas.... NG, vamos aguardar 1º de outubro....

Marcio disse...

Interessante história dos bastidores.Os eleitores de Lula existem , podem acreditar. O pior é que eles existem. Aqui no Rio de Janeiro, minha cidade, cidade estranha, muito estranha por sinal , que não se cansa de fincar os pés no atraso, existem os eleitores de Lula...tenho 3 amigos de uns 10 que vão votar no Lula !!..Mas eles não dizem....ficam escondidos; os interrogo pedindo pela bandeira, bottons, camisas e eles tangenciam, saem de fininho...eles têm vergonha do voto, têm vergonha de falar o porquê do voto...eu sei....eles são o típico perfil do Rio de Janeiro atrasado..estudam para passar num concurso público....se encontram dentro do universo daqueles que "acham" que o Lula saindo todo o universo do setor público ira ser desmontado....votam no Lider Espiritual Lula apenas por conveniência e se acham capazes de discutir a ética do governo FHC à luz da ética daquele que só pensa em si ou mesmo à luz da ética de Silvinhos, Delúbios e José Dirceu.
Os eleitores de Lula estão envergonhados , quietos, não abrem a boca...
Diante disso, não vejo como essa carga emocional de se votar com vergonha possa ser levada até o final....Muitos desses recuarão a poucos dias das eleições...E não precisamos de muitos pontos, a despeito da insistência da maioria dos jornalistas...Precisamos que Lula perca de 2 a 3 pontos e que esses pontos sejam direcionados para qualquer outro candidato.
É o nosso país....e não o deixaremos nas mãos de uma organização criminosa !
Isso aqui PT , é o nosso país porra !!!! Não o seu !!