domingo, 3 de setembro de 2006

A maldição da centralização

Imagino que a decisão de unir todos os programas sociais do governo Fernando Henrique sob o guarda-chuva do Bolsa Família pretendia atender aos anseios centralizadores que tão bem caracterizam a esquerda retrógrada. Foi, também, uma forma aparentemente esperta de apropriar-se do bom trabalho feito anteriormente sem dar crédito aos realizadores.

Em época de eleição, porém, os petistas estão descobrindo que o tiro saiu pela culatra. A cada dia que passa, a escassez de assuntos no programa eleitoral de Lula está ficando mais constrangedora. Se eu não estou enganada, os marketeiros petistas já queimaram três programas falando do Bolsa-Família. E o problema é que o povão começa a pensar: " Ok, o Bolsa Família é bom. Mas é só isso?".

Tivessem os petistas mantido a fórmula original, teriam mais programas sociais para apresentar. Agora, correm o risco de se tornarem monocórdios. Castigo do marketing para quem insiste em pensar o mundo com as empoeiradas teorias do século XIX.

8 comentários:

Nina disse...

Minha cara,

Competência não é gripe que dá em todo mundo. E existe um abismo entre ter competência para ser candidato e possuir competência para governar.

Pegaram um nome bom de marketing e com ele levaram Lula a sentar na cadeira de Presidente da República. Tentam com a mesma receita mantê-lo lá por mais quatro anos.

Talvez este seja justamente o calcanhar de Aquiles da campanha de Lula.

A marca Fome Zero deu certo em 2002 porque existem pessoas que passam fome. As pessoas passam fome porque são pobres. A questão aprofunda-se quando questionamos então por que as pessoas continuam pobres.

Esse questionamento e as respostas representam o abismo entre candidatura e governo competente e o calcanhar de Aquiles do governo incompetente simultaneamente.

Marketing bom de voto que não saiu do papel, um vácuo na administração federal e uma explosão de falta de caráter que permitiu tantos e tão declarados casos de corrupção não podem ser ignorados.

Geraldo Alckmin terá muito trabalho e uma conta de água monstruosa para lavar toda a sujeira que será deixada por esses que hoje está aí.

O que não faltará a ele, estou certa, é caráter. Sete letras que não se definem pelo lugar em que você nasce ou se sua mãe nasceu analfabeta. O caráter se mostra pelas escolhas que você faz.

É hora de dar um fim a esse ciclo e começar outro. Por isso vamos ao segundo turno; vamos vencer a eleição no segundo turno; vamos dar início a um verdadeiro governo. E a partir de 2007 o Brasil voltará a ser governado pela competência e pelo caráter.

Um beijo especial pra você, que quando tudo isso começou nem sequer fazia idéia de como seria importante sua contribuição neste processo.

E sucesso, sempre. Mais do que nunca.

jorge miraglia disse...

Estranho este país,se eu sou candidato e faço uma doação de uma cesta básica é corrupção e devo perder o mandato,agora bolsa família pode e é considerado normal.
Estranho país este dominado por mafiosos de todas as cores e patifes de todos os tamanhos.
Ahh esqueci dos mentirosos dignos do Guiness!

Marcelo disse...

Oi, moça, sou seu fã, e afirmo isto sem nenhum pudor (rs).
Estou engajado na campanhada do Geraldo Alckmin e faço parte da comunidade do Alckmin no Orkut, onde meu principal trabalho, nos últimos meses, tem sido o de impedir que o pessimismo estimulado pelas pesquisas se espalhe por lá.
Durante todo esse tempo tenho sustentado um otimismo sincero, baseado na convicção particular de que é a coincidência com a percepção das ruas que dá respaldo às pesquisas. Como a percepção das ruas me diz que o Lulla perde feio aqui em São Paulo, sou obrigado a crer que os números apurados pelas pesquisas para o nosso estado estão incorretos. E isto altera significativamente o quadro das eleições.
Com efeito, uma vantagem larga a favor do Alckmin em São Paulo traz equilíbrio para o Sudeste, onde Lulla vence, e bem, em Minas e no Rio.
Daí em diante é só fazer as contas: Com equilíbrio e tendência de vantagem para Alckmin nas regiões Sul e Centro-Oeste, sobra apenas o Norte-Nordeste para Lulla nadar de braçadas.
Insuficiente para ganhar no primeiro turno.
Digo tudo isto, no entanto, para expressar uma certa preocupação que me assaltou por esses dias, considerando alguns fatos políticos.
Serra mostrou-se indulgente com a visita de Genuino ao Planalto. Bornhausen acaba de declarar que o PFL deve ir tratar de seus próprios interesses após as eleições. Ficou claro para mim que nem um nem outro acredita mais na possibilidade de uma virada.
Confesso que isso teve um efeito ruim sobre o meu otimismo. Será que eles possuem números que nós não sabemos?
Beijoca

Santa disse...

Perfeita análise,Nariz!
Bjs.

Eu_Não_Sei_de_Nada disse...

Pois é querida NG,

Não basta ser classe média para entender o povão.
Para ele, o povão, a coisa está ótima.
Para o povão, as coisas acontecem porque "Deus" quer. E o medo do povão é perder esta "boquinha" que é boa demais. Ganhar uns trocados sem fazer nada é maravilhoso. Então, Lulla faz como o Mário Amato fez naquela famosa afirmação, voltada para a classe média, lembra-se ?!!!
O povão não quer trabalho. Quer dormir até mais tarde, levar os filhos para a creche pública, onde eles comerão e passarão o tempo sem encher o "s" e ... receber os tostões dos planos clientelistas como os Bolsas "Tudo". É fácil demais. E, para Lulla que dizia alhos e bugalhos de Sarney, Barbalho, ACM, Calheiros e tradicionais coronéis da política brasileira e nordestina, até que ele assimilou bem o companheirismo coronelista dessas figuras, heim ?!!! Enquanto isso,.... vamos criando a maior massa de vababundos assistidos pelo Estado, aumentando a nossa fábrica de bandidos. Que pena, não é verdade ?!!!! Essa é a linguagem do povão e Lulla sabe disso, mas a classe média, não. Saudações de responsabilidade social eh eh eh

Moita disse...

É isso mesmo. Lula só tem o bolsa esmola pra mostrar, basta ver o perfil medíocre dos investimentos, especialmente, no Nordeste.

E mais ridículo ainda são as previsões de investimentos pros próximos anos.

Até agora ele só inaugurou "pedras Fundamentais" é uma vergonha.

jml disse...

Olá. Vim só fazer uma visita à amiga. Saber se está tudo bem. Tomar uma xícara de chá de camomila...

Peregrino disse...

NG,

O que está acontecendo com você? Será alguma maldição petralha? O blog do Reinaldo Azevedo tem passadio por problemas técnicos, também.

(N.G.: Trabalho, querido....Muito trabalho. Só isso. Um beijo!)