quinta-feira, 28 de setembro de 2006

O médico e o monstro

Até agora, as notícias dão conta de que Lula vai mesmo ao debate.

Está armado, portanto, o cenário para o embate do ano.

Não... Não falo de Heloisa Helena. Engana-se quem pensa que Loló irá direcionar toda a sua ira sobre Lula. A candidata do PSOL sabe que tem perdido votos para Geraldo Alckmin. E é provável que, hoje à noite, ela divida seu poder de fogo entre ele e o presidente. Quem ouviu os últimos programas de rádio do PSOL sabe do que eu estou falando. Ao longo desta semana, Heloisa já estava mandando recados ao PSDB.

Somada às regras do debate - que são rígidas, não permitindo insultos e outras atitudes extremadas - esta tendência pode significar que Loló acabará se apagando. Não haverá tempo nem liberdade para que ela tenha sucesso em atingir os dois candidatos - de modo que terminará por não ferir mortalmente a nenhum deles.

Por isso, eu apostos que o verdadeiro duelo de hoje será - vejam só, que surpresa - entre Geraldo Alckmin e Lula. Será o duelo do equilíbrio contra o destempero. Da inteligência contra a verborragia sindical. Do saber contra a cegueira e a ignorância ( não reclamem, petistas...Ele mesmo vive dizendo que nada sabe e nada viu).

Mas alto lá! Equilíbrio não significa falta de energia ou disposição para apanhar calado. Geraldo Alckmin foi a todos os debates realizados nestes dois últimos meses. Está, como se diz lá na minha terra, "nos cascos". É provável que passe - como, de resto, acontecerá a todos os candidatos - por um breve momento de nervosismo no início. Mas vai dar conta do recado, sim.

Podem acreditar. O médico está pronto para enfrentar o monstro.

15 comentários:

Ângelo da C.I.A. disse...

Eu só assisti o debate dos presidenciáveis na BAND. Me decepcionei com o desempenho de Geraldo. Ele estava o tempo inteiro inseguro e não conseguiu se livrar dos defeitos dele que são: não "falar" com o público e não mostrar nuances no tom de voz, aquela frieza característica.

Eu não sei o que esperar. Geraldo já enfrentou coisas como Maluf, Marta e Genoíno. Espero que hoje ele esteja muito bem preparado. Que sua equipe tenha feito um treinamento correto, tocando em todos os pontos que os adversários com certeza atacarão.

Para finalizar, acho que ele deve fazer o que resta de classe média lulista se envergonhar ainda mais de votar no apedeuta. Deve fazer vir à tona o cara que fala errado, que é preconceituoso e simplório, que nunca deveria ter chegado à presidência.
Vamos ver, estou ansiosíssimo.

jml disse...

NG, parece que o 'omi' amarelou... Também, entre ficar tendo que responder perguntas incômodas e ir pra um lugar onde só terá aplausos... Vergonha !

Suzy disse...

Infelizmente o Apedeuta covarde não vai....
Foi tudo "jogo de cena"...
RidícuLLo!

Peregrino disse...

E o Babalorixá, qual tatu, enfiou-se no esconderijo! Mas deixou o "rabo" para ser puxado! Vamos puxar o "rabo" dele!

paulo leme disse...

ihh
Santa inocência a nossa
achar q Lula ia encarar um debate
e rasgar a fantasia
se valeu a pena / só domingo saberemos

Marconi disse...

Tá nos cascos mesmo:
"nhemnhemnhemnhem... senador (tempo esgotado candidato, tempo esgotado)... senador, oque que o Sr.(tempo esgotado, candidato) fará para combater a "POLITICA"?(tempo esgotado candidato)..."

Flamarion disse...

Lula não indo perderia muito. Indo, perderia muito mais. Por isso, não foi.

Bem, teremos segundo turno.

jml disse...

Eu acho que sei a verdadeira razão porque ele não foi ao debate. É que ele... não sabia !!!!

ANASTAS disse...

Por que voto em Lula
"Goste-se ou não, o liberalismo é a ideologia dominante na nossa época.
(...) Cabe ao Estado assegurar condições propícias ao mercado, tornando estimulante empreender.
(...) Mas ainda não surgiu um candidato que pregue o liberalismo sem meias medidas. Alckmin poderia ter sido esse candidato (não será outro o vetor de seu governo, em caso remoto de vitória), mas que marqueteiro o deixaria correr tamanho risco?"

- trechos do artigo de ontem de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha


Os liberais estão inconformados, revoltados mesmo, com a possibilidade de mais quatro anos de um governo que acham "populista", por medidas como o Bolsa Família, o Luz para Todos, o aumento do salário-mínimo, a redução de impostos na cesta básica alimentar e na de material de construção para a casa própria, do crédito facilitado para aposentados, pensionistas e pequenos investidores...

Por isso, voto em Lula. São necessários mais quatro anos de Lula para que se pare com essa conversa fiada de que Bolsa Família é esmola, que o Brasil necessita é de mercado liberado (menos na hora do prejuízo, porque aí a Viúva "auxilia")... O Bolsa Família é um programa com regras - como, por exemplo, a que obriga a criança a comparecer à escola, ao médico, a tomar as vacinas - que contribuirão para um futuro melhor para o país, onde o Bolsa Família - aí sim - se tornará supérfluo. Mas isso não acontece de hoje para amanhã.

E enquanto o médio e o longo prazo não chegam, o que fazer com a legião de miseráveis que cerca as grandes cidades, com os mendigos - adultos e, tragicamente, crianças - alcoólicos, viciados em cola, benzina, thinner, esmalte, crack - muitos deles já completamente irrecuperáveis; o que fazer com os camponeses sem terra atropelados pelo agrobusiness; o que fazer com os que trabalham para os traficantes, para o crime em geral, se não há mercado de trabalho legal para eles; o que fazer com aqueles para quem o futuro já passou, que não se alimentaram a tempo, não estudaram direito, não têm o mínimo preparo para enfrentar esse mundo altamente competitivo do mercado liberado; aproveitarmos nossa imensa fronteira marítima e lançá-los ao mar, sem bote ou salva-vidas?

Se foram necessários oito anos de governo FHC para que o brasileiro se visse livre da dependência da correção monetária, que o fazia viciado em inflação, precisamos agora de mais quatro anos de Lula no governo para que o país entenda de uma vez por todas que se acabou o tempo de planejar o Brasil sem levar em conta os mais pobres. Por isso, sou Lula de novo

Peregrino disse...

NG,

No alvo! A Heloisa Helena foi para cima do Geraldo Alckmin, com tudo. Ainda bem que o Geraldo não é bobo e deu um baile nela.

Robson disse...

Música do Dia

Desesperar Jamais (Ivan Lins)

Desesperar, jamais
Aprendemos muitos nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento
Entregar o jogo no primeiro tempo
Nada de correr da raia
Nada de morrer na praia
Nada, nada, nada de esquecer
No balanço de perdas e danos
Já tivemos muitos desenganos
Já tivemos muito que chorar
Mas agora acho que chegou a hora de fazer
Valer o dito popular
Desesperar jamais
Cutucou por baixo
O de cima cai
Desesperar jamais
Cutucou com jeito
Não levanta mais

O Editor! disse...

Ângelo,

Esse é o problema. Quem enfrentou o Maluf foi o Covas (eu não gostava dele, mas ele era mais político que o Geraldo). Quem enfrentou a Marta foi o Serra. Não me lembro quem enfrentou o Genoíno.

O Alckmin é um administrador fantástico. É muito inteligente. Mas ele não tem carisma. Ele foi bem no debate, mas deveria ter ido melhor.

Agora, não me perguntem como. Se eu soubesse já estaria rico fazendo marketing político (mas confesso que teria feito a do Alckmin de graça. Consideraria um "serviço à nação").

Abraços,

O Editor!

Jorge Nobre disse...

A fuga quer dizer segundo turno.

O debate foi a chatice de sempre, mas não há duvida, para mim, que Cristovam e Alckmin tiraram votos do Lula. (HH talvez não). E se Lula perder votos, não importa para quem, Alckmin ganha.

recasampa disse...

Editor

o Geraldo Alckmin foi quem enfrentou o José Genoíno

Muriu disse...

HG

Me perdoe, mas a expressão não é "Na ponta dos cascos"?
"Na ponta dos cascos" ou "nos cascos" com ou sem cascos o importante, é dar um coice no Lula amanhã.

(N.G.: a expressão clássica é "na ponta dos cascos". Contraída, ela fica "nos cascos". )