terça-feira, 24 de outubro de 2006

Desafio

Não acredito mais nas pesquisas publicadas. Rompi com elas desde o primeiro turno, quando apanharam feio do tracking telefônico - quem duvidar pode procurar nos posts do último mês e meio.

Na última hora, os institutos correm para fazer ajustes. Fazem do termo "virada" uma praxe e da "boca de urna" a salvação de seus nomes no mercado...Alegam que já apontavam esta ou aquela "tendência", que o tracking distorce e que pesquisa é "fotografia de momento". Conversa. Já disse aqui: se há distorções no tracking, alguém deveria estudar o motivo pelo qual no primeiro turno ele já apontava, com 15 dias de antecedência, Geraldo Alckmin com números que as pesquisas publicadas só mostraram na boca de urna.

É por isso que eu duvido que a diferença entre Geraldo Alckmin e Lula esteja na casa dos vinte pontos. Primeiro porque o tracking diz que ela oscila entre 7 e 10 pontos - e está dizendo isto há pelo menos uma semana, fique registrado. Segundo, porque o desespero da campanha petista indica que eles não só têm o mesmo tracking como acreditam nele, ou seja: os lulistas sabem que nada está decidido e que pode haver surpresa.

Se os institutos de pesquisa ou seus defensores - Kennedy Alencar foi ridículo no Roda Viva - não gostarem, eu os desafio: a eleição acontece em cinco dias. O tracking diz que a diferença entre Lula e Alckmin não passará de 10 pontos percentuais. Mantido o tal índice de 20 pontos de diferença nas urnas, eu voltarei a acreditar na metodologia convencional dos nossos louváveis institutos de pesquisa. Caso contrário, sugiro que eles peguem o chapéu e ouçam, quietinhos, tudo o que se dirá a respeito. E o melhor que se poderá dizer é que eles fazem uso de uma metodologia ultrapassada, que apresenta quadros definidos e influencia de forma irresponsável os ânimos dos eleitores.

E aí... Estamos combinados?

38 comentários:

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

Se tivessemos oposição digna do nome, ela exigiria uma CPI para os Institutos de Pesquisa. Todos eles.
Será que chegaremos lá?

Marcelo (JMRandes) disse...

Oi, olhos verdes, oásis nosso... eu também não correrei o risco de ouvir a explosão do gol de fora do estádio: já que fui até aqui acreditando sempre, vou com esperança até o final. Bem que o último tracking antes da eleição poderia nos dar uns 3 ou 4 pontinhos apenas de desvantagem, né. Quem sabe? Vou estar atento. De qualquer modo, continuarei sustentando que um candidato que obteve 41% dos votos válidos no primeiro turno, esse candidato necessariamente está no páreo, não importa o que digam as pesquisas.

Sharp Randon disse...

Lula fez um negócio da China...  

Vai garantir a ampliação do Bolsa-Família nas regiões industrializadas do Brasil.

Sharp Randon disse...

Sabe quando eu vou jogar a toalha diante do "fenômeno Lula-PT" ?

Nem precisa responder, não é ?!

Sharp Randon gostou da brincadeira e não vai largar o vício, vai morrer antes.

Várias vezes... kkkk

Ressuscita como XaPyLanDon e toca o barco, até o próximo reencarne.

Depois de um ou dois banhos de água fria de pesquisa que se revela equivocada após a apuração, a gente aprende a ligar o desconfiômetro e dar mais atenção ao feeling que se estabelece.

É Geraldo - 45 contra a Esbórnia ressurecta.

Dá-lhe Nariz Gelado ! Viva a resistência !
Contra a mídia do pacto e pela liberdade de imprensa.

Marcos C. disse...

Combinadíssimo NG, concordo inteiramente com você.

Peregrino disse...

Póis é, NG! E a oposição já se movimenta para ver que tipo de "oposição" fará ao re(des)governo do lulo-petismo. Ora, bolas! Com o sem oposição (acredito que sem!) o segundo mandato do Lula será infinitamente pior do que o primeiro, por duas razões: uma crise externa (anunciada!), resultante dos problemas dos déficits interno e comercial, americanos, que penalizam as economias emergentes e dos problemas brasileiros internos (crise de energia, excesso de gastos em 2006, déficit da previdência etc).

Tais problemas levarão o próximo governo, qualquer que seja o eleito, a uma crise sem fim entre 2007 e 2008. Neste ponto, o ocupante do Planalto será abandonado pelo PMDB (eita partidinho oportunista!) e jogado às hienas, por causa das eleições paras prefeituras.

Como não existe um saco sem fundos de onde o governo pode retirar recursos indefinidamente para financiar seus gastos excessivos, em algum momento terá de parar para fazer alguns ajustes. Neste ponto virá inflação ou recessão ou as duas juntas. Será o fim do próximo governo. Neste caso, melhor que seja o governo do Lula, porque se o Alckmin ganhar agora terá de efetuar os ajustes necessários e possibilitar o retorno do Lula e seus sequazes em 2010, o que sepultará de vez a agenda liberal.

Logo, do ponto de vista da reposição da agenda liberal, a reeleição do Lula não será um preço tão alto a pagar.

Quem viver verá!

maroto disse...

Às vezes até penso que todos estes escândalos foram tramados pelo próprio PT numa cartada muito alta e mais ainda arriscada para: Desmoralizar, primeiramente, o Congresso Nacional, mesmo queimando muitos de seus nomes (alguns talvez não previstos)até mesmo para mostrar que 'corta na carne' para ser honesto, nós sabemos que é inócuo já q os mesmos ainda estão ou voltarão ao poder de alguma forma.

Segundo, dividir o país, incitar a luta de classes e racas, criminosos viraram vítimas da 'zelite' e até japonês virou destruidor de 30 anos de trabalho sofrido dos pobres nordestinos pedreiros. Conseguiu também!!!

Terceiro, talvez nem planejado, conseguiu desmoralizar e/ou dividir instituicões como PF, MP e o Judiciario já sempre antes tão lerdo, ineficiente, moroso e agora corruptível e até o quarto poder acabou desmoralizado como sendo parcial e suspeito.

Quem resta com a imagem íntegra, incólume, intocável e até mais forte para apontar o dedo e acusar, bradar e clamar por seus feitos de vale-esmolas(que tanto agradam o povão do pão e circo e é tudo o que interessa!) neste mar de desmoralizacão e divizão de tudo e todos???

LULA! O mito, o salvador dos pobres e oprimidos, o 'coracão valente', traído e solitário liderando o povo na sua luta contra a poderosa e infame 'zelite'! O importante foi todo o teatro que Lulla encenou com perfeicão de 'pobre coitado vítima das elites e dos amigos traidores como Jesus e outros personagens históricos' e se manter carismático com o povão idiotizado e conseguiu!

A idéia central sempre foi: se perder, perde tudo; se ganhar, ganha tudo.

Abrem-se as cortinas para o ato final! Matam-se os Poderes da República, enterra-se o Estado Democrático de Direito! Nasce um ditador: Lula!

Paulo Pimenta disse...

NG: será que há uma conspiração dos Institutos de Pesquisa para manter Lula bem no alto para incentivar o voto popular no vencedor?

Soube? disse...

Nariz, é delicado esse negócio...

Mas os petistas, a vida inteira acusaram os institutos de serem comprados, de fazer parte da grande elite... Sempre achei que era conversa de perdedor.
Em 2002, esses mesmos petistas, passaram a acreditar e valorizar as pesquisas. Aí achei que era conversa de ganhador.

Como os petistas fizeram uma mudança radical de posição, conceitos e atitudes, posso imaginar o que quiser.

Hoje, os petistas se justificam dizendo que fazem o que sempre fizeram os outros (veja bem, isso somente na concepção deles)...
Na idéia deles, os outros sempre compraram os institutos. Na idéia atual, eles só fazem o que os outros fizeram. Isso em termos gerais...

Sei lá... Não estou afirmando nada.. mas para um cara imaginativo como eu, dá pra pensar um bocado de coisas...

Ligia disse...

Combinadíssimo!!! :-D

abstrato disse...

po Nariz, mas na verdade a tatica de campanha do Alckmin eh desanimadora para quem, como eu, quer tirar essa petezada do poder...francamente, ver esse prizidenti no debate se gabando do aumento do numero de acessos a internet e de telefones celulares, frutos diretos da privatizacao FHC, eh de desanimar qualquer eleitor psdebista...eu nao sei o que se passa na cabeca dessas pessoas do PSDB e muitas vezes acabo mesmo acreditando na teoria conspiratoria do acordao de divisao de poder entre PT e PSDB...so pode ser isso...porque eu procuro e nao consigo encontrar razao alguma para que o Alckmin nao levante ele mesmo, essas questoes que sao a seu favor...ver esse prizidenti tirar proveito das privatizacoes que ele tanto critica (da boca pra fora eh claro), eh simplesmente repugnante...de resto fico indignado com esse povo ignorante que simplesmente comete uma tremenda injustica contra o governo FHC...esse mesmo povo foi extremamente beneficiado nessa gestao e nao consigo entender como deixamos chegar a esse ponto de constragimento, de ter que ficar escondendo o ex-presidente, quando nao verdade deveriamos exaltar o tremendo estadista e homem de visao que foi FHC...hoje vive-se certamente um dos capitulos mais tristes da historia do Brasil.

abstrato disse...

ah, e se perguntar pra toda essa patetada que vive defendendo estatais, pode acreditar que a maioria absoluta nao tem a minima nocao sobre qual eh a atividade da Vale do Rio Doce, por exemplo...defendem sem nem saber o que estao defendendo...eh so fazer um teste, pegue uns cinco patetas desse do povao e pergunte a queima-roupa "o que faz a Vale do Rio Doce"?...voce certamente tera respostas das mais descabidas.

Danilo Marcolin disse...

NG,

concordo com vc nos termos da estatística.
Agora, o embate que a campanha 45 tem feito é no mínimo auto-devastador concorda?
Essas pesquisas, e a maneira como o PT vem se portando por cima está fazendo o movimento se desfazer. INFELIZMENTE.

abraços

edirce disse...

Nariz,não precisa publicar. É apenas um relato do que me aconteceu ontem. Sou de Ribeirao Pires e fui a São Paulo, de trem. No vagão, em Mauá, entraram duas senhoras que ficaram, em voz alta, falando sobre as maravlhas do governo Lula (bolsa,Prouni,farmácia,é pobre como nós, etc...etc..)Desceram, como eu na Luz e... retornaram ao trem para nova encenação. De volta a Ribeirao, fui a um supermercado. Na fila dos caixas, lotados, um casal, jovem fez a mesma coisa. Eu os segui até a praça: riam muito, encontraram-se com outro grupo e foram para outro mercado. Até nos orelhões tem grafites tipo Alckmin privatista, espalham o medo e a desinformação, mas estão bem organizados.Detalhe: em Ribeirão Pires o PT tomou uma surra nas urnas.
um abraço
Edirce

Nina disse...

Li tudo num fôlego só.

Estamos combinados. Combinadíssimos.

Ranzinza disse...

De qualquer forma, NG, esta batalha esta' perdida.

Esta' na hora de tirarmos da derrota as licoes politicas para o futuro.

Espero que a oposicao amadureca. Entre outros, esta' na hora de renovar as liderancas. Meus olhos estao voltados agora para Serra e Alckmin e para o que farao e dirao daqui para a frente.

(N.G.: Desculpe, mas nenhuma batalha está perdida antes que chegue ao fim. Não entendo esta pressa de alguns em terminar a eleição antes de hora - não é verdade que teremos quatro anos para avaliar os erros? Não sei o que fará Geraldo. Mas posso imaginar o que fará Serra. Falaremos disso a partir de segunda)

jorge nobre disse...

Eu também duvido muito destes números. Para estarem certos seria preciso que o Lula não perdesse nenhum eleitor, ganhasse todos os eleitores do Cristovam e da HH, e ainda roubasse alguns do próprio Alckmim, o que é impossível.

Só que eu não sei se isso é um grande consolo. O Molusco vai ganhar. Se ganha por mais ou por menos, o que importa?

(N.G.: importa, Jorge. Se for por pouco, o mínimo que deveremos exigir é que os institutos revejam sua metodologia..Porque, intencional ou não, estará configurado o seu efeito danoso para o espírito do eleitorado)

serrista disse...

engracado a sua perseguicao a Serra... ele eh o unico que, mesmo tendo retirado da campanha presidencial pela campanha predatoria de Alckmin, estah trabalhando pelo partido...

muito mais do que o aecinho...

nao fosse por Serra, Alckmin estaria bem pior no SE.

Desnecessario lembrar que, pela uniao do partido, Serra deixou de fincar o peh para as eleicoes presidenciais, mesmo tendo 20% a mais nas pesquisas e mesmo batendo Lula... Mas de que servem essas pesquisas mesmo neh??

(N.G.: Serrista, eu já disse que, sobre isso, passarei a falar somente na segunda-feira. Mas estou acompanhando a coisa de perto o suficiente para lhe dizer que Serra não se empenha tanto quando deveria. Se você encara o pedido de uma plenária como "campanha predatória" sugiro que reveja seus conceitos democráticos. Finalmente, você deve estar chegando agora por aqui - ou saberia que eu também não alivio para o lado de Aécio.)

abstrato disse...

Nariz, (hoje estou falastrao..eheh)...deixando de lado estatisticas e pesquisas, sendo qualquer o resultado, fico muito feliz em constatar que a minha querida e SC nao se rendeu aos desmandos desse governo...foi com muita satisfacao que acompanhei os resultados das eleicoes na minha amadissima regiao sul e constatei que demos uma surra nas urnas em todos os descalabros petistas...deixamos o candidato petista alem da famigerada maxima "comendo poeira"...ehehe...realmente eh um pais diferente esse sul do meu Brasil...e agora vem o prizidenti dizer que nao entende a baixa votacao que teve no sul...ahahahah...seria, talvez, porque por essas bandas as pessoas ainda pensam?

abstrato disse...

"Confesso em público que houve um aumento da carga tributária", disse o ministro (Guido Mantega, Fazenda)durante apresentação em evento...".....eh isso que esta me deixando muito, mas muito irritado hoje...todas as mentiras e bravatas que o Lulla fala por ai sao facilmente "desmentiveis"...nao perdoo de jeito algum Alckmin nao ter se preparado para isso...nao sei se eh estrategia de marketing ou qualquer outra porcaria, mas fico enraivecido quando vejo que ate os proprios petistas admitem posteriormente que a maioria absoluta das "conquistas" desse governo sao ilusorias...nao existem...no maximo sao aprimoramentos de programas do governo FHC, esse sim, o verdadeiro momento de partida da estabilidade do pais...eu simplesmente NAO ME CONFORMO com essa apatia da campanha psdebista...alguma coisa alem deve existir, estou cada vez mais convencido disso...as vezes me sinto um idiota lutando por tirar o PT do poder, pois penso que nem os psdebistas desejam realmente isso...porque nao eh possivel se deixar nocautear de maneira tao ingenua, tao boba, tendo a sua mao todas as armas necessarias pra se dar uma surra nos mitomanos...fonte do clipping: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u111924.shtml

jml disse...

Minha amiga, minha amiga, tá feia a coisa, viu ? Dá uma tristeza imensa ver que -- ao que parece -- a maioria quer mesmo mais quatro anos de mentiras e de "eu não sabia". Aqui, em Fortaleza, reduto tradicional do PT, a quantidade de carros com adesivos deLLe demonstra o que irá acontecer. Dizem que fomos a capital que mais votos deu a eLLe. Mas eu pergunto: o que Fortaleza e, mesmo, o Ceará, ganhou nestes últimos 4 anos ? Qual foi a retribuição a tal demonstração de confiança ? Nada. Ou quase nada. O METROFOR, só pra dar um exemplo, está se arrastando, bem como as obras de duplicação da BR116, que nos liga ao sul/sudeste. Mas alguém escuta ?

serrista disse...

Bom, o Aecio eh mais lulista do que tucano. ENgracado o seu conceito de "plenaria"... e as plenarias que davam Serra como vitorioso nas eleicoes? De nada valem?

Alckmin impos a sua candidatura ou o partido rachava. Serra, responsavelmente, nao comprou a briga.

No mais, a campanha de Alckmin foi toda errada. Conseguiu ser enquadrado por Lula e o PT.

Desculpe, mas politica h para profissionais.

Eh claro que torco para que Alckmin ganhe. Mas que ele e sua equipe conduriram mal o processo, ah, conduziram...

agoira eh torcer... e votar.

(N.G.: Serrista, como eu já lhe disse hoje pela manhã, falarei disso a partir de segunda-feira. Até lá, me recuso a continuar esta discussão. Mas fique certo: a partir de segunda-feira, eu terei muito a dizer a respeito do "profissionalismo político" de José Serra - e de Aécio Neves também, é claro. )

Claudia Nathan disse...

Tomara! Tomara! Em italiano se diz: magari quando se deseja que uma coisa boa aconteça! Eu ainda acredito que podemos ter 45 na cabeça!

recasampa disse...

Gente acabei de chegar do Triângulo Mineiro, sou de R.Preto. Tanto na ida como na volta, parei em vários postos de combustível. Desci e conversei com as pessoas. Acho que a onda azul está pegando. Tem gente dizendo que só votou no Lula no 1º turno porque as pesquisas diziam que ele ia ganhar, agora estão indecisas, mas pendendo para o Geraldo. Tem um posto em Uberaba que passei lá uma semana ou 10 dias antes do 1º turno e o dono me falou com todos os caminhoneiros iriam votar no Lula. Hoje passei lá novamente e ele me informou que agora tá bem dividido, com muito mais pessoas dizendo que vão votar no Geraldo. Estas pesquisas estão sendo manipuladas. Temos que ir para as ruas, gente. Não tem nada perdido não. A vitória só depende de nós, única e exclusivamente.

Vicente Guilherme Canatto disse...

Se o presidente Lula ganhar estas eleições, o Pelé estará certíssimo pela frase que ele disse, "O povo não sabe votar". Este povo teve todas as provas que o Lula é mentiroso contumaz, não gosta de trabalhar, é cercado por gente traiçoeira, mas fiel aos líderes do PT. Tenho muita pena deste povo, principalmente dos nordestinos, estão sendo enganados pelos pseudo e neófitos coronéis (Sarney, Jacques Wagner, Marcelo Dêda etc...), quando se derem conta da besteira que eles estão fazendo, votando neste beócio, será tarde, muito tarde. Porém vou votar dia 29/10/2006, procurando fazer a minha parte.

patricia disse...

Nariz

Precisamos fazer alguma coisa,pois outro dia estive com gente humilde e eles trocam de votos o tempo inteiro.Perguntei a algumas pessoas sobre o voto e havia votado no Alckmin no Primeiro Turno mas iriam votar no Lula no segundo.
Todo mundo tem que ajudar.Hoje li a pesquisa do DATAFOLHA que LULA cresceu 11% no SUL.Por favor ,pessoal do SUL ajuda a gente.Facam campanha,para que eles nao mudem o voto,principalmente no interior dos estados.
Peço a Minas que ajudem o Alckmin.Facam campanha por la.Estou conversando com todo mundo nos predios e pedidno voto para o Geraldo.

abstrato disse...

"Lula chora em encontro com catadores" ....pronto, o clima pastelao agora esta completo...acabei de ler que o homi recebeu catadores de papel no Palacio do Planalto e saiu lacrimejando da cerimonia, lembrando os tais tempos dificeis delle...agora o homi comeca ate a dizer que ja passou "tres natais junto com os catadores", uma completa novidade pra mim...francamente, o preco do oleo de peroba vai disparar no mercado, levando em conta a lei da oferta e da procura...haja pano pra lustrar tanta cara-de-pau...

Anna Haedel disse...

Nunca acreditei muito em pesquisas porém se estiverem corretas, a maioria virou cúmplice e deixou de ser eleitor, como bem disse um famoso ator.
Há tempo para Alckmin reverter esse quadro desfavorável.

Lele Carabina disse...

Nariz, não estou muito entusiasmada não. Mas independente disso, meu voto está garantido. Nem que seja de resistência. E se não der no segundo turno, que dê no "terceiro". E que tu esteja certa!
Bjo.

recasampa disse...

NG saiu o novo tracking tucano. Está lá no pitacos.

Fernando C. Monteiro disse...

caríssima NG:
Concordo com a tese do post. Mas duvido que eles tenham a hombridade de aceitar o seu desafio, tudo porque são empresas de intimidades suspeitíssimas com os políticos da vez, de qualquer matiz, sempre imbricados num loop infinito corruptores-corrompidos. Como se diz em informática, para romper esse loop só reprogramando com a completa eliminação do bug ou desistindo da solubilidade do problema e reformatando o hd!
Cordiais saudações brasileiras (não bettistas, pelo amor de Deus!)

recasampa disse...

NG vc tem notícias de como estão as coisas aí no Sul? Está tudo como estava no primeiro turno? Ou seja, vitória folgada e garantida???

Eneida Maria disse...

Hoje, dia 16, Luiz Inácio Lula da Silva não aceitou se comprometer com a manutenção da constituição federal e através de Garcia foi informado que nada obsta que, se eleito , convoque uma nova Constituinte. Nova Constituinte para que? Isto está limítrofe a um golpe utilizando o povo como escudo para dizer que é uma transição democrática a favor dos menos favorecidos. Conheço este elenco de pseudo-esquerdistas que sobraram do tempo da ditadura - eu os conheço desde aquela época - Lula é apenas o marionete usado para que o povo se identifique com o operário - mas as intenções vão bem além disto e parece que a maioria não está se apercebendo - em respeito aos oque dedicaram suas vidas e morreram pela liberdade de expressão e a volta da democracia, não podemos continuar impassíveis perante esta aberração política - sequer contestada à altura pelos que se dizem oposição e já estão costurando acordos nos desvãos do desrespeito ao próprio partido

Li disse...

Oi Nariz!
Só pra dizer que o abstrato falou e disse, é isso aí o que eles tinham que frizar e não estão fazendo. Mas meus piores temores foram postado pelo Maroto ali. Tá tudo tão louco que não se duvida mais de nada!
Beijocas
Ligia

Mãe Brasil disse...

Nariz, querida,

COMBINADÍSSIMO!

como sempre, aliás.
você sabe que não sou de roer a corda.
aqui firme e forte no front.
e com saudade.
beijos para você e o Coronel.

Mãe Brasil

P.S. para mim estas pesquisas são todas cortinas de fumaça, para enganar bobo. ou o que é pior, para induzir gente ignorante.

Ângelo da C.I.A. disse...

NARIZ, vai aí o último post em meu blog. Espalhe!

Olhem que curioso. Espalhem por aí estes números, mandem para suas listas de e-mail.
Resultado das urnas no 1ºTurno:
lula 44,51% dos votos x GERALDO 38,13% dos votos

Últimas pesquisas DATAFOLHA:
( Um dia antes da eleição )
lula 46% x GERALDO 35%

( Dois dias antes da eleição )
lula 49 % x GERALDO 33 %

Diferença de votos em lula: -3,23% do último apontamento OU -9,16% do penúltimo apontamento
Diferença de votos em Geraldo: +8,94% do último apontamento OU +15,54% do penúltimo apontamento

Portanto, fiquemos atentos. Quando o DATAFOLHA, seguramente o melhor instituto de pesquisa. dá para Lula 60%, ele muito provavelmente tem 58% ou 54,5%. E quando mostra Geraldo com 38%, ele provavelmente tem 42% ou até 44%.
Correções nos índices das pesquisas vêm por aí. Fiquemos atentos. E nada de desânimo, esta eleição não está perdida.

Cristal disse...

Nariz !!!

Minha linda! Cadê vc ???

vlady oliver disse...

Querida; que governos e congressos, políticos frouxos e acomodados, institutos e métodos de pesquisa possam ser comprados à conveniência de um projeto político canhestro, não me impressiona tanto quanto a falência anunciada de nosso poder, amordaçado pelo risco de perder as gordas tetas que lhe dão substância. A mídia daqui é intestinamente dependente de verbas governamentais. Move-se claramente em favor de seus interesses imediatos. Ou não move-se, convenientemente. Até velhos blogueiros, sabe-se lá em troca de que vantagens, incluindo a mais primária falta de vergonha na cara mesmo, torcem como num clássico por sua opção, desconsiderando a premissa básica que norteia e fundamenta o bom jornalismo; você é livre para escolher o lado em que quer figurar, mas defenda-o com verdade e clareza. Se seu blog “estourou” em número de visitas, há um recado claro em andamento; muitos de nós já não se sentem confortáveis naquele outro blog; uma espécie de agremiação do neo-populismo barato, pago com nossos bolsos. Isto é um racha. E o país que emergir da votação de hoje será um país rachado; entre os que ralam e os que mamam. Este é o pais que aquele senhor quer para seus filhos ? Parafraseando o Coelho Pernalonga; “TCHAU, VELHINHO”