sábado, 14 de outubro de 2006

Sem imprensa

Geraldo Alckmin está sem assessoria de imprensa.

É o que se conclui após o candidato passar duas semanas tomando baile do PT em toda a mídia – coisa incompreensível para quem surpreendeu ao fazer 40 milhões de votos e levar a campanha para o segundo turno. Coisa igualmente inadmissível para quem fez um excelente debate na Bandeirantes.

Exceto pelas capas da Veja e da Época – mérito nenhum da assessoria, já que a Veja, pelo menos, mal podia esperar para fazer uma capa assim - os bons fatos gerados por Alckmin foram engolidos pela maestria do PT no trato com a imprensa.

A assessoria do tucano é lerda – característica do partido de um modo geral – ao responder às acusações que Lula e o PT lhe dirigem. Passam-se horas sem que haja uma resposta à altura. Na era da internet e do celular, isto só pode ser sinal de incompetência. E o que é pior: quando , finalmente, alguém acorda e resolve dar uma resposta, não raro ela vem na forma pouco palatável de uma “nota oficial”, que só encontra destaque na página do próprio partido.

E tem mais. A incompetência se dá, também, na geração de fatos interessantes e, sobretudo, no acompanhamento da sua repercussão. Eu gostaria muito de saber se alguém desta assessoria – notem que estou admitindo que exista uma – levantou o telefone para reclamar com os editores do Jornal Nacional pela chamada que deram na noite de quinta-feira: “Geraldo Alckmin aproveita o feriado religioso para fazer campanha no Santuário de Aparecida.” Não é uma beleza?

Aliás...a visita ao Santuário foi uma tragédia midiática. De fato, Alckmin foi ovacionado quando lá chegou, mas só a Rede TV mostrou isso. As demais redes deram destaque mesmo foi para o bate-boca com Suplicy. Não se pode admitir que um candidato à presidência, prestigiado por 40 milhões de votos, dê escada para Eduardo Suplicy. Que Geraldo se levantasse e fosse embora no mesmo instante em que Suplicy chegou. Qualquer coisa, menos aquela briga de comadres, aquela munição gratuita entregue à imprensa simpatizante do lulismo: “Suplicy pede respeito a Alckmin no próximo debate” ou "Suplicy põe Alckmin em 'saia justa'" dão a medida das pérolas publicadas.

Perda de tempo, porém, tratar deste assunto em um blog. A assessoria de imprensa de Geraldo Alckmin também não deve acreditar no poder da internet para formar opinião e, o que é mais importante, pautar a mídia de massa. Se acreditasse, não estaria levando um banho dos boateiros de Walter Pomar.

13 comentários:

raul disse...

Quando dizem que a oposição quer perder esta eleição, chego a pensar que é verdade. A gente sabe que não é assim, mas tamanha incompetência dá azo à verossimilhança.

Lefebvre disse...

O PT já descobriu o poder da Internet, mas ainda bem que fazem tudo da forma errada. Fazem perfils falsos no orkut, e comentários fajutos nos blogs do Noblat e derivados.

É a tática terrorista, que esconde o rosto.

Tudo bem que eu nem sei quem você é, Nariz Gelado (nada contra também, hehheh), mas com o tempo o pessoal vai aprender que mostrar a cara na Internet é obrigação para ser levado a sério. Em breve, não vamos precisar esconder a cara por causa do medo de represálias e derivados.

Seria interessante se um partido brasileiro começasse a acordar para esse fato. Nos EUA a Internet é ferramenta essencial nas campanhas políticas. O PSDB parece não possuir o tino para estar a frente dos adversários. Mas o bananal é sempre atrasado mesmo. Quem sabe daqui há uns 20 anos a coisa mude... quem sabe.

ph disse...

Ueh, mas e os elogios rasgados aa equipe?? Eu sempre achei, ao contrariuo de voce, que Alckmin chegou no segundo turno por acaso. A sua campanha foi um desastre e a sua ida ao segundo turno se deu MUITO mais pelas kgadas do PT do que por meritos de sua equipe.... agora nao adianta nem torcer mais... perderam momentum....

PObre Brasil que vai ter que aguentar mais 4 anos de Lula..

(N.G.: Quando está ruim, críticas..Quando está bom, elogios. É um raciocinio complexo demais para você?)

Gili disse...

Com efeito, Nariz, Dr. Geraldo serviu de escada para o senador desarticulado que, por sinal, chegou atrasado - dava pra ter evitado o "constrangimento", né?

Não vi nada na mídia (TV, em especial) sobre o fato de o candidato ir todos os anos a Aparecida.

Que a assessoria cuide mais do candidato. Que o PSDB se una, droga, o caso é muito mais sério do que t o d o s se arriscam a dizer, não é? Que parem de perder tempo e ataquem com fatos, preferencialmente, exemplos os mais concretos possíveis (historinhas muito complexas ou macroeconomia não bastam), a fim de tirar votos do eleitorado do guia, lá, deles.

Um abraço

Cristal disse...

Nariz !!!

Pior que é verdade,carregar esse piano de cauda
tá f...hehehe

Jorge Nobre disse...

Nossa senhora! o Suplicy, o crétino do Suplicy, ele é um "dódoi" da militância petistas em sites e blogs...

Imagino que logo aparecerão alguns aqui para protestar. Ainda bem que os comentários são moderados.

Sérpico disse...

Minhas esperanças de ver o apedeuta-aloprado vencido na próxima eleição estão indo por agua abaixo. Os tucanos estão mostrando mais uma vez que não querem ver Alckmin ganhar. Em lugar de promover uma campanha inteligente para o segundo turno estão fazendo uma campanha de picuinha. E todo o que o apedeuta-aloprado quer. ABRAM OS OLHOS E OS OUVIDOS.

Peregrino disse...

NG,

Não só nesse segmento. A assessoria de comunicação do Lula está dando um baile, também nos programas da propaganda eleitoral gratuita. Se um extra-terrestre viesse ao Brasil e visse os programas de TV dos dois candidatos chegaria a uma opinião definitiva. Onde já se viu falar mão de um presidente tão bonzinho? O moço está modernizando o país. São as rodovias, as ferrovias, os aereportos, os portos, as universidades, as escolas técnicas, os hospitais, o Prouni, o bolsa-família... Tudo novinho em folha. Dirá o extra-terrestre: maldita oposição mal-agradecida.

Peregrino disse...

As ações do ministro MTB no sentido de bloquear as investigações sobre o governo lulo-petista, em países sérios tem um nome: CONSPIRAÇÃO. Que nome se dá, no Brasil, a tais ações?

ph disse...

>N.G.: Quando está ruim, críticas..Quando está bom, >elogios. É um raciocinio complexo demais para >você?)


Acho que o problema de raciocinio aqui estah com voce, ao atribuir o que eh bom aa equipe... a equipe, como eu sugeri acima FOI RUIM DESDE O INICIO! Soh passou para o segundo turno por fatores ALHEIOS a ela.

A proposito, a tiradinha de sarro soh mostra o espirito democratico da galerinha... e mostra que o psdb parece ser um PT emplumado...

E, infelizmente, vao ter que engolir o sapo barbudo por mais 4 anos.

POR PURA INCOMPETENCIA!

bye bye nariz... prefiro ler o original...

(N.G.: Acredite, PH...Se você quer me obrigar a concordar com o seu parecer de que "tudo estava errado desde o início", então não fico triste com o seu adeus. Lugar de pensamento único é no PT. Ps.: sobre "original", não imagino quem seja,mas você deve estar comprando gato por lebre. Conheço pouquíssimos blogs políticos nascidos antes de março de 2003 - data de inauguração deste aqui.)

Soube? disse...

É, Nariz...
Nós, simples apoiadores voluntários estamos órfãos neste segundo turno...
O que conseguimos fazer é graças ao nosso próprio esforço.
Esforço feito porque acreditamos que Geraldo não é só um anti-Lula, mas alguém competente em quem depositamos nossa confiança.
Como é que vou combater um boato, por exemplo, sobre o rodoanel? Não sou paulista e não tenho conhecimento de causa...
A internet é um importante meio de ânimo aos apoiadores. Tiramos nossa força e argumentos através deste meio de comunicação.
Precisamos de apoio!!!!

Leo Soares disse...

Oi Nariz,

Adoro o seu blog. Costuma ser um dos últimos refúgios de otimismo para a militância pelo Geraldo.

Estamos numa maré de baixa, mas queria lhe pedir posts mais otimistas. Sei que não está fácil, mas acho que ajuda mais a nossa campanha.

Vamos à virada!!

Um grande abraço,
Leo
RJ

maria helena rubianto rodrigues de sousa disse...

Estou completamente perdida, confesso, NG. Como se tivessem me derrubado, jogado num quarto escuro! Parece que o Coronel tem razão: isto não é para a amadores!