domingo, 29 de outubro de 2006

Três anos e oito meses depois.

Este blog nasceu em 5 de março de 2003. E nasceu para ser um espaço de discussão política e resistência, num momento em que os blogs dedicados exclusivamente a política praticamente inexistiam.

Na época, a idéia de "resistência" ao governo Lula parecia exagerada. Ao longo de 2003, o que tínhamos eram os silêncios do governo Lula em relação aos desmandos ditatoriais de Fidel Castro e as constantes demonstrações de ignorância do nosso mandatário. Foi só em outubro daquele ano que surgiu um primeiro e pequeno escândalo: Benedita da Silva viajou por conta do governo para um encontro religioso na Argentina.

Mas logo as causas para a resistência começaram a se apresentar de forma mais clara. Em fevereiro de 2004, veio à tona o escândalo de Waldomiro Diniz. Em maio do mesmo ano, a tentativa de expulsar o correspondente do New York Times, que ousara comentar os hábitos etílicos do presidente, demonstrou que tendências pouco democráticas se haviam apossado do Palácio do Planalto - e, o que era pior, estavam ganhando adeptos na oposição. Em agosto, os arroubos totalitários ganharam forma na tentativa de fundar um "conselho de jornalismo". E como se a proposta, por si só, não fosse suficientemente descarada, o presidente ainda deu-se ao direito de se irritar com a reação negativa da sociedade.

Até então, os números deste blog eram modestos. Mas havia leitores e comentários - é bom que se diga, já que os comentários antigos foram perdidos quando mudamos do nosso endereço inicial no Blogger para este acolhedor cantinho do Apostos. Só que o grande salto de visitação se deu, em maio de 2005, por obra e graça da crise do mensalão. Foi a partir de então que o tímido número de 50 visitantes por dia não parou mais de aumentar: hoje, a visitação deste blog oscila entre 900 a 1.200 visitas por dia - durante este período eleitoral, chegamos registrar 1.635 visitas em um só dia. É muito para um blog que não conta com mais do que a força de seus próprios leitores para ser divulgado.

Nestes três anos e oito meses, acumulamos 771 posts e 11.043 comentários de resistência ao petismo e a todos os seus males. Acumulamos, também, novos amigos, novas experiências e alguns fracassos. Fracassos como o de hoje, que nos mostram que, embora tenhamos nos empenhado muito, ainda não falamos alto o suficiente para sermos ouvidos. E é bom termos consciência de que um fracasso como o desta noite só vale a pena se aprendermos com ele. E mais: um fracasso como o desta noite, não ocorre sem que existam culpados. Estejam certos de que este blog tomará satisfações a cada um deles.

Mas acumulamos também sucessos. Zé Dirceu foi cassado, Palocci demitiu-se e o PT troca de presidente como uma adolescente troca de roupa. Também é verdade que, se este blog nasceu quando blogs dedicados exclusivamente à política praticamente inexistiam, hoje a blogsfera está coalhada deles.

Este blog nasceu em 5 de março de 2003. E nasceu para ser um espaço de discussão política e de resistência ao petismo. E é assim que ele continuará. Sem rabo preso, sem panos quentes e, principalmente, sem pactos com a governabilidade- ou qualquer outro tipo de acordão com nome bonito, que sirva de maquiagem para as ambições pessoais de uns e outros.

Finalmente, lembrem-se de que este país levou trinta anos para se ver livre de uma ditadura, que eu sou Nariz Gelado e que é preciso bem mais do que uma eleição para me derrubar.

20 comentários:

Marcos C. disse...

Eta Nariz Gelado !!

É isso que esperávamos ouvir, ou melhor, ler de você.
Desde junho ou julho de 2005 após o escãndalo do mensalão quando conheci seu blog venho aqui diariamente e este post me dá a certeza de que continuarei vindo.
Perdemos uma batalha, mas não a guerra que será longa e difícil para derrotar o projeto Lulo Petista.
Parabéns ao Geraldo Alckmin pela votação que obteve quase sozinho, enfrentou uma gigantesca máquina de fazer votos e conseguiu levar a eleição para o segundo turno e dar um susto no Lula.
Não vou comentar nada sobre erros de campanha e omissão de partidários e aliados, tenho certeza que leremos muito a respeito aqui nos próximos dias.
Neste momento só quero parabenizar o Geraldo, parabenizar você Nariz Gelado pela luta e destemor, e os 40 milhões de brasileiros que não se deixaram enganar e não são cúmplices do que veremos nos próximos anos.
Um Abraço
Marco

Peregrino disse...

É isso aí, NG!

Contamos com você para ser uma das nossas porta-vozes. Vamos em frente.

O Editor! disse...

NG,

É preciso muito mais que uma eleição para derrubar não só você, mas também a maioria de seus leitores (creio eu). Seguiremos lutando pela volta da democracia e pela volta da tripartição dos poderes neste País de meu Deus.

É olhar pra frente e acreditar que conseguiremos, com nosso trabalho, salvar o Brasil do buraco.

Lutamos pelo povo, pelo País, mas não deu certo. Mas vai. Um dia vai. Podemos esperar mais quatro anos, por pior que o País esteja. Fico triste só porque aqueles que não conseguem aguentar mais quatro anos desse jeito são os mesmos que elegeram o Inominado.

Beijos,

O Editor!

Nina disse...

NG,

Sempre fui muito bem recebida por você nesta sua casa. Não faço segredos da minha admiração por você. Em raras vezes discordei de você.

Eu discordo hoje. Derrota não é fracasso. Pode ser sinônimo, pode ser parecido, pode dar a mesma idéia.

Mas não cabe aqui, no meu modo de ver. Fracassado é quem cai antes da hora, fracasso é covardia, fracassado é quem foge.

Fracasso é derrota sem aprendizagem. Fracassado é quem não tem seriedade pra trilhar por seu próprio caminho, infiel ao que pensa.


Fracasso é a preguiça de pensar. Fracassado é aquele que opta por não ter nenhuma ação. Fracasso é inércia.

Quem de nós (eu te acompanho diariamente, exceto se tiver na Sibéria - há exatos 15 meses)já viu alguma vez qualquer traço disso tudo que escrevi - e escrevi porquê penso exatamente assim - neste blog?

Não. Nem concordo e nem entendo. Não tenho nenhuma intenção de ser condescendente mesmo. Eu perdi, você perdeu, o Brasil perdeu,pior, perderá muito mais com a derrota de hoje. Pelo menos por um tempo.

Fracasso? Por favor, leia com a devida inflexão de voz que eu gostaria de expressar: não admito, eu repito, eu não admito que você use este adjetivo.

Ufa. Mostrei minha face tirana.

Você é uma vencedora e não admito outro adjetivo.

Espero que depois deste desabafo você aceite meu beijo. E de novo, aquele abraço, silencioso, longo e absurdamente sincero. Porque você é "A" Nariz Gelado. E é preciso bem mais do que uma derrota pra eu aceitar que você não tenha muito, muito orgulho do que faz.

LonelyStar disse...

NG,

Não podemos nos deixar abater por esta derrota nas urnas.
A boa notícia é que temos 40.000.000 de brasileiros que buscam um país honesto e competente.
É, infelizmente não somos a maioria. Democracia... maioria... é a regra.
Assim, como dizem os gaúchos, não está morto quem peleia.
Urna não absolve nem encobre crimes.

Bola pra frente.

LonelyStar

Lele Carabina disse...

É isso aí Nariz! Não está morto quem peleia! A democracia não se resume às urnas, vamos pegar no pé do Apedeuta! Ele assume mais quatro anos, mas sabe que assume uma grande parte de eleitores indignados e frustrados! E irritados também.
Veja, até a "comemoração" da vitória não está tão esfuziante como em 2002. Vamos lá, não esmoreça! Grande Beijo!
Lele

Ruy disse...

*aplaudindo de pé: clap, clap, clap*

Beijão!

Confiança disse...

Com toda dificuldade,Alckimin ganhou projeção nacional.!
Ele tornou-se um estadista,que o Brasil apelará!

A margem de ganho do lula,demonstra que não foi o Bolsa familia que aderiu,mas grupos poderosos e amorais,coniventes,com sonegação,cx 2,.etc..A economia do segundo mandato Nao será favoravel
Parabens pelo sue blog,parabens a Alckimin,que está preservado para outra oportunidade,quando o Brasil aprender a lição.

spersivo disse...

NG,
Amanhã será outro dia. Nós não lutamos por PSDB, por Alckmin ou qualquer outro. Nós lutamos por um Brasil melhor. E você foi um exemplo de tal luta. É. Nós não perdemos nada. Nós ganhamos espaço e impedimos, na prática, que um projeto anti-nacional e anti-democrático avançasse mais. E não podemos ficar chorando pelos que não fizeram sua parte. Você fez. E, todos nós que viemos aqui beber de sua coragem e determinação só podemos dizer muito obrigado e lamentar que a outros tenham faltado sua coragem, desprendimento e espírito civíco. Abs. S.

Raquel disse...

Nariz,

já enviei para o site do PSDB e peço licença para colocar em seus comentários, para iniciarmos uma campanha, uma reação, o que for:

"Eu não quero pacto de governabilidade com corruptos."

bisou, raquel

Marcelo Alves disse...

Parábens Nariz, teu trabalho foi brilhante e é prova que nós temos que acreditar no futuro do Brasil. O dia de hoje representa um vitória de Pirro para as hostes do PT. Já não há mais a aura de inocência, o "monopólio da ética. A máscara deles caiu. Nós ainda somos minoritários mas não estamos mais calados e acuados. Vamos continuar desmascarando a corja. Vigiando cada ato deste governo, derrubando cada mentira.

abstrato disse...

comecamos eh agora!! tudo novamente!! e dessa vez juntos, como pessoas que pensam igualmente tem de estar...a resistencia esta mais organizada, eh mais claro de se ver quem eh dos nossos eh quem nao eh...a licao eh que nao podemos confiar em partidos "meio esquerdistas" travestidos de moderados e que no final das contas depositam seus votos no lado de la...a licao eh saber que essa gente, uma vez esquerda reacionaria, sempre esquerda reacionaria sera...nao tem capacidade de compreender que para o bem da nacao, era preciso votar no que eles chamam de direita, o que na verdade nao eh...direita eh essa que esta ao lado do presidente agora, aquela parte fisiologica e desprezivel do PMDB, os autenticos "maria-vai-com-as-outras"...eh melhor ter inimigos mesmo, do que ter falsos amigos....estou junto com voces, SEM ACORDOES!!!

raul disse...

Parabéns, guerreira. "Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"

Peregrino disse...

NG,

Temos de estar de olho daqui em diante^, pois o inimigo atende pelo nome de AÉCIO NEVES e está no PSDB. Essa desconfiança eu tinha, mas não era certeza até ler o comentário de mineiros que lularam. O argumento? Se o Lula reeleger-se, não haverá candidato competitivo no PT em 2010 e ele Lula) certamente apoiará o nome de Aécio, um nome de Minas. Achei a análise muito objetiva.

jml disse...

"Não concordo com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de se expressar". É isso. Democracia É pluralidade. Opiniões diferentes. Estou triste ? Lógico. Mas não me sinto derrotado. Fiz minha parte. Lutei para melhorar este país. Para dar-lhe a altiva dignidade que o mesmo está, há muito, por merecer. Não foi desta vez. Em parte, diga-se, pelos erros passados do próprio partido de Geraldo. A reeleição, por exemplo. Enfim... Chega de olhar para o passado. Agora é hora de olhar para o futuro. Eu, cristão novo, comecei a admirar você pelo Noblat. E, então, para pular de lá pra cá foi rápido. A partir daí, movido por seus comentários - e, também, pelo chá de camomila, sempre tão delicioso e generosamente servido -, passei a entrar direto. Nem sempre, confesso, com ânimo para conversar. A maioria, só para dar uma olhadinha. E ver que ainda havia gente sensata no mundo. Só isto, mais das vezes, me bastou. Por isso, parafraseando - argh ! - o Collor, eu encarecidamente te peço: "não nos deixe sós !" Beijão. Fique com Deus.

vlady oliver disse...

Nariz, posso te dizer uma coisa em público ? Adoro sua postura e seus comentários. Adoro você, sem conhecê-la pessoalmente. Me preocupei especialmente com a imagem de seu site, como vc sabe. O país fez sua escolha e cabe à nós a reação e a oposição. Mas não podemos nos levar pela guerra suja declarada pela mídia. Acho que vocês, sinceramente, desperdiçam o tempo de vocês postando qualquer coisa no Blog do Noblat, o arauto da falsa isenção. É perda de tempo e uma desnecessária exposição ao ridículo. Pode te trazer alguns frutos; podres. Faz mal à sua imagem
e te desvaloriza, além de banalizar seus textos irretocáveis. Não dá pra brigar no varejo com essa gentinha. Como vc disse, há vários blogs de política hoje. Procure sua turma. O próprio Noblat manobrou contra o Reinaldo ontem; foi a senha. Seu "estouro" de visitação foi outro sintoma da debandada; não desperdice seu tempo com ele. Deixe que o peixe gordo morra pela boca. É o mínimo que ele merece por ser tão rasteiro.
Um beijo.

(N.G.: Vlady, querido, eu agradeço a sua preocupação e, vindo de você, não vou interpretá-la como patrulha. Mas vou discordar: nossa reputação - ou coisa que o valha - não é construída com base nos lugares que freqüentamos.É construída pela nossa postura, independentemente de onde estivermos. E já que o apedeuta faz uso das metáforas religiosas sem pudores, vamos lá: eu freqüento o Noblat como Jesus freqüentava prostíbulos. Mentira....rsrsrsr. Vou porque me divirto. Ponto. Um beijo.)

Cristal disse...

E eu sou Cristal e q/ tb é preciso bem mais q/ uma eleição para me derrubar.

Sharp Randon disse...

De uma bandeira de luta correta, ética e progressista no seu sentido mais profundo, pois toda política deve elevar o ser humano, temos que para desespero dos mais idealistas, nada vulgares, o PT traiu seus mortos.

Tenho respeito pelo aprendizado.
Tenho respeito pela chance de acertar.
Tenho fé no direito humano de se levantar após quebrar a cara no chão.
O futuro depende do que fizermos do nosso presente.
Só uma coisa é certa no futuro:
Colheremos aquilo que plantarmos hoje.
Na medida exata que nos permita enxergar os nossos próprios erros para corrigí-los e estar liberto para seguir adiante.
Isto vale para todos. Por ser regra cósmica transcende a cor partidária e abraça a todos.
Boa sorte a todos nós. O fardo nunca é maior que os ombros podem carregar. Nos falta fé.

P.S.: Magnífico post. Viva a resistência !

Robson disse...

NG, lutar a boa luta e, eventualmente, sofrer uma derrota, não significa o fim dos tempos. Esse só quando o nosso tempo se esgotar, o que espero que não seja tão cedo. O embate continua, agora não nas urnas, mas na fiscalização e cobrança de todos os que foram eleitos pelo povo atráves do processo democrático. Nossa democracia pode não ser a melhor, mas é a que temos e devemos, no mínimo, manter e aperfeçoar. Situação e oposição tem papéis definidos na vida política. Estamos na oposição? Maravilha! Façamos nosso papel de opositores, mas sem deixar de fiscalizar também o nosso lado. Acredito que os próximos dois anos serão cruciais para a Nação. Temos muito trabalho de cidadania pela frente. Vamos à luta. É a boa luta. ;^) Abraços

Ana Carolina disse...

Nariz a luta continua,
e por falar nisso... de onde vem o dinheiro do dossiê???