quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Plunct, PAC, zum... Plaft! na cara do funcionalismo.

Não sou economista, mas também não sou pateta e nem gosto de fazer papel de boba.

Sou filha de funcionários públicos e sei o quanto esta classe paga o preço pelo inchaço da máquina com companheiros e apadrinhados, que ganham sem trabalhar.

O PAC do Lula é uma bofetada na cara dos servidores federais: para controlar a despesa de pessoal da União, determina a limitação do crescimento anual da folha de pessoal (inclusive inativos) à taxa de inflação (IPCA), acrescida de um índice real de 1,5% ao ano, por 10 anos, medida a ser implementada a partir de 2007. O objetivo é a “redução gradual das despesas de pessoal em relação ao PIB”.

Atenção: não é o salário do pobre servidor público que poderá aumentar pela inflação, mais 1,5%, automaticamente, como andam dizendo os petistas mal intencionados. É o gasto total com pessoal - o que significa que entra nesta conta o aumento do número de inativos, bem como as novas contratações por concurso público, além de novos companheiros do PT que forem chamados para serem amamentados nas dezenas de projetos do PAC.

Na prática, o que teremos é um achatamento salarial, sem correção nem pela inflação, quanto menos com aumentos reais, pelos próximos 10 anos.

E o Lula e os seus economistas sabem disso, pois de 2005 para 2006, os gastos com pessoal dos Três Poderes tiveram um incremento de mais de 21% - o que mostra a incompetência deste governo para gerir tema tão complexo.

Aliás, não esqueçamos que tanto o Legislativo quanto o Judiciário têm autonomia constitucional para definir as suas políticas salariais. Com isso, os super salários do Judiciário - que resiste em cumprir a determinação de obedecer a um teto salarial - bem como o aumento de 91% defendido por Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia entram nesta mesma rubrica.

Logo, não será o companheiro do PT mamando no Executivo, nem o Desembargador com a sua toga bordada e tampouco o Deputado mensaleiro quem pagarão esta conta: será, novamente, o pobre barnabé.

12 comentários:

Hugo A-go-go disse...

O único reparo que faço é que o funcionalismo público, de modo geral, sempre apoiou Lulla e o PT, mesmo após os escândalos do primeiro governo. O retorno veio agora.

Luis Hamilton disse...

Concordo com você, Nariz. Mas qual a alternativa? Se se deixa a folha crescer, caem de pau. Se se propõe um limite, também!

Já respondendo a pergunta: o que falta ao governo é um rumo para o serviço público. Se se diminuísse o número de funcionários (e, principalmente, de apadrinhados como você diz), haveria espaço para aumentos. Ou se, ao menos, se buscasse uma racionalização dos serviços, realocando os funcionários em excesso para outras áreas com falta, não seria necessário repor (em números globais) os que fossem se aposentando.

Pena que o PT vem se mostrando tão incompetente nesta questão quanto todos os governos anteriores.

Abraço.

Ângelo da C.I.A. disse...

Este arrocho salarial apontado por vocÊ, Nariz, pode ter certeza, vai ter outro efeito colateral a aumentar os gastos da União: O preço para calar os pelegos da CUT subirá muito!

abstrato disse...

NG, my darling...meus comentarios estao sendo boicotados ou algo que o valha? eh proibido falar da Kibelandia, por exemplo?

(N.G.: nada disso abstrato. Se você tem certeza de que fez o comment, ele deve ter sido pego por aquele bug raro, que volta e meia dá as caras por aqui. Eu nem sei o que é a Kibelandia. Tem a ver com o Kibelouco?)

jml disse...

A importância do funcionalismo público é igual a zero. A grande sacada é a terceirização. Ali se entra sem concurso e com salários beeeeeeeem superiores aos dos funcionários de carreira, que suaram pra fazer concursos. E o melhor de tudo, na base do QI - Quem Indica. Tem algo melhor ? Então, pra que se preocupar com o funcionalismo ? Se quem realmente importa está na terceirização...

abstrato disse...

ahaha...nao, nao...Kibelandia eh uma budega ai na - agora sua e ex-minha - cidade...fica proximo ao Correio central...eh o lugar aonde a esquerdalha "pensante" da ilha, formada por "artistas", jornalistas do unico jornal da cidade na epoca, artesaos, petistas, comunistas, socialistas, poetas falidos e assemelhados, se encontrava quase todo fim de tarde (ou se encontra ainda, nao sei dizer)para tomar umas e outras e, acredito eu, tracar os planos pra fazer o que estao fazendo hoje no pais...so de passar em frente a esse lugar mal-assombrado ja me causava urticaria...

(N.G.: pelo amor de deus, abstrato...Eu moro em Jurerê Internacional. Não me venha peguntar de bar chulé. rsrsrs)

LuizF disse...

Cara NG,

concordo com o Hugo, acima: este é o retorno devido. Nada contra funcionários públicos (meus pais, ambos, foram), mas não consigo esquecer o exemplo de funcionários que foram a Ideli, o Delúbio, entre muitos outros. Vê-se que pularam da canoa porque sabiam, possivelmente, que iria acabar nisso ... aliás, será que o governo de Goiaz ainda paga o moço? e a Ideli, vive somente do salarinho do senado?
Já que falamos na dita, nunca mais alguém tocou no assunto da grana inexplicada na conta da gentil senhora, não é mesmo? mais uma "daquelas" coisas "destepaiz" que acabou na vala ... será que isso tem dia para acabar?
[]´s
Luiz

Alexandre, The Great disse...

Hummmmm......assunto bom pra comentar.
Mas minha mão hoje tá muito "pesada". Pode doer. Deixa pra depois.

Suzy disse...

Nariz, sem contar que não é o salario do servidor o que mais pesa. A tonelada fica por conta da má gestão do dinheiro público desperdiçado em peças de marketing (como o PAC), em despesas estratosféricas do gabinete presidencial e também dos aloprados à ele relacionados, somando-se a tudo isso a corrupção desenfreada. Ainda mais agora com as eleições das duas casas do Congresso, do conchavo rumo ao partido único, do financiamento de obras na Venezuela e Bolívia (ou onde quer que existam governos autoritários), do perdão das dívidas desses mesmos governos totalitários, da caixinha do MST para criar território livre no Rio Grande do Sul, da caixinha da UNE, dos desvios das ONgs, e a lista pode não ser tão pequena assim. Entre 12 e 14 deste mês, ocorreu o XIII Encontro do foro de sr, foram muitos representantes do pt, mst, unes da vida, fora as instituições da Igreja. Você acha que sai barato?

BJs

CAntonio disse...

Pior ainda. Com esse mirabolante cálculo esquisito, o (des)governo ressussita a Indexação.

Uma conquista que qualquer país, minimamente administrado tem.

É o começo do Retorno ao Passado.

SDS

Ranzinza disse...

Nariz Gelado,

O que voce acha de nossa ministra PAQuita, a Dilma, ser quotada para suceder o Lula?

maria helena rubinato rodrigues de sousa disse...

Sabem que estou com pena do presidente? Começo a achar que o PAC foi uma bela rasteira que lhe pegaram... ele com certeza assinou baseado nas explicações de seus assessores e não leu o texto. Daí que feriu de morte seus verdadeiros companheiros, que não vão deixar barato!

Vocês não têm peninha dele, nem um poucochinho?