sexta-feira, 20 de abril de 2007

Por que o tucano subiu a rampa?

É o assunto político do momento. Todo mundo quer saber porque Tasso Jereissati aceitou o convite de Lula.


Está claro que governo e oposição até devem conversar. Quando e sobre o quê é que são elas. Eu, em especial, me pergunto sobre o momento deste encontro de ontem.

O governo acabara de levar um baile em sua tentativa de barrar a CPI do Apagão Aéreo. Não era, penso, a melhor hora para mostrar candura em relação a Lula. Era ocasião de aproveitar este raro lampejo de força de uma oposição que vem sendo sistematicamente soterrada pela maioria do governo na Câmara Federal - a ponto de, na semana passada, eminentes membros do PSDB terem dado mostras públicas de capitulação .

Calculem comigo: a semana abriu com os tucanos em questão vindo a público para explicar e/ou desmentir as desastradas declarações. Depois, na quarta-feira, com a probabilidade de uma decisão jurídica favorável a realização da CPI do Apagão na Câmara - e a manutenção do pedido de abertura de outra similar no Senado - a oposição conseguiu mostrar que ainda respira. A semana, que começara mal, poderia ter encerrado com saldo positivo para o lado de cá que, enfim, mostrara algum vigor. Mas lá se foi o presidente do maior partido de oposição matraquear com o representante máximo da situação.

Talvez por falta de assunto melhor, mas certamente pelo estapafúrdio da estratégia, a imprensa em peso especula sobre as verdadeiras razões deste encontro. Impossível não lembrar daquela corrente antiga - uma das primeiras a circular na internet -que inquiria "Por que a Galinha atravessou a rua?", tentando responder à questão a partir das mais variadas correntes filosóficas e ideológicas.

Como amanhã é sábado - dia de ficarmos inquietos com a falta de notícias políticas - eu proponho* uma nova versão para este clássico: " Por que o tucano subiu a rampa?"

* Vocês já sabem, mas não custa lembrar: sejam educados se quiserem ver suas hipóteses publicadas.

8 comentários:

Marcos V disse...

ha-ha-ha

Genial NG!

Vou de Buda:

"Perguntar isso nega sua própria natureza de tucano."

Nina disse...

Vou contar só pra você e para seus leitores: o tal tucano subiu a rampa por conta própria, porém levado pela mão (sem aparecer, é claro) da Roseana.

O interesse dele é exclusivamente lobby empresarial pelo Ceará. O partido tem que pagar por ter sido ingênuo em aceitar sem disputa - esse cidadão como seu presidente.

O preço deve ser minguar até o dia em que o tal coronel dos zóio azul for execrado do cargo. Até lá, tem que apanhar mesmo, porque permite um sujeito como esse no comando de sua Executiva Nacional. Claro que tudo o que ele faz e onde aparece, é como presidente de partido.

Bem feito. Quem sabe a tucanada aprende e se revolta em público, porque em particular não tá adiantando nada.

(Tô azeda, sentiu, né?)

(N.G.: vixe..já vi que está furiosa - e com razão!. Mas Nina, "sem aparecer" é que não foi. Ontem mesmo, Noblat publicou foto da cidadã recebendo o cidadão no elevador. Um beijo, querida. )

Nina disse...

Ainda bem que passei por aqui de novo. Eu não vi, não li nem procurei saber nada sobre esse caso porque já sabia da estercada que o dito ia fazer com a dita.

Belo casal. Bela dupla, quer dizer.

Eu ando vendo Noblat, imagina, sem tempo e com azedume de sobra, que que eu vou fazer lá?

Beijo grande. Grata pela informação do elevador, porque realmente eu não tive estômago pra acompanhar o decorrer da coisa via mídia. Mas que foi só lobby, isso eu sei que foi. Os tucanos pagaram o pato e o desgaste porque são...(complete com o que quiser).

Stefano disse...

...por quê subiu? porque descer mais é impossível!

NoSense disse...

Análise do fato segundo alguns pensadores (bem nem todos são pensadores):

Che Guevara:
"Devo dizer, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro Tucano é movido por sentimento de amor."

Hitler:
"Há em todos os Tucanos um indivíduo que ascende por seus próprios esforços de sua posição anterior na vida para uma maior."

Abraham Lincoln:
"É difícil erguer um Tucano miserável quando ele sente que é digno de si próprio"

Albert Einstein
"O mais incompreensível do Tucano é que ele seja compreensível."

Tambosi disse...

NG,

aquela foto do trairão com a Roseana no elevador é definitiva. Não precisa dizer nada. Revelou a "alma" do senhor do Ceará.

Winston disse...

Parafraseando Caetano:

Subiu porque é tucano. Ou não.

Aluizio Amorim disse...

A úncia solução que vejo para isso tudo é a separação do Sul do resto do País. Eles ficam lá com os Tassos, Ciros, Lulas e petralhas afins e a gente cria aqui um novo país. Se bem que aqui abudam ingualmente botocudos, mas em menor escala do que lá pra cima. Até porque as últimas eleições mostram isso. O Apedeuta aqui não levou não. Em suma: eles ficam com o Brasil, nós fundamos um novo país. Abs Aluízio Amorim