terça-feira, 17 de julho de 2007

O coro dos desesperados

Primeiro foram os lulopetistas que, ao longo do último fim-de-semana, construíram a fábula da vaia ensaiada. Parecem não ter atinado para o quanto ela é denunciadora de uma militância cega e desprovida de qualquer contato com a realidade. E, aqui, preciso fazer uma confissão: sempre pensei que petralhada creditava perfeição a Lula por pura malandragem militante. Porém, diante da infantil reação às vaias que o pequeno timoneiro recebeu no Maraca, percebo que me enganei: eles de fato acreditam que Lula é perfeito - e ficaram feito baratas tontas com um episódio que, embora tenha lá sua força simbólica, não representa qualquer ameaça concreta ou imediata ao mandato de Lula.

É da vida que nenhum governante tenha 100% de aprovação. É da vida que, vez por outra, seja alvo de manifestações públicas de repúdio. Em se tratando de Lula, então, cujo governo volta e meia se vê envolvido em escândalos, a vaia só pode surpreender a quem já teve os miolos cozidos por pregação ideológica da pior espécie.

Mas o show de desespero não para por aí. As declarações do governador do Paraná à Folha de S. Paulo de hoje trazem à tona o que há de pior no governismo - e que, embora ganhe as páginas de um grande jornal somente agora, são velhas conhecidas de quem enfrenta o lulopetismo pelos blogs e fóruns da vida. Para defender Renan Calheiros, o lulo-peti-chavista Roberto Requião (PMDB), deu voz a um boato há muito divulgado pelas hostes da estrela vermelha: que Fernando Henrique Cardoso teria um filho com uma jornalista - e que, às vésperas da campanha eleitoral de 1994, mãe e filho teriam viajado para o exterior, onde permanecem até hoje.

Não confirmada por qualquer das partes, faz tempo que esta história roda a internet sob patrocínio lulopetista. Os petistas, como sabemos, gostam de ações de difamação bem orquestradas por aloprados que possam ser repreendidos publicamente, sem grandes danos ao partido, mais tarde. Foi assim durante a última campanha presidencial, quando o site oficial do PT difamou a família de Geraldo Alckmin. A coisa ficou no ar por 72 horas até que "o presidente Lula soube e mandou retirar do ar".

Mas voltemos ao governador paranaense... Requião esquece, e a Folha faz questão de lembrar, que Renan Calheiros tornou-se alvo de investigação porque há suspeitas de que recebeu, regularmente, dinheiro de um lobista para sustentar os resultados de sua farra extra-conjugal - e não pela farra em si. Se houvesse a suspeita de que Renan Calheiros recebeu dinheiro de uma empreiteira para fazer uma segunda lua-de-mel com a esposa, ele continuaria sendo alvo de investigação - ainda que sem ingredientes picantes a colorir o drama.

Confesso que olho para estas duas situações - a fofoca de Requião e a teoria conspiratória da vaia - com certa piedade e algum espanto. Piedade porque é visível que os governistas estão desesperados. Espanto porque este desespero os está levando a fazer coisas que eu teria vergonha de fazer até mesmo para salvar minha mãe da forca.

8 comentários:

Stefano disse...

Cara NG

No surrealismo fantástico brasileiro, Lula ainda sairá vitorioso nesse episódio. Os jornalões e o JN se incumbiram de reverter o quadro, e a vaia ao Homem Mais Perfeito do Mundo será devidamente desmascarada como uma armadilha da direita elitista e reacionária. Não adianta: O Brasil é o país mais desgraçadamente ridículo e rasteiro do mundo.

Paulo disse...

As palavras de Maria Louca têm o mesmo valor de uma nota de 3 reais.

Imagine se a "mídia" não fosse "golpista"...

Soube? disse...

É Nariz, eu tenho essa mesma impressão, de que os lulopetistas realmente acreditam no endeusamento de Lula.
Quando manifestei isso no blog do Noblat, prontamente me chamaram de ingênuo.
O desespero e a indignação com a vaia, estão além do aceitável, vi pessoalmente um defensor, em uma fila de banco, bradar que deveriam todos serem presos. Imagine, prender todo o Maracanã.

HUGO AGOGOh disse...

Essa vaia desmontou a propaganda de que Lulla é imbatível. Não é. Ninguém é. A militância petista é mesmo bitolada, e não se importa de fazer o papel de puxa-sacos diariamente.

Kika Albuquerque disse...

Nariz, querida

Há quanto tempo eu digo que elllles REALMENTE acreditam no Deus-Lula???
Eu sempre soube disso.
20 anos convivendo com PT não me deixaram dúvidas.

Além do endeusamento, há o método, há as cartilhas. Para quem tem Lulllla como um Deus, seguir cartilha é tranquilo.

Essa gente não vale o que o gato enterra.

Oliver disse...

O GOLPE

A única razão para essa reação desproporcional dos defensores do apedeuta está no golpe que eles pretendem engendrar. Precisam de aprovação maciça do chefe da quadrilha para justificar o terceiro turno que tentam desenhar no horizonte. Deles, bem entendido. A desaprovação ao apedeuta será fatal para as pretensões dessa canalha. Por isso defendo insistentemente que se cobre dessa gentinha o compromisso com a democracia. Quem é o sucessor ? Tem ou não tem ? Tem ou tá difícil ?

Ângelo da C.I.A. disse...

Eu fiquei impressionado é com o fato da Folha dar espaço para esta sandice do bolivariano do Paraná! Tudo bem que tenham explicado didaticamente a diferença entre os casos, mas o caso é uma acusação grave e baixa. Pior é você ver alguns jornalistas de forma "isenta" mas cínica publicarem a nota difamatória, como que a difundir a maluquice.
Vamos ver se ao menos os tucanos do Paraná farão algo contra a declaração de Requião. Se eles quisessem combater o Requião nos mesmos termos baixos do idiota, eu conheço duas pessoas no Paraná que têm repertório vasto sobre coisas vis do mesmo...

betwel cunha disse...

Oi Nariz;

Gosto de seu editorial, vai na artéria do submundo do poder.