quarta-feira, 11 de julho de 2007

Ponto para a oposição

Na quarta-feira passada, eu disse que se quisessem, de fato, incentivar Renan Calheiros a se afastar da presidência enquanto é investigado, os senadores da oposição deveriam recorrer a uma estratégia muito simples: esvaziar as sessões, negando-se a votar qualquer coisa enquanto o alagoano permanecesse no cargo.

Não deu outra... Ontem, depois daquela que está sendo apontada como a sessão mais tensa desde que estourou esta crise, PSDB e DEM se retiraram, provocando o encerramento dos trabalhos. E os líderes dos dois partidos já avisaram que vão "obstruir" todas as sessões daqui pra frente. Agora é esperar que mantenham a palavra - o que vai tornar a situação de Renan insustentável e recuperar alguns pontos que oposição perdeu nas primeiras horas deste escândalo.

6 comentários:

Rodrigo Xavier disse...

Pois é Nariz,

Confesso que aquela leitura me provocou um certo incômodo. Tipo assim, "mas quem a Nariz Gelado pensa que é para dar orientação a cobras criadas!" He he, queimei a língua. De fato, as idéias mais simples podem surtir efeitos poderosos.

Abraços.

HUGO AGOGO disse...

De fato, finalmente, a oposição resolveu usar os instrumentos regimentais para derrubar o vagabundo do Renan. Demorou.

O Editor! disse...

NG,

Infelizmente discordo que tenha ganho pontos com a opinião pública. Quando muito, conseguiram mostrar para aqueles que já estão engajados (como nós) que estão - ou podem estar - começando a se mexer. E só.

E digo isso porque a atitude certa só é certa quando tomada no momento certo. Quando é tomada num momento errado, é errada também. As circunstâncias à nossa volta devem influenciar o tipo de titude que tomamos. E pegando esse caso como exemplo, não duvide nada que o Sr. João Silva ou a Dna. Maria Souza estão é pensando: "É todo mundo corrupto... E esse pessoal do PSDB e PFL reclamando só agora... Por que? Vão dizer que não sabiam de nada?"

Momento errado. Até pra bater, você tem que escolher o momento adequado.

Beijos,

O Editor!

Coronel disse...

Para Editor:

Na sua opinião, nada tem jeito mesmo, é isso?

Na minha, é lógico e óbvio que a oposição fez a única coisa que podia, pressionada pela opinião pública que...vota na oposição.

Para os 40 milhões que não votam no Lula, foi o momento certo, pois qualquer momento é certo, o que é errado a ficar sem ação. Para os outros, bem, aí é outra conversa, até porque a destruição sistemática das instituições é a meta petista.

Aliás, Editor, quando você discordar frontalmente de uma opinião, como está fazendo agora, deveria dar a sua, de uma forma clara e direta. Qual é a sua neste caso?


NG, um abraço e belo post!

Flare disse...

Ontem foi o dia da Lei e da Pizza.
Em qualquer lugar o0 dmiundo seria só uma coincidência, aqui não.

O Editor! disse...

Coronel,

Acho que tem jeito. A única coisa que não tem jeito é a morte. Temos como mudar.

Acho que a oposição, pela primeira vez, fez a coisa certa. Está batendo cada vez mais forte em alguém que merece. Ponto-parágrafo.

Ocorre que a minha discordância é quanto a oposição ter ou não ganho pontos com a opinião pública pelo fato de começar a bater. E isso porque ela tinha três opções:
1- Ter batido desde o início e ganhar pontos;
2- Não bater e ficar completamente desmoralizada;
3- Bater depois de um tempo, que foi o que ela fez.

Só que com essa terceira opçõa escolhida, os 40 milhões de não-eleitores do Lula acabem dizendo: "finalmente a oposição se mexeu. Mas ela demora muito para agir e não é confiável". ISSO é não ganhar pontos. É agir da forma certa, mas perder parte do mérito da ação por falha no timing.

Mais uma vez, tudo tem jeito. E o que temos a fazer á cobrar da oposição que se mexam cada vez mais rápido, e não fiquem imóveis enquanto são carregados pelos acontecimentos.

É "só" isso.

Abraços,

O Editor!