quinta-feira, 19 de julho de 2007

Redeckão, a patrola.

Estou me amarrando há mais de 24 horas para redigir este post. Fico olhando para a tela branca do Movable e, no minuto seguinte, me ocorre outro assunto "mais urgente".


É que eu tenho uma memória danada de boa... E já sabia, antes mesmo de pesquisar na ferramenta de busca, que este blog só dirigiu críticas ao deputado Júlio Redecker. Não foram muitas. Mas foram ácidas e irônicas.

Não as retiro.

De tudo o que se está dizendo do deputado, prevalece que era um parlamentar combativo e em franca ascensão. Minhas críticas - que provavelmente jamais chegaram a ele - eram tentativas de alertá-lo para as reações exageradas que, se perpetradas, arriscavam colocá-lo no hall dos parlamentares caricatos. E eram, as minhas críticas, emitidas com a autoridade de quem nele votou em 1998.

Mas aí o Júlio, na companhia de duas centenas de brasileiros, encontra o destino na pista molhada de um areoporto. E, reflexo humano e imediato, eu me pego pensando que gostaria de ter escrito um post bacana, que exaltasse suas qualidades.

Não o farei agora. Primeiro, porque detesto - e acho que ele, pela personalidade que exibia, também detestava - esta coisa de que quem parte para o outro lado deixa de ter defeitos. Segundo, porque há gente muito mais capaz do que eu para fazê-lo.

Fica, então, a título de homenagem, apenas uma pequena revelação doméstica. Uma que eu, levando em conta a postura combativa do deputado, tenho quase certeza de que seria do seu agrado: sempre que, acompanhando CPIs ou sessões da Câmara Federal, eu o via aproximar-se do microfone, dizia, cá com os meus botões, "Lá vem Redeckão, a patrola"

3 comentários:

Ruy disse...

Tá bom, Nariz -agora traduza para os não-gaúchos, please. :)

Beijos!

(N.G.: "Redeckão" = grande Redecker"
"Patrola" = máquina de terraplenagem , niveladora.. ou seja: chega atropelando e detonando tudo. Beijos, Ruy)

Ruyzão disse...

O "Redeckão" não era preciso traduzir, viu, Narigão? :p

Beijão!

(N.G.: eu sei...rsrsrsr foi maldadezinha. Besus.)

João Bosco disse...

Sobre o Deputado Júlio Redecker uma fato basta para avaliar sua postura política.
"Ocorreu um fenômeno raro na história dos políticos brasileiros. Em 2003 ele se filia ao PSDB, quando este partido passou a ser oposição, por ter perdido a eleição para Lula. Esta opção só dignificou o parlamentar gaúcho. Ele não mudou de partido para obter vantagens, mas para juntar-se às fileiras oposicionistas. Imediatamente ele se identificou com as posições de centro-esquerda, no campo da social-democracia."
Não sou do Rio Grande do Sul, mas creio, que o PSDB e o Congresso perderam um bom brasileiro, e isto está dificil de ver na Camâra.