sábado, 21 de julho de 2007

Toninho Ternura

Ontem também não sobrou tempo para dar o meu adeus ao senador Antônio Carlos Magalhães.

Era um coronelzão, bem o sabemos. Mas lutou pela Bahia como poucos - daí o título deste post, que evidencia a versão carinhosa com a qual foi apelidado por seus conterrâneos.

Vá com Deus, ACM. Aquelas hostes demoníacas que habitam o Palácio do Planalto já não são mais assunto seu.

6 comentários:

Claudio disse...

O nível de ignorância no Brasil anda em patamares tão elevados que vejo gente reclamar que ACM só cuidava dos interesses da Bahia. Quem não sabe para quê serve um Senador deveria ser proibido de votar.

Alexandre, The Great disse...

Nariz. Nosso adeus ao "Coronel ACM", que encontre a paz para seu espírito, são os nossos votos.
Mas gostaria de perguntar sobre outro assunto: quem seleciona o material à ser enviado para perícia nos EUA-ANAC, Infraero, Aeronáutica ou outra entidade? Estou me referindo ao "equívoco" do envio de um simples gravador ao invés da caixa-preta original do Airbus 320. Que coisa estranha, não? Que um bombeiro no local do acidente se equivocasse ao recolher o material, tudo bem... mas alguns dias depois o Governo envia o material errado? Quê é isso? Tão pensando o quê?

Alexandre, The Great

jml disse...

Passível de críticas ? Sim.

Personalidade controversa ? Com certeza.

Mas que ele, como ninguém, lutava por seu estado, ah, isto ele fazia.

(sem falar de que conhecia, ao que parece, os podres de todos. E usava isto quando lhe apetecia)

Jorge Nobre disse...

Nariz, o ACM era melhor que seus adversários na Bahia mas não muito. Nesses anos, ele esteve muito mais do lado errado da política que do certo. Praticamente só esteve com a melhor opção possível a partir de 1994, quando apoiou FHC para presidente. Isso porque com os petralhas ele não tinha vez.

Eu vejo um lado ruim e um lado bom, com sua morte. O lado ruim é que perdemos um aliado forte e determinado a lutar contra a esquerda. O lado bom é que o maldito Fidel é um ano mais velho que ACM. É mais um sinal que a hiena do Caribe não dura muito tempo nesse mundo ruim que ele tanto ajudou a piorar.

Helena disse...

Nariz, sobre ACM, reitero o que disse a um amigo meu baiano, que era muito amigo dele: Foi um grande político baiano que fez muita coisa pelo seu estado, colocando a Bahia num patamar mais alto entre os estados federados. Estive em Salvador em 1981 e retornei outras vezes e a última foi em 2003, e o que se vê é uma mudança radical, a começar pelo aeroporto, que é o mais suntuoso do Brasil.

Coronel disse...

Certa vez, no Palácio de Ondina, estava lá eu, na reunião decisiva de levar uma empresa do Rio Grande do Sul para a Bahia, em busca de isenção fiscal que permitisse competir contras os importados chineses. Brigavam Pernambuco, Ceará e Bahia por um grande investimento.

Lá estavam Luiz Eduardo e seu pai, Antônio Carlos, além do governador Paulo Souto.

A decisão veio do painho: "Nós damos 99,999999999% de isenção. Portanto, a fábrica é nossa e será em ........" .

Não vou citar a cidade que recebeu a fábrica por óbvios motivos, tendo em vista que a história é real. ACM sempre mandou na Bahia. E sempre mandou bem. Basta olhar o interior baiano nos anos oitenta e nos dias de hoje.

Este lado de ACM, conheci e admirei. O resto que a história julgue.

Um beijo, Nariz.