quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Hora do contra-ataque

É importante que o leitor, antes de ler este post, leia aqueles publicados mais cedo, "Mostra, Jô" e "Ataque ao Criança Esperança". Só depois volte aqui e termine de ler este.

Os blogs petistas estão fazendo, desde a semana passada, campanhas difamatórias e boicotes a fim de calar as vozes que se erguem para criticar o governo Lula.

Dentre as campanhas empreendidas pelos lulopetistas na última semana, está aquela que incita os aloprados a escreverem para os patrocinadores do Programa do Jô, solicitando que os mesmos retirem o patrocínio ou serão boicotados. O texto que se lê nas pocilgas é:

"Vamos dar uma forcinha e avisar aos donos, que suas marcas estão ficando antipatizadas quando associadas a esse tipo de programa, e fica impossível a quem apoia o governo Lula, comprá-las, porque estaria ajudando a patrocinar também."

Em seguida, eles oferecem os links dos Serviços de Atendimento ao Consumidor dos "patrocinadores" do Programa do Jô, conforme segue:

Casas Bahia

Claro(tem que informar o estado para entrar e clicar no fale conosco)

Coca-Cola

L'Oreal

Ballantines

Nissan

Na verdade, nem todos são patrocinadores - alguns são apenas anunciantes avulsos. Mas isto não vem ao caso.

Importa é que, conforme evidenciei no post abaixo, eles fizeram pressão e Jô Soares sentiu o golpe.

Por isso, é hora de dar uma resposta. Uma resposta a altura e no nível deles: monocromática, monodiscursiva e ameaçadora - já que, ao que tudo indica, é isto que funciona.

Clique, pois, em cada um dos links relacionados acima, e deixe lá o seu recado. Nos termos deles: vamos dar uma forcinha e avisar aos donos, que suas marcas estão ficando antipatizadas quando sucumbem à chantagem petista - e que fica impossível a quem apoia a democracia comprá-las, porque estaria ajudando a patrocinar empresas que não respeitam a Constituição.

Creio que um bom texto, bem raso e direto, seria:

" Senhores, não dêem ouvidos ao boicote petista e parem de pressionar a linha editorial do Programa do Jô Soares. Criticar governos NÃO É GOLPE! É direito garantido pela Constituição. Se continuarem a pressionar o Jô, seremos obrigados a boicotar seus produtos."

Eu sei que é ridículo. Mas não tem outro jeito.

Portanto, escreva para os patrocinadores acima e divulgue este post de todas as formas possíveis.

21 comentários:

R. Mello disse...

País gozado o nosso. Aqui o governo é defendido por humoristas.
Seria cômico não revelasse duas tragédias: a do governo e a dos humoristas.

Peregrino disse...

NG,

Cumpri minha tarefa de cidadão honesto. Enviei mensagens às firmas listadas no post, sugerindo que se elas apoiam ou se calam diante do descalabro que se tornou o Brasil, eu e aqueles que eu puder influenciar jamais consumiremos os produtos por elas produzidos ou vendidos.

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa disse...

De ridículo não tem nada, NG. Talvez seja quixotesco, já que os petralhas metem mais medo por estarem com o leme nas mãos.
Vou enviar o e-mail sugerido.

Bluesamambbaia disse...

Amiga, estão fazendo novamente aquilo que fizeram no Troféu Imprensa, o que desmoralizou o prêmio pra sempre.
Já enviei os e-mails, parabéns pelo furo. bjs

Gili disse...

Nariz, amiga,

Ridículo ou não, mãos à obra: lista do pessoal de e-mail; lista dos telefones de amigos e colegas(quando eu telefono, também é t e l e f o n e m a); vizinhos; gente na fila de banco, supermercado, ou seja lá o que for; o pessoal que freqüenta o lugar preferido para o cafezinho e para um chopinho; balconistas de tudo quanto é loja - aguardem, que lá vou eu.

Carlos Pepelezgal disse...

Nariz .. amiga .. acho difícil que um boicote que parte desses blogs lulopetistas seja suficiente para diminuir as vendas de produtos dessas marcas , ou alterar o planejamento de comunicação dessas empresas. Isso é muito pouco para eles.

Sabem que no Brasil, para a quase totalidade dos consumidores , o impulso de compra está acima das posições ideológicas.

É por esse motivo que acredito que o Programa do Jô ainda não sofra nenhuma pressão .

Mas .. vale sua recomendação. Quem sabe as empresas percebam nesse aumento repentino de mensagens .. um movimento que mostra consumidores mais atentos .. não é verdade .. ??

Beijo .. Pepe

(N.G.: Pepe, querido, você esquece que a turma do Pomar pode abarrotar as caixas postais destas empresas, dando a impressão de que eles são em número muito maior do que de fato o são? E depois, está aí a Globo reagindo ao boicote ao Criança Esperança, para provar que os boicotes deles assustam, sim.. Um beijo. )

gunga-din disse...

Estive no blog da Lucia e encampei sua idéia: que o mostre os videos de critica ao movimento fora FHC.
Em seguida corri aqui para sugerir e-mails para os patrocinadores coisa que você já está fazendo.Vamos lá...

O Editor! disse...

NG,

Apenas sugiro mais um parágrafo no seu texto:

"E quero lembrar que se 50 milhões votaram no atual Governo, 60 milhões votaram contra. E o atual Governo adora dizer que a classe média não está com ele."

Beijos,

O Editor!

Alexandre, The Great disse...

Já fiz com todos, NG. Exceto a NISSAN, cujo link está direcionado para a Ballantines.

Valeu!!!

(N.G.: já arrumei o link, Alexandre. Obrigada.)

Alexandre, The Great disse...

NG. A Coca-Cola liga imediatamente para o cliente e informa ser "apolítica, apartidária, etc, etc..." e perguntada se era patrocinadora do Programa do Jô respondeu que NÃO. De qualquer forma o recado foi dado.

Gili disse...

Nariz,

Acabo de receber um telefonema da Coca-Cola, afirmando que a empresa não patrocina o Programa do Jô e que anuncia num canal aberto. Afirmou, ainda, que é uma firma apartidária, que as informações não procedem (sobre pressão editorial)e que, como a internet é livre -graças, digo eu-, a empresar não tem como controlar notícias falsas.

Um abraço

Julia disse...

NG,

Cumpri com meu dever de cidadã, mandando >singelas mensagens às empresas, e ao JÔ.


Agora veja isso e observe os linkados por lá


http://www.avaleenossa.org.br/links.asp

raul disse...

Nariz,

Muito, muito bons os três posts. Tomei a liberdade de indicá-los ao Reinaldo Azevedo.
Abçs.

jml disse...

Não seria bom enviar, também, pra Globo ?

Fernando disse...

Até parece que o Jô é inocente nessa história. Espero que ninguém se iluda de que ele seja um aliado dos conservadores. Ele fez a mesma crítica sobre o Fora Collor e Fora FHC?

O Reinaldo explicou bem o tipo que é Jô Soares: esquerdinha chique
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/08/o-cansei-o-fora-lula-e-os-erros-de-j.html

O que se devia fazer não é defender o Jô por intermédio de seus patrocinadores. O certo seria boicotá-lo por ter feito o jogo do governo e ter feito críticas infundadas ao direito alheio de protestar para posar de bom moço para o petismo.

Não foi essa a idéia a fazer no caso da TAM? Boicotá-la por ela supostamente fazer o jogo do governo? Por motivo ainda maior o Jô Soares devia receber o mesmo tratamento.

Peregrino disse...

Das mensagens enviadas, apenas a Coca-Cola entrou em contato, com a mesma mensagem que os outros comentaristas apontaram. As outras empresas fingiram-se de mortas. Qual é a alternativa? Pressão nelas!

alvaro disse...

NG,

Acabei de enviar as mensagens e devo confessar,me senti um pouco ridículo falando em boicote e tudo mais . Vou ver se acho uma forma menos vulgar de expressar meu descontentamento .Realmente os petralhas são melhores na arte de mobilizar pessoas (ou talvez disponham de mais tempo por lerem tão pouco).

Pati Haddad disse...

Sugestão: que tal acrescentar que estaremos de olho na pressão em cima não apenas do Jô, mas também de outros programas que notoriamente criticam este governo? vai que, de repente, estes aloprados resolvem pressionar outros programas, outras atrações... Melhor prevenir!

bento disse...

1o Duvido que essa teoria prospere. Eu boicoto varias empresas por realizarem testes em animais e nenhuma delas esta aí para mim até hoje.
2o Se isso fosse mesmo verdade, a Globo daria apoio ao Jo, não deixaria ele se virar sozinho sem patrocinadores.
3o O programa do Jo é tão fraco que sair do ar por falta de patrocinio não seria má idéia. Muitos programas melhores acabaram por esse motivo.

Fernando disse...

Olha aí a petralhada querendo a cabeça do presidente da Philips:

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2007/08/parabns-leitor-nosso-ativismo-contra-o.html

Wilson1 disse...

NC, temos que ir ao contra ataque e fazer um movimento contra as tvs e os programas adesistas. Estes no meu entender; a rede Record(inclusive a rádio Guaíba), alguns programas da tv Bandeirantes, e outros.