quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Quem constrói os discursos de Lula?

Em maio do ano passado, apresentei um roteiro das inverdades petistas: o método pelo qual o governo prepara seu ambiente discursivo, a partir da ação antecipada da militância - a quem cabe introduz os posicionamentos governamentais em chats e fóruns de internet, antes que eles ganhem um caráter oficial.

A existência deste cyber-departamento foi assumida publicamente por Valter Pomar dois meses depois, quando a campanha eleitoral já esquentava os tambores.

Ainda assim, sempre vale a pena destacar quando este roteiro das inverdades fica evidente. Foi o que aconteceu ontem, em Cuiabá, quando Lula, ao comentar as vaias que têm recebido, declarou:

"Essa gente fez a Marcha com Deus pela Liberdade em 64 que resultou no golpe militar, essa gente que pensa assim levou o Getúlio Vargas ao suicídio, levou João Goulart a renunciar, ficou contente com 23 anos de regime militar e está incomodada com a democracia porque a democracia pressupõe o pobre ter direito, ter Bolsa-Família, sim.”

O leitor menos atento ao que se passa na internet pode ser levado a pensar que a inspiração para o presidencial discurso veio do artigo de Jânio de Freitas para a Folha de S. Paulo de ontem - no qual o autor associa as origens do movimento "Cansei" a "todos os golpes e tentativas de golpe desde 1944/1945".

Errado. É mais fácil, aliás, cogitar que tenha sido o contrário: que Freitas ande bebendo nas fontes de Pomar. Porque desde segunda-feira o golpe de 64 e a associação da passeata ocorrida em S. Paulo com aquela marcha da TFP já estavam rolando na web.

Eu vi acontecer. Tanto vi que pude resgatar comentários da militância no Blog do Noblat que comprovam o que estou dizendo. O resultado desta pequena pesquisa é cristalino: antecedendo o artigo de Jânio de Freitas, e 24 horas antes da estapafúrdia declaração de Lula, a tese petista do "Golpe de 64" já rolava naquele que é o mais dinâmico blog de política do país - e, por isso mesmo, laboratório predileto da equipe de Valter Pomar.

Quem duvidar - e tiver estômago para linguagem chula - que acompanhe os comentários abaixo, atentando para suas respectivas datas e horários. Há mais de onde saíram estes. Mas creio que os três são suficientemente ilustrativos do que aqui se afirma.

Apelido: Bussunda - 30/7/2007 - 17:58

Quem é velho, lembrai-vos de 64, quem é novo, cuidado para nunca mais perder a sua liberdade e cuidado para não virar uma massa de manobra nas mãos da Rede Globo e da Revista Veja. Cuidado, turminha, cuidado.

Apelido: Wandayk - 30/7/2007 - 21:50

vocês esqueceram da macha da familia dirigida pela UDN?

antes do golpe da ELITE GOLPISTA em 1964.

é bom se lembrar.

Nome: Antonio Alves da Silva - Email - 31/7/2007 - 0:45

Esse movimento Cansei (ou Oscar Freire, pros mais íntimos), é formada pela ralé da elite (bunda) branca paulistana, tá parecendo a TFP. O povo é que está cansado da mídia golpista.

8 comentários:

THE SHIRT disse...

NG...A CARICATURA QUE VC PEDIU ESTÁ LÁ NO nOBLAT..

Uma OREIA MAIÓ CÁ OTRA.....é lindo,ou não.

Peregrino disse...

NG,

Mais uma coincidência entre o PT e o PCC: toda a comunicação entre os membros funciona como um SALVE.

Julia disse...

Quadrilha bem organizada, trabalha bem regida e orquestrada.

Não devemos esquecer a SOC-

A sofisticada organização criminosa, denunciada pelo PGR.

HUGO AGOGO disse...

Me parece que o PT perdeu a esportiva dessa vez. Bom sinal. Petista nervoso é sempre boa notícia para o País.

marcos ramos disse...

pois é, Nariz!

não é de hoje que a corja petralha vem orquestrando o tão sonhado golpe para a perpetuação no poder...

e não é de hoje, que venho sendo chamado de maluco, fanático, alarmista e etc., por meus amigos e colegas que não enxergam o óbvio.

estamos sim caminhando a passos largos para a ditadura petralha.

os canalhas só estão esperando a oportunidade!!!

Soube disse...

Olha a reação organizada para confronto e amedrontar:

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1801315-EI6578,00.html

Vamos ver se o "Cansei" paga pra ver ou abre as pernas.

(N.G.: oi, Soube. Thanks pela dia. Rendeu um bom post, como você pode ver acima. Bjs.)

Ranzinza disse...

NG,

Não sei não, mas tentar identificar a origem das idéias petistas é difícil.

Como acontece em organizações deste tipo, eles pensam todos a mesma coisa, têm todos a mesma alma poluída.

Acho que não é influência mútua não, é convicção compartilhada mesmo. Todos unidos na falta de caráter.

(N.G.: a falta de caráter pode emitir diferentes discursos - ainda que semelhantes em seu propósito. Alguns, porém, deixam rastros sim.)

wakets disse...

Quando o estupro é invitável elle, de pronto, por astuta estratégia de sobrevivência política, relaxa e parte para os discursos que só convencem e garantem os votos dos bolsa família e analfabetos funcionais. A imprensa, ao divulgar somente estas "frases de efeito", estes "slogans", acham que o está ridicularizando, mas, contrariamente, ao deixar de explicar o que de ridículo há nelas, faz o jogo do apedeuta.(refere-se ao próximo post)