terça-feira, 11 de setembro de 2007

Para quem telefonar?

Em comentário ao post abaixo, o leitor Marcos Ramos solicita que eu publique a lista dos senadores cujo voto a favor da absolvição de Renan Calheiros é dado como certo. Marcos tem razão ao querer conhecer a lista, já que a ligação para o Senado exige que você escolha para qual senador quer dirigir seu recado.

O problema de fornecer uma lista é que, exceto por Wellington Salgado, Romero Jucá e Almeida Lima - componentes da tropa de choque de Calheiros, provavelmente refratários a qualquer manifestação por parte do eleitor - , tudo é incerteza. Desde a última quinta-feira, o quadro tem se mostrado tão instável que os jornais não fazem mais do que alertar que há chances mais concretas para uma cassação mas que é possível que ocorram traições em ambos os lados.

Com tanta contra-informação, é impossível estabelecer um cenário seguro. Há, por exemplo, rumores de que o governador de Alagoas, o tucano Teotônio Vilela, estaria fazendo campanha pró-Renan. Neste caso, reforçar o pedido junto aos tucanos seria importante. Há, também, casos como o do senador democrata Heráclito Fortes que, pressionado pelo partido, votou a favor da cassação no Conselho mas agora se nega a abrir o voto. Aliás, nas últimas horas convencionou-se que abrir o voto ou protestar contra o voto secreto - como estão fazendo o pemedebista Gerson Camata e os petistas Delcidio Amaral e Aloisio Mercadante - seria uma forma de anunciar que se está votando pela cassação de Renan Calheiros. Cuidado. Pode ser uma forma de parecer que se está votando pela cassação.

Por experiência, arrisco a dizer que quando se trata do disque-monstro importa mais o volume do que o receptor do recado. A informação mais imediata que chega aos senadores é que as linhas congestionaram com pedidos pela cassação. Foi o que aconteceu na manhã do dia 3 de julho, quando a Rádio CBN, no embalo das inúmeras denúncias surgidas contra o presidente do Senado, divulgou o número da Central de Relacionamento com o Cidadão - no que foi acompanhada por este blog. As linhas logo ficaram congestionadas e, na tarde do mesmo dia, senadores de peso foram ao plenário pedir a renúncia de Renan Calheiros - e todos eles, ao fazê-lo, referiram-se ao "rumor das ruas".

Portanto, o que realmente importa é continuar telefonando para pedir a cassação de Renan Calheiros. Para qual senador, é o de menos.

Ligue 0800 61 22 11

A ligação é gratuita e pode ser feita de celular.

Um comentário:

marcos ramos disse...

Nossa NG!!!

quanta honra ter meu nome citado em um post seu!!

mas o que importa mesmo é o seguinte: está uma dificuldade tentar falar no disque-monstro! acho que a pressão está mesmo alta pra cima dos senadores.

tomara que dê mesmo o resultado esperado, e que o Brasil se livre de mais um traste da política.
já que não podemos nos livrar de todos de uma vez, sempre é bom eliminarmos pelo menos um dos corruptos que sangram os cofres do país.