quarta-feira, 24 de outubro de 2007

De mosquitos e tucanos

Setembro de 2002: quem ainda lembra do Lula usando Garotinho para bater duro no Serra em função da dengue, no debate da Record? E o Serra indignado, pedindo direito de resposta - que foi negado por Boris Casoy?

Eu lembro. E lembro, também, que os tucanos tiverem que ficar calados porque, no primeiros seis meses daquele ano, a dengue tinha batido nos 385.140 casos.

Pois desde que nocauteou o Serra naquele debate, Lula ampliou o aedes aegypti em 25%. E, ao que tudo indica, teremos uma epidemia de 1 milhão de casos até o final de 2007: só nos primeiros seis meses deste ano, o Brasil da “saúde quase perfeita” do Lula já contabiliza 438.949 pessoas contaminadas.

E o que faz o ex-ministro da Saúde, estrela de primeira grandeza da constelação tucana, eterno candidato a presidente? Nada. Quer dizer: nada, não. Está, para alegria de Lula, negociando a CPMF.

O tempo passa, o mosquito voa e o Serra continua sem querer ganhar do PT. Ainda que não tenha sido picado pelo aedes aegypti, o governador de São Paulo sofre de uma febre crônica: sonha ser presidente com o apoio daqueles que apenas finge combater.

14 comentários:

jml disse...

NG, eu tinha pensado algo parecido hoje de manhã. Tivessemos uma oposição de vergonha, ela já estaria preparando um programa com algo do tipo, primeiro mostrando LuLLa dizendo que o país tem uma "saúde quase perfeita" e, depois, cortando para o ministro da saúde (?) reconhecendo que o país está com uma crise graças à dengue. E o locutor dizendo que, admitindo que LuLLa estivesse realmente certo ao dizer que a saúde estava "quase perfeita", foi delle, e só delle, a responsabilidade por DESTRUÍ-LA. Mas, que nada, a oposição, como sempre, nada dirá. Silêncio total. Agora, é hora de apoiar o governo. De votar a favor da CPMF. E o país, ó...

jml disse...

E, ouso lhe corrigir. O mosquito não apenas voa. Fosse assim, seria ótimo. O mosquito MATA !!!!!

(N.G.: muito bem colocado, Jml. Um abraço.)

jml disse...

Mais um. Veja a coluna do Cláudio Humberto hoje. Dinheiro é o que não falta para a saúde. Veja a manchete: "saúde vai torrar 120 milhões em eventos".
E como fica a bancada do PSDB na Câmara, que foi orientada a votar contra a CPMF ?
Como ficam os nobres deputados que, na pior das hipóteses, não puderam negociar (no bom sentido, olha lá, heim ?) suas emendas com o tão generoso governo?
Como ficam estes que, após serem orientados a votar contra a CPMF, agora vêem os senhores senadores de seu partido, estimulados por seus governadores, a, alegremente - e sem nenhum tipo de constrangimento -, negociar a CPMF, isolando o DEM e votando a favor ?
Mas, lógico, o que vale é... É... Bem, é o que vale...

jml disse...

Este é o último comentário a este post, prometo.

Diálogo (fictício) ouvido por aí:

- Posso dizer o que penso do Serra e do PSDB ?
- Pode.
- Devo omitir os palavrões ?
- Claro.
- Então, não penso nada !

CORONEL disse...

Nariz:

Todos sabemos que José Serra não é um patriota, não é um político, não é uma pessoa. Não tem nenhum dos três "Ps" fundamentais dos grandes líderes.Será que vou ter que votar na guerrilheira terrorista no segundo turno?

Um beijo

CORONEL

Julia disse...

NG, conhece isso?


http://assembleiabolivariananacional2007.blogspot.com/


é pra chorar ou prá rir?

(N.G.: já conhecia, sim, Julia. Da primeira vez que estive neste link, estavam pedindo dinheiro. Mas pelo abandono do site, não está dando muito certo.)

Oliver disse...

AEDES PAULISTIS
E que tal o seguinte: Uma empresa de ônibus que serve o sul da capital paulista está em greve. E porque ? Por se envolver em três acidentes sucessivos com perda de rodas, um deles causando quatro vítimas, uma fatal. E o que querem os grevistas ? Manutenção, dimensionamento adequado das linhas - que andam com poucos ônibus abarrotados em ruas de asfalto em péssimas condições - e fiscalização. Tudo o que seria OBRIGAÇÃO de uma prefeitura. E qual é a resposta do prefeito limpinho ? Ele acaba com as linhas, simplesmente. Se não há pão, que comam brioches, diria a noivinha. Que andem a pé. Dêem uma volta pelo centro de sampa, com seus paredões recém pichados onde existiam painéis comerciais e me digam se os paulistanos não estão sendo vítimas de mais um golpe publicitário. Limpar uma cidade é asfalto decente, manutenção de galerias, tirar postes da paisagem e transporte digno. O resto é empulhação.
Empulhação democrática, mas empulhação. Se esse prefeito tivesse que administrar Xangai, com seus painéis luminosos que podem ser vistos até da estação espacial, acho que ele teria um purpurinado enfarte, kkkkkkkk

O Editor! disse...

Oliver,

Discordo de você.

Quanto aos ônibus, são linhas operadas por particulares, que tem lucro com elas e que devem obedecer às regras não apenas de concessão das linhas, mas também ao Código Brasileiro de Trânsito. Descredenciada é o mínimo que essas empresas devem ser. Seria necessário que fossem também responsabilizadas civil e criminalmente (seus responsáveis legais) pelos danos e pela morte.

Ademais, o Prefeito já alocou outras empresas para cuidar dos trajetos (aliás, isso foi feito no mesmo dia do descredenciamento). Se a nova empresa não está fazendo um bom trabalho, isso é outro assunto. E pela mesma lógica, se mantiver o péssimo rendimento também deverá ser descredenciada.

Sou paulistano e não tenho nenhum interesse em pagar tributos para que a Prefeitura faça reparos e manutenção em veículos de uma empresa privada. E o dimensionamento adequado das linhas deve ser feito pela empresa também, pois é só ela quem tem os meios de verificar a utilização dos ônibus em cada percurso e em cada horário.

Com relação à lei cidade limpa, não acho que os paulistanos estão sendo vítimas de um golpe publicitário. Afinal, os muros pichados que vejo, não foram recém pichados, mas foram colocados à mostra porque os painéis luminosos apenas os escondiam. Assim como escondiam também estruturas precárias, quebradas, com infiltração, muitos lugares com janelas quebradas que se tornavam ninhos de pombos e outros animais...

E com relação à exclusão de postes e aterramento da fiação, isso já está sendo feito. Por esse mesmo Prefeito que você diz que poderia ter um "purpurinado enfarte". E talvez (só talvez)fique pronto até 2010. Quando ele não estará mais na prefeitura. Mas mesmo assim ele começou a fazer a obra. Isso é que é golpe de marketing, hein? Todos acharem que ele fez muito, DEPOIS que ele sair da Prefeitura!

Pra terminar esse comentário já muito longo, só digo que limpar a cidade também é fazer a fiscalização dos veículos que rodam na cidade. E isso ele também está lutando para implementar.

Um abraço,

O Editor!

pepino disse...

problemas insoluveis:
-mosquito aedes e dengue
-seca do nordeste
-crise moral do psdb
-provisoriedade da cpmf
-queimadas na amazonia
-corinthians e msi
-vaquinhas do Renan Calheiros e sua alta lucratividade...

ahahahahahahhahahahhahahhahahaha

Oliver disse...

Querida:
Óbvio que não quero fazer de seu blog uma arena. Tenho que dizer, no entanto, que o colega Editor não mora na mesma cidade que eu, ou tem interesses diretos na defesa inflamada de seu colega administrador. Desafio nosso querido amigo a tomar um desses ônibus "alocados" que alega existirem, e ver alguns milhares de passageiros andando A PÉ pelos trajetos extintos. É golpe.
Já pensei muito em fazer um flog com fotos da tal "cidade limpa" para que todos vejam seus verdadeiros resultados. Me desculpe, querido. Já quanto aos cartéis do lixo, do transporte público, dos desvios nas licitações de linhas, na indústria dos semáforos, da nova indústria das "rotatórias", do golpe do IPTU comercial em residências, destes você não dedica uma linha, não é mesmo ?
Em seu prefeito vota você, meu caro. Eu não elegi um incompetente destemperado. Aliás, ninguém elegeu, você lembra ?

marcelo disse...

nunca neste país, a dengue foi exportada para nossos vizinhos...
não tem dinheiro para a saúde, exceto 120 milhões de reais para festas...

O Editor! disse...

Querido Oliver,

Tenho "interesses diretos" na adminitração da cidade. É a cidade onde moro. É a cidade onde trabalho. E quero que seja a melhor cidade possível.

Nunca andei nessas linhas de ônibus, pelo menos não após a sua desativação. Mas já ví matérias com imagens das pessoas que aguardavam na fila dos ônibus, para pegar a condução que não vinha. Foi uma matéria do Jornal Hoje, da Rede Globo, que aliás pegava bastante pesado com o fato de a empresa ter sido excluída. Ocorre que a própria matéria dizia, no final e com pouca ênfase, que outras empresas do setor já haviam sido colocadas para administrar o trajeto, e que, mesmo que o percurso tenha sofrido algumas alterações, ainda existia.

Monte mesmo um flog para mostrar como a cidade ficou. E pegue também umas fotos da Veja São Paulo, que mostrou há algumas semanas como alguns lugares ficaram melhores. Perto da minha casa há uma padaria e um açougue, lado a lado, coisa de bairro mesmo. Logo que tiraram as placas, por baixo delas, havia uma janela com quase todos os vidros quebrados, rachaduras, e pichações. O que foi feito? Reformaram. Tudo. Está bem melhor. Se há pichações devemos buscar coibir, impedir as pichações (que são, nada mais, nada menos que destruição de propriedade particular), ou apenas falar: "Ah, coloque uma placa por cima pra ninguém ver...". Porque se for assim, prefiro viver na "minha" cidade a viver na "sua".

Cartéis (tanto do lixo quanto do trasporte público) sempre existiram. E eles sempre são culpa do atual prefeito, governador ou presidente. Afinal, quando se é eleito, se leva os bônus e também os ônus. Mas quero que você me diga quando foi que outro prefeito lutou contra as empresas de ônibus ou de lixo. Me informe quando foi que, em outro governo, uma empresa de ônius foi descredenciada e retirada da prestação de serviços ao público por ter causado um acidente.

Com relação aos "desvios" nas licitações das linhas, se os há, que se punam os culpados. Mesmo que seja o prefeito. Não tenho nenhum compromisso com ele.

Existem problemas nessa administração? Lógico. Muitos, aliás. E esse do lixo é um ótimo exemplo. Bem como a "industria das multas". Mas sei reconhecer o avanço. Sei reconhecer que algo de bom está sendo feito pela cidade.

Aliás, a poluição visual, por muito tempo, foi tema de reclamações e matéria de jornais e revistas. Agora o problema está sendo resolvido. Como por muito tempo as pessoas reclamaram do rodízio. Até que este foi suspenso, durante as férias escolares, e todos puderam perceber o inferno que seria sem ele.

Eu também não elegi um incompetente destemperado. Mas tenho um me governando. E pode ter certeza absoluta que não estou falando do Prefeito.

Um abraço.

Oliver disse...

KKKKKKKKKK

Só mais umazinha, vai NG !!!!

Nosso amigo Editor é muito divertido. Lembra do filme "Os Duelistas" ? Pois é. Desafio honrosamente nosso dileto palestrante a estar comigo, às 9 horas da manhã de qualquer dia diante do Shopping Interlagos para juntos tomarmos QUALQUER dos ônibus das linhas que ele pensa que ainda existem. Editor não anda de ônibus ? Eu ando. Ou então comermos um saboroso sanduíche de mortadela em frente ao Mercado Municipal, para que ele veja com seus próprios olhinhos a maior favela vertical do planeta, um lindo cartão postal da cidade limpa que ele tanto defende. Repare que ele reconhece a existência dos cartéis que eu citei, na conformada posição de que "sempre existiram", como se isso não fosse o maior sinal da incompetência administrativa e do continuísmo de uma forma da administrar execrável. Já o golpe do IPTU comercial em imóveis residenciais NÃO É uma herança de outras administrações. Foi inventada NESTA administração mesmo, resultando em alguns milhares de ações contra ESTA administração, e não outra. Parece briga de comadres, NG, mas é um precedente perigoso. Tal como a sanha esquerdatozóide que insiste em controlar os meios de comunicação precisa ser combatida, com as armas que temos, a vigarice ideológica da direita também precisa ser devidamente desmascarada. É uma fraude. Uma revista de grande circulação é usada como avalista dessa bobagem publicitária, que tira o foco da incompetência administrativa, da mesma forma que é usada para legitimar biografias de líderes neo pentecostais. E o "editor" cai nessa, kkkkkk. Vai aqui o meu conselho; não sei o que você "edita", mas acho que você está precisando sair do ar condicionado e "bater perna", como um bom jornalista. Faz bem para os músculos e desenferruja o cérebro, kkkkkkkkkk

PS: Você está dando muita corda para essas noivinhas, KKKKKKKKKKKK

(N.G.: tá bom, estou liberando. Mas mantenham o nível,ok? Eu vou viajar e não terei tempo de ficar lendo comentários imensos para ver se um está ou não ofendendo a mãe do outro. Agora, Vlady, "vigarice ideológica da direita" é a vovozinha. Nada pode ser mais vigarista do que a nosa atual centro-esquerda )

O Editor! disse...

Oliver,

Vou tentar ser curto para a NG não nos expulsar permanentemente do site dela:

1.- Às 9:00 já estou no trabalho. Não posso aceitar seu desafio. Mas, ok, acredito que você SAIBA, por experiência própria, que as linhas não foram reativadas.
2.- Prefeitura não tem que fazer readequação, faxina e manutenção de prédio particular (a menos que este ameace outros). Isso é dever dos donos. E placas e painéis só escondem sujeira e má-conservação. Não tem nada a ver.
3.- Não sou/estou conformado. Acho um absurdo. Acho que tudo o que veio antes é também de responsabilidade do atual gestor. Mas não dá pra pregar essa conta só nas costas do Kassab.
4.- Foi a 1ª vez que eu ouvi falar da "máfia do IPTU". Aliás, gostaria de lhe passar meu e-mail para que você me explicasse o que é (fernandao_spo@uol.com.br)
5.- blá, blá, blá... vigarice ideológica da direita... blá, blá, blá... Fala com a minha mão cara. Pelo menos até aprender a não chamar de vigarista quem você nem conhece.