sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O que Paris não pode ensinar

BurkinaFaso01.jpg

A bandeira de Burkina Faso: identificação imediata e "saberes

necessários".

No final de agosto, sempre afoito em cutucar Fernando Henrique Cardoso, Lula prometeu que não irá estudar em Paris quando terminar seu mandato. Na ocasião, houve quem sugerisse que ele deveria ir a Paris para ser estudado - uma pequena maldade, claro.

Eu já acho que, para além da demagogia da provocação, o presidente assumiu uma preferência.

Lula deve pensar que Paris nada tem a lhe esinar - principalmente quando "assar aquele coelhinho" for sua única preocupação. Em contrapartida, enquanto ocupa o poder, ele não perde a chance de usar das mordomias do cargo para buscar novos saberes.

Eis que "República dos Homens Honrados" é a tradução literal para Burkina Faso - país africano que receberá a comitiva presidencial brasileira na semana que vem. Lula embarca no domingo à noite.

A visita de Lula coincide com a comemoração dos 20 anos da chegada ao poder do presidente Blaise Compaoré, cujo governo foi instaurado após um golpe de Estado que culminou com o assassinato do então presidente Thomas Sankara.

Até hoje, esta "República dos Homens Honrados", com a qual o Brasil mantém relações diplomáticas desde 1975, ganha espaço na mídia mundial por duas razões: a mutilação genital de meninas e as inúmeras falcatruas políticas que têm servido para eternizar Compaoré no poder. A mais recente delas - uma sucessão de emendas constitucionais -, em 1997, garantiu a Blaise Campaoré o direito de reeleger-se quantas vezes quiser.

Que não se diga, pois, que Lula rejeita o conhecimento. De forma alguma. Como queriam Paulo Freire e sua "pedagogia da autonomia", Lula apenas seleciona os saberes de acordo com seus reais anseios e necessidades.

3 comentários:

CORONEL disse...

O que assusta ainda mais é que o atual presidente, que assumiu depois do assassinato do presidente anterior, vai ser reeleito,segundo pesquisas, em novembro, para um terceiro mandato. Com certeza, Lula está indo lá para dar o empurrão que faltava, oferecendo remédio contra AIDS, biocombustível e discurso demagógico.
Estamos tratando com homens muito honrados...

CORONEL

Paulo disse...

A obsessão do atual presidente com seu antecessor é caso de psicanálise mesmo...

marcia1906 disse...

nariz
obrigada pela aula. não tinha a mínima idéia sobre este exuberante país que lulla visitará. agora, acho que ele deve ter petróleo ou gás. pois essas são as preferências atuais do lulla. dane-se se no país há um genocídio (como darfur, no sudão) ou seja uma ditadura que desrespeita os direitos humanos. se houver petróleo, o nosso grande líder tá com o governo local e não abre.