quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Testosterona (II)

Conforme adiantei, há algumas considerações que gostaria de fazer a respeito do barraco relatado no último post.

A primeira delas é que, a despeito de viver recitando aquele negócio da "mulher de Cesar", a oposição não internaliza a coisa. Com todo o respeito que nutro pelo Senador Demóstenes Torres, sou obrigada a observar que esta festinha em seu apartamento foi uma infelicidade.

A hora é de guerra. É isto que aqueles 40 milhões de brasileiros que não votaram em Lula esperam de um partido de oposição. E é isto que o DEM tem que fazer se quiser crescer. O PSDB, está deixando um vácuo. Faz tempo que digo isso. Vai crescer quem não tiver medo de se mostrar verdadeiramente oposicionista. Convidar governistas e ministros de Lula para uma festinha, a esta altura do campeonato, é passar uma imagem de convivência promíscua com o Planalto. Volto à mulher de Cesar: não basta ser oposição - como, sem dúvida alguma, o Senador Demóstenes têm sido. É preciso parecer oposição.

Ao que tudo indica, o presidente do DEM já assimilou a coisa. Aproveitou a ocasião para enfiar o dedo na cara dos governistas - o que até me fez exagerar um pouco e cogitar se o senador Demóstenes não teria, na verdade, montado um cenário para isso.

Deus sabe que eu tenho minhas diferenças com Rodrigo Maia - até hoje, não consegui engolir sua postura durante o segundo turno da última campanha presidencial. Mas vou dar a mão a palmatória para reconhecer que, desde que assumiu a presidência do DEM, ele vem conquistando o meu respeito. Na festinha da terça-feira, então, fez exatamente o que os eleitores esperam de uma oposição. Leiam lá a matéria do Josias e verão que ele, além daquele "Me tenham como inimigo e vamos para a guerra", também avisou “Não precisa ligar. Não vou atender. Vocês lá e eu aqui.”

"São só palavras", alguns de vocês dirão. Mas eu volto à mulher de Cesar para lembrá-los de que palavras lustram a imagem que as ações constroem - ações que, muitas vezes, não ganham tanto espaço na imprensa quanto as palavras. Ponto, pois, para Rodrigo Maia que, se tudo não foi armado pelo senador Demóstenes, fez do limão uma limonada.

Quanto às palavras que certo governista teria cuspido às costas do presidente do DEM, a prudência nos manda trabalhar com as duas versões publicadas. É o que farei. Na minha modesta opinião, "babaca" é civil que fica posando de farda para a imprensa. Já "guri de merda" é gaúcho que promete o que não pode cumprir.

17 comentários:

HUGO AGOGO disse...

Excelente texto NG.

jml disse...

Tem que encarar, sim. Alguém precisa assumir o papel de oposicionista e, principalmente, AGIR como oposicionista. Como vc já disse, "o pulso ainda pulsa"!
O PSDB, torço e espero, pagará um alto preço por ser, já que estamos utilizando da música, "uma metamorfose ambulante".
Tá até na bíblia. Os mornos serão cuspidos.

(N.G.: "me sejas frio, me sejas quente; não me sejas morno, que eu te vomito" é uma das minhas passagens bíblicas prediletas, Jml. Ótima lembrança a sua.)

Jorge Nobre disse...

Se isso te consola, Nariz, nos EUA acontece (guardada as devidas proporções) o mesmo dilema.

Eu participo de um grupo de conservadores americanos, e li hoje o seguinte e-mail:

"The choice between Hillary and a RINO like Giuliani was compared to the choice between two amounts of poison in a response to an earlier post. The choice was between a full glass of poison (Hillary) which you drink and then die, or a half glass of poison (Giuliani) which you drink and get sick, but eventually recover."

Por isso eu ainda acho melhor ir de tucano mesmo - terei pelo menos a esperança de recuperar a saúde, depois.

(N.G.: Oi, Jorge...Usando a comparação dos seus colegas americanos, me parece que o copo dos tucanos está ficando a cada dia mais cheio. Não demora, será garantia de morte certa para quem se arriscar a bebê-lo.)

HUGO AGOGO disse...

O PSDB está repetindo os mesmos erros do primeiro mandato de Lulla. Estão falando até em prévias para resolver a disputa entre Serra e Aécio. Além disso continuam dando refresco para Lulla e o PT. Dificilmente votarei novamente nos tucanos. Antes o Eymael.

(N.G.: acho que tem muita água pra passar sob esta ponte. Mas em Aécio e Serra eu não voto.)

Generico disse...

Pelo que li Rodrigo Maia falou grosso com Mares Guia e no meu entender oposição tem que fazer isso mesmo. Sendo o PSDB um partido murilista, pois só fica em cima do muro e se cair vai ser pro lado do governo restam o DEM e PPS. Quanto a mim tenho algumas duvidas a respeito do Demostenes,pois acho ele aberto aos proprios interesses, tomara que eu esteja errado. GENERICO

CORONEL disse...

Nariz

O Rio Grande já produziu coisas melhores para a política brasileira. Mas não tá morto quem peleia e nem podemos se entregar pros homens, mas de jeito nenhum. A única coisa que não desce no DEM é aquele rapaz lá de Porto Alegre, como é mesmo o nome dele? Podiam fazer um media trainning com ele...rsrsrsrs

Beijo.

CORONEL

Rodrigo disse...

Meu, se a reputação da mulher de César depender do DEM, coitado do César...

(N.G.: Rodrigo, a mulher de Cesar está morta. Mortos não reclamam.)

Sharp Random disse...

Que safra ! O vídeo show da falta de senso de ridículo acostuma a platéia à política pequena e ainda quer nos fazer aceitar, aplaudindo, a vontade daqueles que ainda precisam trilhar os caminhos.
Um espetáculo de imaturidade.
O Senado é a última trincheira do bom senso. Pelo menos deveria ser, tal dúvida tem levado a considerar-se sua real utilidade!
Posso estar enganado, mas me parece que o senador Demóstenes foi civilizado propondo um relaxamento nas tensões "pessoais".
O resgate do Senado do limbo passa pelo reequilíbrio das posições pessoais. Os Senadores teriam que ser acima do radicalismo partidário e subservientes à causa do Brasil.
Uma Casa de distinção, de Honra!
Uma mandato de oito anos num país sem partidos e programas acaba tendo que ser exercido no personalismo que a reputação e o valor que a isso se atribui solidifica.
Gritou-se alto contra o afastamento de Simon, apesar do pitoresco na personalidade de Suplicy ele anda nas ruas com tranquilidade.
Para não me estender, fica patente a existência de parâmetros e nem tudo está perdido.
Me falta o tempo, mas eu volto.
Esse governador do Rio...

André BH disse...

Olá Ng.
Essa festa deve ter sido muito engraçada.
Como sempre fui a favor do diálogo,gostei.
O Deputado Rodrigo Maia está certo em defender o que é dele.Só achei deselegante sua postura,coisa de gente imatura.Ele poderia falar as mesmas coisas de uma forma mas cortês e até engraçada,arrancando risos de todos.(Estamos falando de Políticos em Brasília,onde há um relacionamento de longo prazo e as possoas se encontram quase que diariamente).
Que eu me lembre quem mais prejudicou o PFL foi o então ministro José Serra,acabando com a candidatura da Roseana,em 2002.
Você tem uma certa razão a respeito do vácuo,etc.
Só recomendo ao DEM que deixe claro o que quer,que explicite um projeto para o país claramente.O Alon disse bem hoje:"Qual é o discurso que unifica o PSDB? O que quer a oposição, além de deixar de ser oposição? Ninguém sabe. Nem ela."
ABS.

(N.G.: é , André... Leio o seu comentário e penso que a esquerda envelheceu mesmo. Se antes se fez do ímpeto dos jovens, bastou chegar ao poder para mostrar um conformismo típico dos velhacos - e para apontar sinais de entusiamo como "imaturidades". O tempo não perdôa. Começo a achar que a juventude do DEM está preocupando aquele partidos - PSDB incluso - cujos líderes olham para trás e percebem que não conseguiram criar novos nomes. Gente como Brizola, Lula e Serra são como pinus elliotis - à sua volta,nada se cria)

Sharp Random disse...

NG, por favor elimina o comentário das 03:35.
Quando cliquei em Post deu erro de código e o código estava correto.
Redigi outro e enviei.
Grato. Ah! tira fora este também. Que mão de obra, heim?!

(N.G.: bah, Sharp, vou ficar devendo. Quando abri o os coments, estavam os dois. Como o parágrafo inicial era o mesmo, achei que tinha duplicado. Desculpe, mas mandei o segundo para o espaço. Se vc tiver paciência de refazer...)

CORONEL disse...

O Sharp Random deve estar querendo dizer que o Senado é a casa da tolerância. Tudo bem, parece que o Gabeira está propondo legalizar a profissão de senador, lá na Câmara. O que vemos aqui, neste post, é um remake de Tropa de Elite. A patrulha de sempre se escandalizando com o Rodrigo Maia e esquecendo o Nelson Jobim. Afinal de contas, o Rodrigo Maia é DEM e com que cara vou olhar para aquele meu amigo petista?

Tovar disse...

As eleições na América Latina obedecem certa simetria.
Impressiona o alheiamento do eleitorado que está acontecendo na Argentina. A turma do Psdb deveria se preocupar com a possibilidade de repetição de mesmo fenômeno no Brasil.
Sonham que a opção será entre Serra ou alguém pelo Lula e a escolha do primeiro será obrigatória. Grosso engano. Não identifico diferenças e posso escolher outro qualquer. Ou nenhum.

Julia disse...

É a flexibilização absoluta da coluna dorsal.
Esses homens e mulheres do psdb, pensam mesmo que 40 milhões de eleitores, não inscritos no bolsa-miséria, esquecerão isso?


Paguem prá ver!

Sharp Random disse...

Creio que o PSDB, com toda a celeuma que causa com sua disputa interna, cuida de fixar um cenário sucessório. Alternância no poder. O vácuo de oposição é um preço menor a pagar do que um radicalismo que possa ser feitiço contra si mesmo. Se o PSDB conseguir desenhar uma situação de equilíbrio democrático que assegure as rédeas do respeito à Constituição e afaste o perigo do golpe pela constituinte já terá valido a pena. O pior dos mundos é o vazio de disputa pela sucessão que incuta na cabeça dos congressistas a inviabilidade de qualquer nome além do próprio Lula e assim tenhamos a despersonalização completa das forças políticas ali aglomeradas em favor do próprio bolso e fazendo vista grossa ao projeto do Foro de São Paulo.

Zé-SP disse...

Tb fiquei decepcionado qdo soube da festa que o Senador Demóstenes deu! Tô fora da lista de seus admiradores! O Rodrigo Maia devia ter mais cuidado com oq diz afinal os métodos do governo pt é similar a de certas organizações italianas!

André BH disse...

Cara NG:
Não sei se a esquerda está envelhecendo.
O que eu posso lhe assegurar é que ... (Edited by owner).
Porque assim é a política.
Se DEM quiser guerra,eu não posso fazer nada.Mas pensando aqui com meus botôes,fico na dúvida se seria a melhor estratégia, já que ano que vem tem eleição.
O DEM vai ganhar ou perder com essa postura?
ABS.

(N.G.: na minha opinião, se comprar briga - se for para a guerra - o DEM vai ganhar a longo prazo. É uma questão de decidir se querem construir um partido ou preferem ficar mendingando alianças para o resto das suas existências. É sobre isso que tenho escrito. Quanto à informação adicional que você nos trouxe no seu
cometário, eu a editei. Será bem vinda se você revelar a fonte da mesma - aí conversaremos sobre, provavelmente com muito destaque da minha parte, pois cai como uma luva para o que penso. Não leve a mal, nada pessoal. É que aqui só quem pode plantar notinhas sem revelar a fonte sou eu - simplesmente porque eu me responsabilizo pelo que escrevo.

Liberal disse...

O DEM não é um partido monolítico. O DEM do nordeste, por exemplo, está louco para a aprovar a CPMF.

Basta ver a postura da senadora Rosalba sobre a aprovação da CPMF, cooptada pela bancada da saúde.

O DEM sulista teria que se impor sobre o DEM do nordeste para brigar com o governo.