segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O caso da Telecom Itália

Começam a pipocar comentários e mails perguntando o que eu penso sobre as novas revelações vindas da Itália - e solicitando que eu dê visibilidade ao caso.

Conheço meus leitores...

Este alvorço é porque o Reinaldo Azevedo publicou, nesta madrugada, três posts sobre o tema. Nos dois primeiros, republica uma coluna de Diogo Mainardi e a matéria do site Consultor Jurídico, asssinada por Márcio Chaer, que traz uma entrevista com a tradutora Luciane Araújo. No terceiro post, Reinaldo pegunta: "Que diabo está acontecendo com o jornalismo brasileiro?", numa sugestão implícita de que o nosso jornalismo está se encolhendo diante do tema - não por acaso, esta é a tônica dos comentários e e-mails que estou recebendo.

Que diabos está acontecendo?

Na verdade, eu tratei deste tema no sábado pela manhã. E se tratei de forma um tanto velada é algo que pode ajudar a responder a pergunta feita por Reinado Azevedo em relação ao jornalismo brasileiro - não que eu me situe nesta categoria profissional.

A matéria de Márcio Chaer foi publicada na útima quinta-feira, dia 8. Rendeu, então, respostas de Paulo Henrique Amorim e Mino Carta - que, antes mesmo da Carta Capital sair, tentou demolir a denúncia de Chaer em seu blog. Também, no próprio dia 8, o empresário Luis Roberto Demarco notificou judicialmente a empresa Consultor Jurídico, exigindo que a matéria fosse retirada do ar.

Não posso afirmar com certeza que a matéria foi retirada do ar por conta desta notificação. Mas posso afirmar que entre sexta e sábado a ferramenta de busca do Consultor Jurídico não encontrava qualquer referência para "Luciane Araújo" para quem, como eu, se dirigia para lá tão logo ouvia falar da coisa. Porém, qualquer que tenha sido a causa deste sumiço, ela parece não mais existir: como vocês puderam ver acima, o link reapareceu nesta madrugada - depois, portanto, que as edições dos jornais já estavam fechadas.

Logo, o que pode ter "acontecido ao jornalismo brasileiro" é o que aconteceu com este blog: como comentar uma matéria cujo link simplesmente sumiu?

Primeira lição: nem tudo é complô para esconder isto ou aquilo. Ocorre, apenas, que qualquer denúncia requer atitude responsável - requer, no mínimo, que se possa indicar a fonte. E Reinaldo Azevedo sabe disso. Tanto sabe que não comentou a matéria de Márcio Chaer até esta madrugada, quando o link retornou - alguém realmente acredita que ele não tenha ouvido falar da coisa antes disso?

Mas o que eu penso sobre o caso?

Penso que tudo deve ser investigado. Mas tenho certeza de que, a exemplo de todas as investigações que se tem feito nos últimos anos, vai dar em nada.

Também penso que - agora sim! - Reinaldo Azevedo tem razão quando sugere que o jornalismo deste país vai de mal a pior. Porque, meus caros, entrevista tão ruim quanto essa do Márcio Chaer só aquela em que Silvio Pereira começou a quebrar tudo e Soraya Aggege saiu correndo, deixando seu bloquinho de notas em poder do insano entrevistado.

Luciane Araujo faz o que quer com Chaer... Navega de um assunto a outro, sem que o jornalista (ele é jornalista?) faça qualquer esforço em reconduzí-la ao ponto. E, depois, a coisa foi publicada no site aos pedaços, cheia de "(...)" - presumo que o restante esteja disponível apenas para os assinantes da revista. Vão me desculpar, mas isto não é maneira de se tratar um tema desta seriedade. Ou publicam tudo ou não publicam.

O mesmo se dá em relação à própria Luciane. Não sem razão, quem tenta demolir a denúncia pergunta "de onde saiu essa moça?". Da forma como está sendo apresentada, a tradutora parece mesmo um E.T.: não tem rosto nem vida pregressa. Ela teme por sua segurança? Pois então que não dê entrevista alguma e se limite e depor na polícia. Mas se vai falar - e falar coisas de tal gravidade - que trate de mostrar a carinha, dizer do que se alimenta, etc e tal... Porque - prestem bem atenção, meu queridos - eu, atendendo aos vossos pedidos, vou dizer o penso sobre tudo isso: de jornalista babão, testemunha frouxa e denúncia meia-boca eu já estou cheia.

2 comentários:

Cristal disse...

Amiga!

Eu também.Beijos!!!!!!!!

Fabio Zurita disse...

Muito boa a sua análise.

A entrevista do Márcio Chaer é uma FARSA que só interessa ao Daniel Dantas. O Márcio Chaer segue um script claramente desenhado pelo Dantas para atacar seus inimigos e chantagear aliados. Qualquer bobo percebe isso. A própria VEJA do Reinaldo Azevedo não deu uma linha a respeito.

O melhor exemplo ocorreu agora quando um jornalista do Paulo Henrique Amorim, citado na "entrevista" da tradutora liga para o Marcio Chaer para obter o telefone da tradutora e entrevistá-la com mais detalhes. O Marcio Chaer simplesmente perdeu o equilíbrio e foi de uma truculência jamais vista. Veja o link que mostra isso em

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/466001-466500/466438/466438_1.html