segunda-feira, 31 de março de 2008

Petistas, dossiês e a oposição: o passado vos condena

Lula acaba de acusar o golpe: escalou Gilberto Carvalho para tentar desfazer a crise do dossiê. Significa que a coisa está complicada.

Gilberto Carvalho, se vocês não lembram, é o coringa para momentos de crise. Em maio de 2006, quando Silvio Pereira deu aquela bombástica entrevista, Carvalho foi o primeiro a falar com a imprensa, lançando a versão de que o ex-secretário do PT estava mentalmente desequilibrado. Em 15 de setembro do mesmo ano, quando os "aloprados" foram pegos com a mão em 1,7 milhões, para quem Jorge Lorenzetti telefonou? Sim, para ele, Gilberto Carvalho, o homem das crises.

Agora, uma vez que o TCU desmentiu as explicações - insistentemente repetidas desde quinta-feira - de Dilma Roussef, Carvalho entra em campo para nos fazer engolir uma previsível versão ministerial daquele enxovalhado "eu não sabia", tantas vezes utilizado por Lula. Vocês já leram: "Dilma foi traída e o governo está a caça dos traidores".

Poderia até dar certo. Se, em 20 de fevereiro, Dilma não tivesse dito a 30 industriais que o governo estava reunindo informações sobre gastos com cartão no governo Fernando Henrique. Se eu tivesse motivos para acreditar que Dilma Roussef é uma petista diferente de Dirceu e Palocci - que até hoje estão se explicando na Justiça a respeito de supostos crimes cometidos na defesa do "governo popular do PT".

Finalmente, a justificativa de Carvalho poderia colar se, antes mesmo de estourar este probleminha com os cartões corporativos, jamais tivesse havido qualquer atitude semelhante - em síntese, governistas brandindo dossiês e informações do passado para intimidar a ação da oposição em CPIs.

Acontece que houve. E não falo apenas dos "célebres" aloprados que tentaram comprar um dossiê contra os tucanos durante a última campanha presidencial. Falo de outros antecendentes, que bem demonstram que ameaçar a oposição e tentar paralisar CPIs com dados do governo Fernando Henrique é um método petista fartamente utilizado.

Ou vocês já esqueceram de Ideli Salvatti, em 2005, recebendo um suposto dossiê que, supostamente, comprovava fraude nos Correios durante o governo Fernando Henrique? O que ela fez com esta informação? Egoliu, sentou em cima ou coagiu a oposição?

Ou já esqueceram, também, que a CPI das ONGs foi praticamente paralisada por conta de uma negociação - na qual a oposição teria poupado a filha do presidente da República, Lurian Lula da Silva, ex-dirigente da ONG 13, para manter intocado o Comunidade Solidária, programa da ex-primeira dama, dona Ruth Cardoso?

Quer dizer: Carvalho, Dilma e o PT inteiro podem negar de pés juntos que não fizeram um dossiê que não vai adiantar. O passado fala por todos eles. Resta, agora, saber como agirá a oposição: vai engolir o sapo, como fez na CPI das ONGs? Ou vai partir pra cima como prometeu, na última sexta-feira, o senador Arthur Virgílio?

5 comentários:

marie tourvel disse...

O Carvalho é aquele do Celso Daniel também, né? Estamos em boas mãos, então. Fico beeeeeem mais sossegada. Ai, Nariz, que medo! Meu palpite é que a oposição (isso não ecziste, não) vai recuar como sempre faz. Que preguiça... Beijo

Osvaldo Camargo disse...

Enquanto morre gente
bem pensada/mente!
É um presidente que mente,
Mente de corpo e alma, completa/mente.
E mente de maneira tão pungente
Que a gente acha que ele mente sincera/mente,
Mais que mente, sobretudo, impune/mente. ..
Indecente/mente.
E mente tão nacional/mente,
Que acha que mentindo história afora
Vai nos enganar eterna/mente.

Poema da MENTE deficiente
Affonso Romano de Sant`Anna

Aluizio Amorim disse...

Nariz: o ex-Senador Jorge Bornhausen não costuma criar factóides. Normalmente quando fala sobre algo é porque tem informação privilegiada. Nesta segunda-feira o seu discurso na abertura da reunião do Democratas, aqui em Florianópolis, foi de advertência para o fato de que Lula ainda não desistiu do terceiro mandato.

(NG: ele tem dito isso com alguma freqüência, desde o ano passado, Alu. Eu acho que é verdade. Mas também acho que a oposição não vai deixar passar..Acho.)

paschoal disse...

As moscas são sempre as mesmas.
Basta aparecer uma sujeira que elas logo aparecem!
Até que o D25 poderia se esforçar um pouco e tentar ser a oposição que o PSDB nunca foi.
Será quqe veremos isso? Duvido mas, tomara!!!

Janaína disse...

Excelente post, Nariz. Eu acredito que a imprensa teve ajuda de petistas interessados em enfraquecer a Dilma na apuração do tal dossiê. Não significa, porém, isentar a Casa Civil da responsabilidade pela uso pouco ortodoxo das informações, nem deixar de lado o mérito de quem teve coragem de denunciar o uso de uma prática que se tornou corriqueira.

Sobre o que fará a oposição... Que oposição? A proximidade das eleições, que traz consigo uma imensa gama de possibilidades para as alianças locais, deixou a balbúrdia oposicionista ainda pior...

Um beijo,
Jana