quarta-feira, 23 de abril de 2008

Sobre Serra e Alckmin

Do leitor que se assina Bruno, em comentário no post abaixo:

"O que vc acha da reportagem da Folha do Alckmin procurar o Ciro para enfraquecer o Serra?"

Pessoalmente, eu lastimo que qualquer político medianamente bem qualificado ainda pense em se unir ao camaleão lulopetista Ciro Gomes - e o mesmo vale para um Orestes Quércia ou um Paulo Maluff. Da mesma forma que eu lamento ver um politico supostamente de oposição orquestrar alianças com o PT. Se, como alegam alguns, este é o preço para se ganhar uma eleição, eu preferiria perder.

Só que eu não vivo de política e tenho um estilo de vida que apenas indiretamente é influenciado por decisões políticas - na taxa de juros das aplicações, no pagamento de impostos ou, por exemplo, no quanto minha fiel escudeira terá que se afastar do trabalho para permanecer na fila do SUS. É bastante, com alguma razão, dirão alguns. É menos do que se eu fosse militante com direito a cargo de confiança, respondo eu.

Também pessoalmente, posto que não sou de levar desaforos para casa, entendo a postura de Geraldo Alckmin em relação a José Serra - que, em 2006, quebrou acordos,cruzou os braços e não moveu uma palha em prol da campanha presidencial tucana. Mas eu não estou concorrendo a cargo algum. Tampouco sou filiada ao PSDB - ou a qualquer outro partido.

Para Alckmin e Serra, no entanto, as prioridades deveriam ser o Brasil e, enquanto via de ação, o partido - não suas ambições e pendengas pessoais. Eu, no lugar de Geraldo Alckmin, jamais permaneceria no mesmo partido que José Serra. No lugar de um membro do alto tucanato, já teria entendido que o PSDB está pequeno para ambos - quiçá para os três, se considerarmos que Aécio mostra a mesma fome de poder associada a um certo oportunismo ideológico quase genético.

Dito isto, a resposta para a sua pergunta, Bruno, só pode ser uma: pelo andar da carruagem eu acho que os tucanos vão, mais uma vez e pelos mesmos motivos de sempre, morrer na praia.

3 comentários:

Bruno disse...

Discordo de vc acho que as ambições pessoais do Alckmin ferem mais a aliança da oposição que a do Serra.
"A aliança com o PMDB não é com o Democratas. Ela está sendo feita com o candidato do PSDB e DEM", disse o prefeito. "No PSDB, o candidato é o Geraldo Alckmin. Se ele for o candidato [da aliança], contará com o nosso apoio porque o importante é manter a aliança". Kassab
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u394869.shtml

(N.G.: mas Bruno... Eu não tinha a menor dúvida de que você pensava assim. Os serristas tem um modo peculiar de chegar aqui no blog. :-) Um abraço.)

Sharp Random disse...

São Paulo tem um coeficiente de usuários de internet suficente para ser testada por Alckmin.

Seria muito interessante ele ir adiante na disputa e medir forças com o uso da internet e o apelo das promessas expostas durante a campanha pela Presidência em 2006 devidamente redimensionadas para o município.

Seria deveras interessante.

No mínimo, um instrumento muito decente para exigir maior comprometimento dos demais candidatos com as soluções urgentes dos problemas paulistanos.

Com os gadgets atuais, celular, internet e blog fica muito fácil apontar omissões, falhas e possibilidades numa e-campanha.

Abraço, Sr. Alckmin. É pegar ou largar.

Milanos disse...

Não sou partidário ( apenas sou contra os "incomPTentes")nem paulista ou paulistano, mas convenhamos (pruridos éticos a parte) uma coligação DEM/PMDB/PSDB acho que seria imbatível, elegeria até Kassab, e o Alkmim ficaria para o Governo de Sâo Paulo, um posto politicamente muito mais importante e catapulta segura para voos mais altos. Me parece que a equação seria Kassab prefeito Alkmim Governador, Serra Presidente sendo sucedido por Aécio e esse por Alkimim. Isso daria um fim merecido a petralhada toda.