sexta-feira, 20 de junho de 2008

Humilhação

O senador Pedro Simon acaba de completar cinco horas na tribuna do Senado. Não foram ininterruptas, já que também os senadores Gim Argelo e Heráclito Fortes o ajudaram - este último,cancelou viagem para auxiliar Simon a matar o tempo.

E porque Simon quer tempo? Ele aguarda uma mensagem de Lula autorizando um empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco Mundial para o Rio Grande do Sul. O problema é que a mensagem precisa ser lida em plenário ainda hoje ou não entrará na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na semana que vem - e o Rio Grande ficará sem o dinheiro.

Pois Simon, e o solidário Heráclito Fortes, estão nisso desde às 9:20h da manhã e, até agora, nada da mensagem chegar - o último informe dava conta de que a mensagem chegaria às 13:30h.

É claro que os gaúchos saberão reconhecer a paciência e fibra demonstradas pelo senador do PMDB.

Mas também é verdade que Pedro Simon está sendo humilhado em praça pública pelo presidente - uma lição e tanto, para quem vive pedindo que se dê uma segunda chance a Lula. E note-se que, há pouco, talvez numa tentativa de que a mensagem venha rápido para fazê-lo calar, Simon começou a falar mal do governo. Não funcionou. A espera continua.

Submeter alguém como o Pedro Simon a uma humilhante espera de cinco horas é coisa que não se faz. Não fosse pela história do senador, pelo menos por seus cabelos brancos. Mas eu devo estar maluca de esperar respeito da parte de quem nem sabe o significado da palavra.

3 comentários:

liliane disse...

É, será que, mesmo tendo essa idade, ele aprenderá algo dessa humilhação?
Fará ele parte dessa leva de políticos - quase todos - que dão mais importância ao ganho político/material do que sofrer uma humilhação pública? E, como classificar um presidente que age dessa maneira? Eu sei e você sabe. O que não dá é para publicar. A minha esperança é que um dia (espero que não se iguale no tempo) o castigo venha igual àquele que apodrece em vida.

Ivone Machado disse...

Eu fico triste em ver um senhor, após tantos anos, fazendo crer que estava representando o povo brasleiro (a mim pelo menos) e, no entanto, está cada vez mais sem argumentos para nos convencer a aceitá-lo.
Será que ele pensa que isso é filantropia? se for isso,ele esqueceu o significado da palavra. Filantropia: amor desinteressado ao próximo; abnegação?
Cada dia o meu acreditar em políticos, tal qual o Senador morre um pouco. Com que facilidade eles nos empurram a isso e ainda ganham muito.

Jorge Nobre disse...

Que sirva de lição a todos. A começar ao Simon.