quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Comentando os jornais do dia

Em 22 das 27 capitais brasileiras, os alunos de escolas públicas não atingiram as metas de aprendizagem de língua portuguesa na 4ª série do ensino fundamental. Fermento para fazer crescer o público potencial do Bolsa Família. A boa notícia é que Florianópolis está entre as cinco capitais nas quais os alunos demonstraram nível de conhecimento de português adequado à série.

O Ministério Público de Zurique indiciou Paula Oliveira por suspeita de induzir as autoridades ao erro. Com mais essa, a imagem do imigrante brasileiro, que já não é lá essas coisas, fica bem ruim. E a culpa não é só da moça, não. É de quem tentou transformá-la, apressadamente, em vítima do neo-nazismo europeu, conferindo ao caso o peso de um incidente diplomático.

A fim de evitar a prescrição dos crimes, o ministro Joaquim Barbosa determinou ontem que as cerca de 600 testemunhas de defesa do processo do mensalão sejam ouvidas num prazo de 272 dias. Não sei se vai adiantar alguma coisa - no Brasil, ninguém vai preso por falso testemunho. Mas a atitude demonstra que o ministro está com vontade de levar a coisa adiante.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul está fechando as escolas do MST. Fim de carreira para aquelas chocadeiras de terroristas. Agora os "sem-terrinha" vão ter que entrar em ação nas escolas públicas normais, como qualquer brasileirinho. E o conselhos tutelares que tratem de cobrar isso.

Nenhum comentário: