terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Quem dá mais?

Uma coisa que sempre me incomoda quando vejo declarações como aquelas do Jarbas Vasconcelos é que os caras não largam o osso. Se o PMDB é tudo aquilo, por que o cidadão em tela continua no partido?

Pois agora foi o Pedro Simon que resolveu reviver seus áureos tempos de paladino da ética para declarar que o PMDB é uma espécie de rameira em leilão - se oferece a quem pagar mais.

Novidade?

Nenhuma. Mas a declaração nos obriga a voltar para o ponto inicial: por que, então, gente como Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, incomodados com tais práticas, jamais saíram do PMDB para fundar outro partido? Nome e peso político certamente não lhes faltariam para cumprir a tarefa. Faltou coragem? Ou nada disso jamais lhes incomodou, de fato, e estas rebeldias são momentâneas, fruto de situaçoes nas quais eles se viram fora do 'quem dá mais'?

Porque eu não acredito em apego histórico à legenda - e muito menos na possibilidade, novamente aventada pelo senador gaúcho, de que é possível fazer "uma limpa" no PMDB. Não é - ou já teriam feito tal "limpa" antes. Para ficar apenas no episódio mais recente: o caso Renan Calheiros forneceu razões de sobra para uma verdadeira faxina. Se não aconteceu é porque não lhes interessava.

E uma vez que Pedro Simon continuou no PMDB - este partido que "se oferece a quem pagar mais" - eu lembro daquela noite em que foi extinta a CPMF e pergunto: quanto ofereceram ao senador para que ele viesse à tribuna pedir mais tempo para o governo Lula?

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=zjNUlmbxrFs&hl=pt-br&fs=1&color1=0xcc2550&color2=0xe87a9f]

7 comentários:

marie tourvel disse...

Na boa, Nariz? Quero que o Jarbas Vasconcelos e o Pedro Simon se danem, mas não quero que se calem. (a não ser, claro, certos discursos chatos e dispensáveis do Pedro Simon). A gente está careca de saber das canalhices? Sim, está. Mas é sempre bom ouvir de Senadores da República. A gente precisa parar com essa mania de achar que tudo já está "inserido na paisagem" -como disse o Jarbas, e não adianta falar mais nada. Quero que falem, sim. Martelar uma idéia na cabeça pode não dar resultado, mas dá, assim, uma vergonhinha básica em alguns eleitores, vai. :)

Sharp Random disse...

Antiguidade não é garantia contra a senilidade, ou isso também já mudou !?

Assim, quando um decano se vale da prerrogativa que a natureza promove para diminuir os argumentos de que discorda, aprioristicamente, o fato, grave, o veste com uma fantasia, instantaneamente.

A fantasia de velhaco. O velhaco do Pedro Simon.

Ele afirma que todos deveriam saber quem ele foi do alto dos seus 77 anos mas esquece que é preciso olhar no espelho todo dia prá se saber quem se é hoje e se, realmente, há correspondência com os brios do passado.

Abraço.

Hinder disse...

Os nomes e as siglas são patrimônios políticos muito sólidos; estão gravados nas cabeças das pessoas. Por isso, hesitam em fazerem partilhas.

Gente como P Simon vão até o fim da vida faturando os dividendos das aplicações passadas.
Outra coisa, ele é comuna que prefere a clandestinidade no PMDB a uma exposição direta no PT.

leonel disse...

Bom, Nariz, em relação ao pedro Simon, ele não largaria o PMDB porque não abriria mão do tamanho do partido no RS, que permitiu a ele conquistar seus sucessivos mandatos; e ainda, é só esperar a eleição e negociar cargos para acomodar seus militantes - que financiarão o partido, mantendo sua imensa estrutura - pois no RS, é impossível governar sem o PMDB.

Em relação a Jarbas vasconcelos, se ele sair do PMDB, poderá perder o mandato, devido a infedelidade partidária.
Mas acredito que Jarbas seja realmente, a parte limpa do PMDB, diferente de Simon, que faz discursos éticos apenas para "jogar para a torcida".

lili, rj disse...

Eu não confio no senador Pedro Simon. O discurso dele me transmite falsidade. Ele acende uma vela pra Deus e outra para o diabo. Não duvido que ele seja pau mandado desse desgoverno.

jml disse...

E, nesta mesma linha de raciocínio, quanto a ele ofereceram para que passasse a defender a entrada da cada-vez-mais-longe-da-democracia Venezuela no Mercosul, convinientemente esquecendo-se da cláusula que barra a entrada de ditaduras no bloco ?

Stefano disse...

Mais inútil e hipócrita do que o Simon, só o Suplicy - mas o Suplicy não vale.