sábado, 14 de março de 2009

CHANEL3.jpg

Seis anos de blog hoje

O primeiro - lá em 2003, acreditam? - foi tímido e indeciso: cheguei a passar meses sem postar. Lembro da sensação de "mas o que é que eu fui inventar?" que sempre vinha um segundo antes da idéia de simplesmente deletar a tranqueira - então hospedada no velho Blogger Brasil.

O segundo, 2004, foi o ano em que eu realmente descobri o blog, ou o que fazer com ele: não postava todos os dias, mas era bastante assídua e me dedicava a textos maiores, mais reflexivos e tranqüilos. Embora a política fosse o eixo central, corri riscos - falei de cinema e até de furacão.

No terceiro ano, o blog foi descoberto por um grande número de leitores - era 2005, a montanha de lama do mensalão nos atropelou e eu postava alucinadamente, como se o mundo fosse acabar em 24 horas. Textos longos são uma raridade neste período. Eu tentava acompanhar o ritmo de um governo que - como diz o Hugo-a-Gogo, amigo e leitor benemérito - "produz um escândalo a cada F5".

Em 2006 o blog encarava uma primeira eleição presidencial. Não por acaso, foi o ano em que os assessores de políticos descobriram o blog. De uma hora para outra, esta bodega passou a ter 'fontes'. E eu fique feliz, há pouco, ao olhar para trás e não encontrar qualquer coisa que me envergonhe neste período: jamais fiz segredo de quem o blog apoiava, mas também jamais publiquei qualquer coisa que eu mesma não pudesse sustentar - e as sugestões não foram poucas.

O ano de 2007 encontrou o blog levemente bipolar: posts enormes e melancólicos, que tentavam dar conta do fracasso da eleição presidencial, dividiram espaço com algumas coisas bem humoradas - Lula vaiado no Maracanã, Tropa de Elite e o fim da CPFM foram boas fontes de inspiração.

No último ano, muitas mudanças. Um novo desafio profissional me obrigou a longos períodos de silêncio. A eleição comendo solta, a Satiagraha vindo à tona e eu sabendo de tudo só na hora do Jornal da Globo, um milésimo de segundo antes de desmaiar no travesseiro. Em 2008, os leitores que ainda tinham alguma dúvida sobre este blog não ser um portal de notícias, finalmente, se convenceram de que não iria rolar: a visitação caiu pela metade e eu agradeço, de coração, aos que ficaram porque eles reconhecem e valorizam o blog pelo que ele realmente é - um espaço de opinião, sem fins lucrativos, e que funciona quando dá.

Não sei o que vai ser de 2009. O distanciamento forçado do último ano colocou as coisas em novas perspectivas - talvez velhas, já que parece que estou retomando o espírito descompromissado de 2004, sem grandes culpas com relação à freqüência. Também era de se esperar que, depois de seis anos acompanhando de perto a catastrófica política nacional, eu acabasse aprendendo alguma coisa, certo? Pois cá estou eu, muito mais a fim de esculachar e rir do que de falar seriamente sobre qualquer tema da política brazuca.

Não, a seriedade não acabou. Só está mais escassa. Tão escassa quanto o tempo ou a paciência para acompanhar cada detalhe de CPIs que vão a lugar nenhum, responder críticas de gente que não me interessa ou me estressar porque abaixo da linha do Equador os últimos em ética são os primeiros em popularidade.

Mas, não se preocupem: apesar das mudanças, a essência segue a mesma. Só não é mais enjoativa como um extrato. Virou eau parfum - ainda marcante, mas bem mais sutil. Como disse, certa vez, Coco Chanel, "eu já não sou o que era: devo ser o que me tornei".

17 comentários:

O Editor! disse...

NG,

Parabéns por mais um ano. Que ainda tenhamos vários em sua companhia, se não como um site de notícias, mas pelo menos como um lugar onde podemos encontrar textos bem escritos e bem pensados.

Beijos,
O Editor!

Lillys disse...

Nariz,

Parabéns pelos seis anos!
Não deixa de ser uma marco porque o Brasil cansa e a gente acaba desistindo. Se os personagens políticos são os mesmos de trinta anos atrás. Só largaram o osso aqueles que partiram desta, alguns tomara que para pior. Não há como esperar resultado diferente.Eles atuam em sintonia, e, as estas alturas a máquina que eles construíram está perfeitamente azeitada e funcionando sem ruído. Cada vez mais perdem o pouco respeito e pudor e as falcatruas, antes feitas com a máxima dissimulação, hoje são feitas a luz do dia e diante das câmeras. Sabem que do lado de cá não há reação! A gente não se escandaliza com mais nada e vai levando a vida do modo como dá ! Nem um espírito que sempre via " o copo meio cheio" sobrevive quando o olhar é direção ao nosso futuro como país! Não há como, sem que um tsunami revolva tudo o que aí está, que isto aqui acabe bem!
Um sistema eleitoral que se vende, não por trinta dinheiros, mas por bolsas compra votos de todos os tipos; o analfabetismo funcional em níveis absurdos lastreando as escolhas dos eleitores, deixa margem para muita esperança. Ainda assim, continuas! Continuamos contigo numa tênue esperança de que quando os ventos mudarem - porque um dia mudarão - haja uma rede de apoio aos novos tempos, que não serão fáceis. Não sabemos quantos somos, mas sabemos que esta rede existe. Não temos nomes. Temos apelidos . Paciente e silenciosamente esperamos. Comentando podemos ao menos encontrar um certo alívio por compartilharmos nossas angústias e sabermos que não estamos sós!
Obrigado Nariz !

Sharp Random disse...

Vida longa. Vida longa porque os modismos passam, o povo satura e a busca por valores sãos recomeça.
Vida longa ao Blog Nariz Gelado!

Inconformada disse...

Boa tarde a todos.

Parabéns,NG!
Que Deus a abençoe e que vc seja muito feliz!
Sou fanzona sua.
Zinha

Gili disse...

Parabéns NG!

Agradeço o convívio amigo, ainda que virtual. Continuo a postos.

Um abraço,
Gili

Italianinha disse...

Parabéns NG!!!
Você foi e será sempre um marco nesta globosfera!
Nada melhor para ilustrar essa justa homenagem aos seis anos do blog...um vidro do "meu" perfume preferido Chanel 5!

Um abraço e o desejo de uma longa vida de blogueira!!!

hereticus disse...

Parabens Nariz Gelado!

Continue firme pisando nos calos dos petralhas.

Hewreticus

HUGO A GO GO disse...

Nariz Gelado é uma grande amiga virtual e talvez a grande expressão entre os comentaristas anônimos que andam por aí. Digo talvez para não ser injusto com o Coronel, Angelo da Cia, Pepe Legal, Sarcástico, entre tantos outros amigos e amigas. Sou sócio remido do blog da NG e fã de carteirinha do coturno noturno. Parabéns e vida longa para a indígena gaúcha.

Cristal disse...

Amiga, me lembro com saudade dos primeiros anos do seu, do nosso blog.
Das madrugadas de papos, opiniões, revoltas, sugestões, risadas, etc...
Com era bom, nos conhecemos no Noblat quando ele começou o blog e de lá fomos para seu blog e para os nossos encontros noturnos que eu esperava com ansiedade.
Era muuuuito bom mas como você mesma disse, a roda da vida gira, gira, e o nosso tempo e afazares também mudam.
De qualquer forma para mim você é pioneira na blogosfera e como ontem, hoje e sempre "tiro o chapéu para voce que é a baxinha mais arretada da blogosfera".

PARABÉNS AMIGA!

Te amo e tenho o maior orgulho de você!!!!

marie tourvel disse...

Parabéns, querida. Em qualquer fase em que decidir voltar ou mesmo numa nova estarei sempre por aqui. Aprendo demais. Longa vida à Nariz Gelado.

Beijos!

(N.G.: obrigada, Marie. Mas eu não vou embora, não, querida. Beijos!)

Oliver disse...

Putz ! Seis anos ? Parece que foi ontem. Compartilho do seu doce descrédito, querida NG. Aos poucos percebemos que não podemos mudar o mundo, mas mudamos com ele. E isto não tem volta. É barato afirmar que o destino a cumprir é menos importante que as belezas do caminho. Barato, embora prático. Somos o que somos, e por isso não menos felizes. Pusemos nossa colherinha no tempero do mundo; é o que basta. Outros virão. Inspiramos muitos, irritamos outros tantos e, acredito, decepcionamos pouco os poucos que decepcionamos. Quer motivação melhor para um brinde à nossa insistência ? Parabéns, zóião. Continuamos seus fãs

voodoo disse...

NG,

Parabéns por mais esta marca,
pois persistir é preciso.
abs

Paulo Araújo disse...

Parabéns, Nariz. Seis anos nessa atividade é marca a ser merecidamente comemorada.

jml disse...

Minha homenagem é singela: que sejam APENAS os primeiros seis anos...

david disse...

Parabéns! Ainda vem muito adiante por aí.

Rogério disse...

Êêêê, queridona. Parabéns! Mas a sua essência jamais foi enjoativa -os viciados queremos sempre mais. ;) Beijão.

Tambosi disse...

Longa vida ao blog e à blogueira!
Abração.