quarta-feira, 10 de junho de 2009

Covardia ou malandragem?

Casa, banho, jantar e a minha poltrona predileta... Gata de um lado, laptop do outro, eu estava louca para saber mais sobre este fenômeno da mídia surgido na última semana - o blog da Petrobras.


Mas a coisa ficou confusa. Qual dos blogs? - foi a primeira pergunta que me fiz. Porque surgiram pelo menos três nos últimos dias.

Tem o Petrobras Fatos e Dados que, dizem, é oficial - embora não exista, no blog, o nome de quem se responsabiliza pela "cria". Aquela coisa de petista: onde todos são responsáveis, ninguém pode ser responsabilizado; todo mundo mete o pé na jaca e ninguém vai preso, etc e tal. Há, também, o Fatos e Dados, que se diz uma paródia do primeiro - e é, em qualidade de texto, muito superior. Por último, descobri o Petroperguntas, que, segundo o Noblat, "é um espaço para que os jornalistas postem as perguntas que encaminharam à Petrobras e que ela se recusou a responder". Embora a idéia seja boa, só tem um post lá - parece que a revanche não vai vingar.

A esta altura, o assunto já parecendo velho, pensei em deixar passar. Blog é isso mesmo: uma ferramenta democrática. Qualquer idiota pode ter o seu. E se a Petrobras quer peitar a "grande imprensa" e contratar o maluco do megafone como assessor de comunicação, problema dela - e dos seus acionistas.

Mas uma coisa está me incomodando. Se o blog - e a idéia que seus criadores afirmam animá-lo, de "passar as informações na íntegra, sem a edição jornalística" - foi assumido pela direção da empresa como oficial, por que não deixá-lo no portal oficial? Por que mantê-lo no wordpress, como se fosse um apêndice, ainda que com link na página principal? Mais: por que cargas d'água o conteúdo que se publica no Petrobras Fatos e Dados não pode estar na seção Agência Petrobras de Notícias?

Seria por que o tal blog Petrobras Fatos e Dados não passa de uma grande malandragem pré-cpi - incompatível, portanto, com a imagem de seriedade que uma empresa como a Petrobras deve, obrigatoriamente, cultivar?

Se a resposta for afirmativa, o blog é inadequado. Se for negativa - ou seja, se o blog não é uma malandragem pré-cpi mas, sim, uma "grande inovação" nas relações da empresa com a mídia - faltou coragem a Gabrielli e equipe para integrar a novíssima prática ao site oficial.

Ao fim e ao cabo o que fica é a impressão de que a área de comunicação de Petrobras meteu os pés pelas mãos e acabou entrando numa fria: se não paga de malandra, paga de covarde.

6 comentários:

Gravatai Merengue disse...

Por que hospedam o blog no exterior? Tudo isso é amor à pátria? Abs.

PoPa disse...

Acho até que a idéia não é de todo ruim. Mas, como dizes, deveria estar no portal da empresa e não deveria deixar aqueles comentários imbecis por ali. Se tem moderação, deveriam ser moderados... ou melhor ainda, deixar sem área de comentários, pois afinal, deveria ser apenas para mostrar as respostas sem edição jornalística, não é mesmo?

Portanto, o blog é válido. Estranho estar em um provedor grátis, pior deixar comentários com críticas nada boas à imprensa em geral. É na área de comentários que está o grande problema do blog.

Sharp Random disse...

Gabrie-ll-i, gestor temerário, lança mão da imaginação petralha agregando no enredo batidaço do corrupto que presta favor ao poder e sai candidato costas quentes afim do foro privilegiado.

Agora, é só uma questão de protelar até a posse.

PV disse...

Pôxa! Até que enfim leio os questionamentos certos, feitos com relação a esse blog - presumivelmente - oficial da petrobrás.

Capitão América disse...

Nariz, têm mais coisas escusas no Blog da PetroBrás. Tipo, têm gente que posta lá que é paga ou pelega da mesma (agora do PT) e estão censurando toda e qualquer dúvida que deixe a mesma "em cheque". Tenta postar umas perguntas lá para você ver. Dentre muitas coisas. Até o Coronel estava abismado com todo aquele rolo.

Francamente, nunca pensei que o PT pudesse descer tão baixo...

Gabriel disse...

Vi em duas ou três entrevistas do presidente da Petrobrás que o blog foi criado com única e exclusiva execução para assuntos da CPI ou pré-CPI da Petrobrás. O contrato com a empresa de comunicação é de 3 meses podendo ser prorrogado por mais 3 meses. Acho o blog fantástico, coisa que em países ditos desenvolvidos é muito comum. Sempre as novidades das grandes coorporações são dadas atravez dos blogs. Microsoft, Google, Apple, etc. Aqui no Brasil, atrasado como sempre, quando pinta uma novidade a turma demora a entender. Porque não um blog oficial da Globo, da Veja, da Queiroz Galvão, etc.

(N.G.: Gabriel, os exemplos de blogs que você cita estão alojados nos portais das próprias empresas - não surgiram como apêndices extra-oficiais para defender a empresa às vésperas de uma investigação parlamentar. Igualmente, em nenhum deles você encontra triagem tendenciosa de comentários e - o que é pior - um festival de ofensas do mais baixo nível a determinados setores da sociedade.)