domingo, 5 de julho de 2009

Será?

Em Brasília, 15:49H

Por enquanto, parece que Zelaya ruma para Tegucigalpa.

Foi o que ele declarou à Telesur TV, há pouco, já dentro de um avião.

Como o governo hondurenho avisou que não vai dar autorização para pouso, fica a dúvida: Zelaya vai peitar ou rumará para outro lugar?

Um comentário:

Velhinho-Rabugento disse...

NG, se pretende capitalizar em cima de cadáveres. Tanto faz se dos militantes encapuzados (curioso como se repete a cena na América Latina) levando à vista das câmaras de TV porretes e barras de metal, ou se acaso um dos aviões e avionetas sofrer um acidente, ou ainda se surgir um "ataque" a representantes estrangeiros que porventura consigam pousar em território hondurenho.
A OEA excede seu papel, como lembra a Maria Helena Rubinato, listando 4 artigos da carta daquela organização:

Artigo 19
Nenhum Estado ou grupo de Estados tem o direito de intervir, direta ou indiretamente, seja qual for o motivo, nos assuntos internos ou externos de qualquer outro. Este princípio exclui não somente a força armada, mas também qualquer outra forma de interferência ou de tendência atentatória à personalidade do Estado e dos elementos políticos, econômicos e culturais que o constituem.
Artigo 20
Nenhum Estado poderá aplicar ou estimular medidas coercivas de caráter econômico e político, para forçar a vontade soberana de outro Estado e obter deste vantagens de qualquer natureza.
Artigo 21
O território de um Estado é inviolável; não pode ser objeto de ocupação militar, nem de outras medidas de força tomadas por outro Estado, direta ou indiretamente, qualquer que seja o motivo, embora de maneira temporária. Não se reconhecerão as aquisições territoriais ou as vantagens especiais obtidas pela força ou por qualquer outro meio de coação.
Artigo 22
Os Estados americanos se comprometem, em suas relações internacionais, a não recorrer ao uso da força, salvo em caso de legítima defesa, em conformidade com os tratados vigentes, ou em cumprimento dos mesmos tratados.
Artigo 23
As medidas adotadas para a manutenção da paz e da segurança, de acordo com os tratados vigentes, não constituem violação aos princípios enunciados nos artigos 19 e 21.

Agora, ouço que na fronteira da Nicarágua com Honduras se mobilizam tropas. Possível invasão ou terrorismo psicológico?
Chávez de cadenas já ontem fez sua ameaça de invasão, o bufão insano da Venezuela.
Aí, pergunto: e aquela estória da soberania nacional, tão defendida para as ditaduras de Fidel, Ghadafi, Ahmadinejad e Omar Al-Bashir? Não vale para Honduras, por que?