terça-feira, 4 de agosto de 2009

O PMDB não brinca em serviço

O poder do PMDB se explica muito por aquele antigo ditado sobre o diabo: o partido não é safo porque é o PMDB - é safo porque é velho.

Por isso, quando leio que o presidente do Conselho de "Ética", senador Paulo Duque, já decidiu o que fazer a respeito dos 11 pedidos de investigação contra José Sarney - decisão que manterá em segredo até a reunião de amanhã - , não dou as favas por contadas.

Sim, eu sei, trata-se de Paulo Duque. Sim, eu sei, ele foi indicado ao cargo pela tropa de choque de José Sarney.

Mas, veja bem - nada é mais pemedebista que um "veja bem" - , o que está em jogo neste momento é a eleição de 2010.

A decisão de Paulo Duque, portanto, será no sentido de tentar minimizar o desgaste que o "Sarneygate" possa vir a causar ao partido no pleito do ano que vem.

O que afeta menos as aspirações do PMDB nas eleições de 2010? Sangrar Sarney em uma investigação promovida - e controlada - pelo próprio Senado ou deixar o barco correr sem que ninguém possa ter certeza de qual será a denúncia a estampar os jornais do dia seguinte?

Minha aposta: na tentativa de acalmar a opinião pública, o Conselho de "Ética" vai abrir algum processo contra Sarney. Depois, caso germine um processo de cassação, caberá a Lula, e ao próprio investigado, buscar os votos que possam absolver Sarney. O que, vamos combinar, não é difícil.

3 comentários:

marcia1907 disse...

você tem razão e seu raciocínio, argumentos. a lógica e o bom senso pediriam isto.
mas, pensando na arrogância de renam e de sarney acho que tudo pode acontecer

Sharp Random disse...

Penso que o timing para a bolivarianização do Brasil é mais elástico e para Dillma as coisas se complicam dia a dia. Marina no páreo é apoio generalizado e irrestrito dos Europeus ambientalistas e vai chover dinheiro. Lulla vai ter que jogar com o tempo conforme intuiu lá trás. Os braços do polvo vermelho estão sarados e Serra terá um período de forte turbulência social para atravessar. Nas sombras, o PT, gordo e locupletado, fará o que sabe fazer melhor, oposição. A capitulação do Brasil ao projeto do Foro de São Paulo, hoje, assim de soslaio, parece, com cautela, parece, estar adiada.

Nome Próprio disse...

Humpf!Uma folga,please!acho que comecei a perder o patriotismo.
Vou falar de pet.Gatos.
Nariz:você já administrou cat nip a algum gato?
O veterinário indicou,mas com um papo assim,assim,dos gatinhos reencontrarem o seu eu ancestral,a unidade felina...,coisa e tal,rsrsrs
Tudo o que eu acesso eu desconfio,não conheço ninguém que o tenha feito,(sómente o tal veterinário)ou que ao menos o assuma.Éeee!Tenho um gato gordo,gordzila,he,he.A indicação é para que o mesmo faça ...exercícios.Procede? Já está usando Hill´s R/D

(Cat nip é um barato. Eles adoram. E, até onde eu sei, não há qualquer contra-indicação. Curiosidade: uma vez, ao deixar cair um saquinho de chá de erva-doce, ainda seco, no chão, descobri que ela deve ter um princípio parecido com o do cat nip: a bichana ficou louquinha )